JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

RESGATE E FUGA: Fugitivo de Delegacia morre em confronto com a Polícia

Postado por JUNIOR XIMENES, em 06 de novembro de 2014
Image-0-Artigo-1735766-1
Equipe 01, da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas, capturou cinco pessoas e apreendeu quatro armas no mesmo bairro em que o fugitivo foi morto
Quatro pessoas que estavam reclusas, sob custódia do Estado conseguiram escapar, na noite de anteontem. Os incidentes aconteceram na Delegacia Metropolitana de Itaitinga, de onde um detento foi resgatado; e na Cadeia Pública de Aquiraz, de onde três presos fugiram. Na tarde de ontem, o fugitivo de Itaitinga acabou morto, em um confronto com a Polícia. Cinco suspeitos de participarem de seu resgate foram capturados.
De acordo com informações do delegado Jairo Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Francisco Xavier Neto, 21, respondia por homicídio, roubo de veículo, corrupção de menores, receptação e porte ilegal de arma. Na noite de terça-feira, um familiar dele teria chegado à Delegacia dizendo que iria deixar uma pizza. Quando o inspetor, que estava de plantão sozinho, abriu a porta foi surpreendido por outras quatro pessoas.
"Eles renderam o inspetor e o algemaram. Os outros seis presos que estavam no local não conseguiram escapar. O bando ainda efetuou disparos. Foram embora e deixaram o policial algemado", disse o diretor.
O delegado informou que uma operação foi montada pelos policiais do 30ºDP (São Cristóvão). Na tarde de ontem, os policiais foram até a casa onde Xavier morava, no Conjunto Palmeiras e o encontraram lá.
"Quando ele viu a aproximação dos policiais, começou a atirar. Houve um confronto dentro da residência e ele acabou morto. Na casa foram encontradas uma pistola. Duas outras pessoas que estavam no local e participaram do confronto foram presas e encaminhadas ao 30ºDP", informou Jairo Pequeno.
Cinco outras pessoas suspeitas de terem participado do resgate foram detidas, em um outra operação montada pela equipe 01 da Divisão de Combate ao tráfico de Drogas (DCTD) com o apoio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Márcia Feitosa
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

FORTALEZA: Pastor é morto em tentativa de assalto

Postado por JUNIOR XIMENES, em 06 de novembro

Os acusados desceram de um trem de carga, praticaram o crime, subiram novamente na locomotiva e fugiram

Image-1-Artigo-1735754-1
Segundo o delegado Bruno Montagnoli, da DHPP, foram encontradas duas perfurações no corpo da vítima. "Ainda não temos como saber se ele foi atingido por um tiro ou dois. Só saberemos após o exame cadavérico"
FOTO: KIKO SILVA
O pastor evangélico e assessor de gabinete da Secretaria Executiva Regional (SER) II Paulo César de Araújo, 46, foi morto dentro do veículo que conduzia, na tarde de ontem, em uma tentativa de assalto, no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Almirante Henrique Saboia (Via Expressa), no bairro Papicu. Segundo testemunhas, os dois acusados do crime desceram de um trem de carga, que passava ao lado da Via Expressa, praticaram o crime, subiram novamente na locomotiva e fugiram.
De acordo com o sargento PM Johan Ramos, do 8º Batalhão, o crime ocorreu por volta das 16 horas. Colegas de trabalho informaram que Paulo César havia saído da SER II após uma reunião e seguiu no Celta dele para buscar a filha no colégio. No sinal de trânsito situado no cruzamento da Via Expressa com Rua Vilebaldo Aguiar ele foi abordado por um assaltante.
"Eles desceram do trem que estava lento e foram em direção aos veículos. Um dos acusados chegou, bateu no vidro e mandou ele (Paulo César) abrir. Como ele não baixou, outro assaltante chegou e atirou. Depois subiram de novo no trem. Isso foi o que as testemunhas nos informaram", contou o capitão PM Claudomiro Silva, comandante da 4ª Cia/8º BPM.
Ajuda
Baleado, o pastor ainda conseguiu conduzir o veículo por cerca de 50 metros, dobrou na Avenida Santos Dumont e parou em frente a um depósito de tintas, pedindo ajuda. Funcionários do estabelecimento disseram aos policiais que a vítima buzinou e eles foram em direção ao automóvel achando que era um cliente. No entanto, viram Paulo César agonizando com um ferimento a bala no peito.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas ao chegar ao local, o pastor já estava morto. Patrulhas do 8º BPM e equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão fazendo buscas aos suspeitos. Até o fim da noite de ontem, ninguém havia sido preso.
O secretário da SER II, Cláudio Nelson, esteve no local do crime. O gestor afirmou que Paulo César era um servidor comprometido e responsável. "Era uma pessoa excelente. Lamentamos muito tudo isso", disse.
Fernando Brandão, articulador da SER II e colega de trabalho da vítima, disse que participou de uma reunião com Paulo César até cerca de uma hora antes do crime. "Por volta de 16 horas ligaram e disseram que um funcionário estava morto dentro de um Celta Preto. Aí pensei: é o Paulo César. Liguei para o celular dele umas dez vezes e ninguém atendeu. Uma colega nossa veio ao local e confirmou que ele havia morrido".
Investigação
O delegado Bruno Montagnoli, da DHPP, comandou as primeiras investigações e solicitou que a população ajude a elucidar o crime fornecendo imagens de vídeo que tenham registrado algum momento da ação ou com informações sobre o paradeiro dos suspeitos do crime.
Segundo Montagnoli, os acusados faziam surf ferroviário e escolheram a vítima de forma aleatório. "Está descartado crime de pistolagem. O que temos é que eles queriam fazer um assalto, a vítima não abriu o vidro e eles efetuaram um ou dois tiros".
Denuncie
Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). End.: Travessa Juvenal de Carvalho, 1125 - Bairro de Fátima - Fone: 3257 4807
Emerson Rodrigues
Editor de Polícia
Fonte: Diário do Nordeste

CRISE NA SAÚDE: Ministério Público pede cassação de prefeito de Quixadá

Postado por JUNIOR XIMENES, em 06 de novembro de 2014

Quixadá - Centro Administrativo 2014

Quixadá

Os promotores de Justiça da Comarca  de Quixadá, André Clark e Elnatan Júnior protocolaram na última terça-feira, dia 4, representação na Câmara de Vereadores deste Município contra o prefeito João Hudson Bezerra, pedindo a cassação do gestor municipal e ainda ajuizando no mesmo dia duas Ações Civis Públicas (ACP) contra a Prefeitura de Quixadá, alegando a grave situação da saúde no Município.

Segundo os promotores, o prefeito e a Dinâmica – Cooperativa de Profissionais de Saúde Ltda. causaram prejuízo ao erário e atentaram contra os princípios da administração pública. A cooperativa manteve contratos com o Município entre os anos de 2013 e 2014, os quais, somados, superaram R$ 10 milhões.
Para o Ministério Público, as contratações, efetuadas através da Secretaria de Saúde, tiveram o claro objetivo de burlar o limite de gastos com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Por conta disso, uma das ações civis públicas pede que o prefeito e a cooperativa sejam condenados por ato de improbidade administrativa.
Na segunda ACP os promotores solicitam, dentro do prazo de 10 dias, que seja regularizado o fornecimento de medicamentos e material médico-hospitalar. Além disso, recomendam a realizado de um concurso público para profissionais de saúde, com a publicação do edital dentro de 30 dias, e que dentro de 120 dias, sejam sanadas todas as irregularidades detectadas pelo Conselho Regional de Medicina e pela Vigilância Sanitária Estadual no Hospital Municipal.
Os promotores ressaltaram através de publicação no portal oficial do Ministério Público que juntamente com a Polícia Civil realizaram diligências investigatórias nos últimos meses em cumprimento a ordens judiciais cautelares. Através delas foram obtidos vários documentos importantes para a fundamentação das ações. Além dos documentos, foram anexados relatórios do Conselho Regional de Medicina e da Vigilância Sanitária Estadual, depoimentos de diversos profissionais de saúde, de gestores e ex-gestores públicos da área da saúde e cidadãos afetados, comprovando a situação em que se encontra o Município.
A reportagem do Diário do Nordeste procurou manter contato com o gestor municipal, todavia, até a publicação desta edição, ele e nem a secretária de Saúde de Quixadá haviam sido localizados para se manifestarem a respeito das Ações Civis Públicas protocoladas pelos representantes do Ministério Público na Câmara Municipal as quais deverão ser lida na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 6.
Fonte: Diário do Nordeste

NACIONAL: Corpos de duas amigas adolescentes são encontrados em Senador Canedo

Postado por JUNIOR XIMENES, em 06 de novembro de 2014

Jovens de 15 e 17 anos foram vistas pela última vez em festa no dia 26.
Polícia também achou corpo de um homem e apura ligação entre os crimes.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Corpos de Talita e Nayara foram encontrados em lote em Senador Canedo, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Corpos de Talita e Nayara foram encontrados em lote (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A Polícia Civil investiga três homicídios, dentre eles de duas amigas adolescentes, em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. Os corpos das garotas, vistas com vida pela última vez no dia 26 de outubro, quando foram a uma festa na cidade, foram encontrados em uma região de chácaras. A outra vítima é um homem cuja identidade não foi revelada.

De acordo com as investigações, os crimes podem ter ligação com disputas entre integrantes de uma quadrilha especializada em furto e roubo de carros, que estaria agindo no município.

Os corpos das menores Talita de Oliveira, 15 anos, e Nayara Paula, de 17, foram achados no último dia 28 de outubro em um lote, que fica no limite entre Senador Canedox e a capital.  As duas eram amigas e, segundo a polícia, Talita já tinha várias passagens relacionadas a roubos de veículos registrados na Delegacia de Apuração de Atos Infracionais (Depai) de Goiânia, responsável pela investigação. Nayara não tinha passagens.

No dia 26 de outubro, Talita postou uma foto em uma rede social com a legenda: “Pra que juízo se eu já perdi o meu”. Na mesma publicação, Talita fez um comentário dizendo que a amiga estava “linda”. Depois disso, elas foram para a festa e não foram mais vistas com vida.

Além das duas, os policiais também encontraram na mesma região o corpo do homem. Ele era morador da capital e, segundo as investigações, teria ligação com roubos e furtos de carros.
O delegado Alexandre Alvim Lima apura se a área de chácaras está sendo usada por criminosos para a desova de corpos. Além disso, ele diz que existe a hipótese de que os crimes tenham ligação. “A gente trabalha com a hipótese de que se trata de uma quadrilha de roubo de veículos que teria cometido homicídios contra os membros, como queima de arquivo ou mesmo na disputa pelo poder na região. Isso teria resultado nas três mortes e no descarte dos corpos em Senador Canedo”, ressaltou.
Até a manhã desta quinta-feira (6), nenhum suspeito pelos assassinatos havia sido preso.
Fonte: G1

PIAUÍ: Filha mata o pai, degola e enterra no quintal da sua casa

Postado por JUNIOR XIMENES, em 06 de novembro de 2014

Corpo da vitima sendo desenterrado

Na tarde desta última segunda-feira (03) na zona rural de Luís Correia no Piauí (365 km de Teresina) no povoado conhecido como Mixiriqueira, policiais militares encontraram um homem identificado como João Batista da Silva de  41 anos, morto com golpes de facão no pescoço, amarrado e enterrado no quintal da sua casa. Ao chegar no local, os policiais encontraram João Batista quase degolado, com pés e mãos amarrados e sua casa completamente revirada. A filha da vitima estava desaparecida e se tornou principal suspeita do crime. 


Filha mata o pai, degola e enterra no quintal da sua casa
Acusada do crime
Casa onde acusada e vítima moravam
Vítima, que tinha 41 anos

A jovem identificada como Mariana dos Santos de 20 anos confessou a autoria do crime. Ela disse à polícia que para matar o pai contou com a ajuda do namorado e outro filho da vitima que é adolescente. Em depoimento confessou ainda que seu pai mantinha um relacionamento amoroso com ela desde os 12 anos. A autora disse que o pai não queria que ela se relacionasse com ninguém e que ele ainda a estuprava sempre que estava bêbado.  Segundo ela a vítima foi levada ainda com vida para ser enterrado e ao ser amarrado foi degolado e jogado dentro da vala e coberto com areia. 

Mariana ficará presa aguardando pronunciamento da justiça. 

Fonte: http://portalplantaopolicial.com.br/

Paciente é atendida no chão do IJF, maior hospital de Fortaleza


Uma paciente foi atendida no chão do Instituto Doutor José Frota, maior hospital de Fortaleza. A foto foi feita na noite de terça-feira (4), por uma pessoa que não quer se identificar. A administração do IJF diz que a paciente foi levada ao hospital para um atendimento de urgência e recebeu apenas os primeiros atendimentos no chão. O IJF diz, ainda, que logo depois o maqueiro foi acionado para colocá-la na maca e que a prática de deixar pacientes no chão não é comum no hospital.

A falta de macas no maior hospital de trauma do Ceará, o Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, está causando situações inusitadas. Na semana passada, 11 das 26 ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ficaram paradas em frente ao hospital porque as macas utilizadas nas ambulâncias estavam em uso por pacientes do hospital.

A direção do IJF reconhece o problema e informa, em nota, que está em processo a aquisição de 50 novas macas, quantidade suficiente para liberar as ambulâncias do Samu com mais rapidez nos dias de maior movimento.

G1/CE
Caderno: CEARA

Entrevista: Coordenação de Endemias fala sobre situação de risco de epidemias em Ipu

Foto: Afrânio Soares/Aconteceu Ipu
A Coordenadora de Endemias de Ipu, Rosana Carla Soares e o Coordenador dos Agentes de Endemias, Gilvan concederam entrevista ao Repórter Ademir Gregório que atualmente está apresentando o Programa Cidade com o povo na FM Cidade, e falaram sobre o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa), que aponta que a cidade de Ipu está juntamente com Pires Ferreira e Baturité entre as três cidades do Ceará em situação de risco de uma epidemia de dengue.

Segundo o Coordenador dos Agentes de Endemias os dados são informados pelos próprios Agentes que fazem o levantamento.

Durante a entrevista foi salientado vários motivos que fazem com que a cidade se encontre nessa situação, e também várias ações que estão sendo realizadas para combater os focos e larvas do mosquito.

Ouça na íntegra a entrevista e saiba todos os detalhes do que está sendo realizado pelo setor de Endemias na cidade de Ipu para que a cidade saia dessa situação de risco. Vale salientar que a população tem uma importância fundamental no combate a dengue.


Ipu e Pires Ferreira estão entre os três municípios do Ceará em situação de risco de epidemia de dengue

117 municípios brasileiros estão em situação de risco para a ocorrência de epidemias de dengue, outros 533 em alerta e 813 com índices satisfatórios. É o que aponta o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa), de outubro deste ano.

No Ceará, três municípios estão em situação de risco (Pires Ferreira, Baturité e Ipu), oito em alerta (Crateús, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Mucambo, Senador Sá, Viçosa do Ceará, Reriutaba e Irauçuba) e 15 apresentaram índice satisfatório (Graça, Groairas, Ibiapina, Morada Nova, Pacujá, Russas, Santana do Acaraú, São Benedito, Tianguá, Varjota, Iguatu, Sobral, Catunda, Limoeiro do Norte e Alcântaras).

Fortaleza foi uma das seis capitais brasileiras que ainda não apresentou os resultados ao Ministério da Saúde, impedindo que seja avaliado se a Capital encontra-se ou não em situação de risco. A pesquisa identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença.

Levantamento
Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.


Menor motociclista se envolve em acidente em Ipu


Uma colisão entre uma moto e um carro no centro comercial, na rua Antonio Martins, deixou um menor ferido, o acidente aconteceu por volta das 17h15 desta quarta-feira (05/11), em Ipu (CE).

A colisão envolveu uma motocicleta, Honda/CG, de cor azul, que era conduzida por um adolescente, e um Fiat/Strada, de cor branca que estava parada em frente a um comércio no centro da cidade. O menor se distraiu e acabou colidindo na traseira do veículo.

O pai do menor que é mototaxista acabou entrando em um acordo com o dono do veículo e o prejuízo será pago pelo mesmo. O estudante teve escoriações na perna e no braço.

O que diz a lei

Vale lembrar que quando um menor é pego pela policia conduzindo um veiculo ele pode ser apreendido. O proprietário do veículo responde por ter entregue o veículo a pessoa não habilitada. 



Caderno: CIDADE