JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

LADRÕES LEVAM CARRO DE IDOSO DA CIDADE DE SÃO BENEDITO VEJA VÍDEO

Em meados do mês de junho de 2014 o senhor José Ilton de Oliveira silvano morador do inhuçú distrito da cidade de São Benedito teve seu carro por dois elementos que compraram o carro e pagaram com um cheque roubado um gol quadrado cor branca placas JKX 2581 quem souber do paradeiro deste carro ligar para o celular tim 88]99620600 ou avisar a polícia veja vídeo

SUPERAÇÃO E FÉ: Mãe de homem que nasceu com a cabeça virada para trás conta luta para criar o filho

Postado por Junior Ximenes, em 02 de setembro de 2014

Luísa Lucciola
Claudio no encontro com o Papa João Paulo II
Claudio no encontro com o Papa João Paulo II Foto: Reprodução / Facebook / Claudio Vieira de Oliveira


Ao fim de um parto complicado, aos 37 anos, a baiana Maria José Vieira perguntou sobre seu filho e ouviu um conhecido anunciar: “Ih, ele já morreu”. A previsão sobre o menino estava errada, mas não era infundada. Claudio Vieira de Oliveira nasceu em Monte Santo, no interior da Bahia, com artrogripose congênita, doença rara que deixou seus membros deformados e sua cabeça virada para trás permanentemente. Para ela, a chave da educação e da independência do menino foi criá-lo de igual para igual com seus outros cinco filhos.
— O Claudio é assim de bem com a vida porque eu, seus irmãos e seu pai antes de morrer, todo mundo em casa trata ele normal. Ninguém tem peninha. Se precisar dar bronca, dou igual aos outros — explica a mãe, hoje com 70 anos. — Sempre levava ele para tudo que é canto, ele cresceu vendo gente, e todo mundo vendo ele também. Ele cresceu cercado de muito amor, isso que evita que ele tenha complexo — acredita.
Claudio no Rio de Janeiro
Claudio no Rio de Janeiro Foto: Reprodução / Facebook / Claudio Vieira de Oliveira
Discriminação
Apesar da criação ser a mais normal possível, Maria José temia que da porta para fora o menino não recebesse o mesmo tratamento. Foi isso que atrasou a alfabetização de Claudio, que tem 37 anos.
— Tinha medo que os meninos machucassem, que não aceitassem. Resolvi fazer um sacrifício e botar ele numa escolinha particular que tinha aqui na cidade. Costurava manhã, tarde e noite para conseguir pagar — recorda.
Claudio com seu ídolo, Zico
Claudio com seu ídolo, Zico Foto: Reprodução / Facebook / Claudio Vieira
— Eu tive que lutar aqui na minha casa para me matricular numa escola pública. Conversamos com os diretores, os professores. Mas consegui entrar e fiquei até o fim do Ensino Médio — diz Claudio.
Hoje, apesar de seu filho viajar com regularidade — ele trabalha dando palestras motivacionais —, Maria José não teme mais que ele seja vítima de discriminação, porque “todo mundo por aí sempre gosta dele”. Para a aposentada, católica, uma das maiores emoções que seu filho lhe trouxe foi o encontro com o Papa João Paulo II e o Papa Francisco.
Claudio nasceu com artrogripose congênita e foi desacreditado pelos médicos
Claudio nasceu com artrogripose congênita e foi desacreditado pelos médicos Foto: Reprodução / Facebook / Claudio Vieira
— Eu já ouvi relatos de outras pessoas com necessidades especiais que viviam ou vivem diferentes das demais. Vivem num mundo fechado. A pessoa sente a discriminação, o preconceito. Eu fui diferente. Desde cedo fui motivado por muitas pessoas da minha família, principalmente minha mãe — diz Claudio.


Fonte: http://extra.globo.com

CRIME EM REDENÇÃO: Divisão de Homicídios vai investigar chacina

Postado por Junior Ximenes, em 03 de setembro de 2014

A Polícia Civil afirma já ter pistas dos suspeitos das cinco mortes. Os corpos foram achados em covas rasas

forense
Equipes da Coordenadoria de Medicina Legal recolheram os corpos em Redenção e trouxeram para serem necropsiados na Pefoce
FOTOS: KLÉBER A. GONÇALVES
delegados homicídios
Os delegados Tereza Cruz, de Redenção, e Ricardo Romagnoli, da Divisão de Homicídios, estiveram reunidos, ontem, na sede da DHPP, em Fortaleza
Image-0-Artigo-1692198-1
Devido ao avançado estado de decomposição dos cinco corpos encontrados, não foi possível que os parentes fizessem o reconhecimento formal
A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) irá auxiliar nas investigações da chacina ocorrida em Redenção. Conforme a Polícia, é provável que, dos cinco corpos encontrados, enterrados em um canavial, na manhã da última segunda-feira (1º), quatro sejam do grupo de adolescentes que haviam desaparecido, desde o último dia 19 de agosto, após serem sequestrados por bandidos armados.
Na manhã de ontem, o diretor adjunto da DHPP, delegado Ricardo Romagnoli, esteve reunido com a delegada de Redenção, Tereza Cristina Cruz. Romagnoli disse que a Especializada dará todo o suporte necessário para que o crime seja elucidado. "Será um trabalho em conjunto com a Delegacia de Redenção. A Divisão de Homicídios vai auxiliar com deslocamento de equipes e tudo o que se fizer necessário, durante o andamento das investigações", afirmou.
Os adolescentes que tinham entre 14 e 16 anos, identificados como Jonathan Araújo de Brito, Iranildo Leitão da Silva Filho, Erineudo Leitão da Silva Brito e Távio da Silva Sousa foram arrebatados da casa onde viviam, no bairro Boa Fé, por um grupo formado por cerca de seis homens.
Policiais
Na Cidade de Redenção, populares chegaram a ventilar a hipótese de que policiais tenham participado do rapto. No entanto, o diretor da DHPP disse que ainda não conhece essa versão dos fatos, mas que todas as linhas de investigação, que fizerem sentido, serão apuradas. "É muito comum falarem do envolvimento de policiais em crimes deste tipo, mas é muito prematuro fazer algum juízo de valor, neste momento. Asseguro que, se esta versão tiver algum fundo de verdade, ela será apurada com tanto rigor quanto as demais", destacou o diretor da DHPP.
Romagnoli disse ainda, que existem suspeitas que estão se fortalecendo, mas os nomes dos possíveis envolvidos no crime, ainda não podem ser revelados. O delegado afirmou que a motivação do fato ainda não está clara. A titular da Delegacia Municipal de Redenção, Teresa Cristina Cruz, informou que o inquérito que investiga os homicídios foi instaurado momentos após os achados dos cinco cadáveres serem confirmados.
"Um inquérito sobre o desaparecimento foi aberto no dia 21 de agosto, um dia após as famílias nos procurarem dando conta do ocorrido. Agora, nossas investigações mudam de rapto para homicídio. Estamos aguardando os laudos dos exames, mas é muito provável que os corpos sejam dos garotos que estavam desaparecidos", declarou.
Genético
Quanto à realização dos exames de identificação, Cristina Cruz disse que expediu os ofícios para que a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) recolhesse material genético dos familiares dos menores sumidos, para que o DNA deles seja confrontado com os dos cadáveres encontrados e possa ser comprovado, ou não, o parentesco. "Somente com os resultados destes exames teremos absoluta certeza que são eles", disse.
Ela informou também, que as famílias que registraram os desaparecimentos já foram avisadas sobre a possibilidade de que seus entes estejam mortos. "Na verdade, todos eles já sabiam, mas é um dever da Polícia indicar o procedimento correto a ser tomado", contou a delegada.
Os parentes da quinta pessoa morta, que estava em uma das duas covas-rasas, encontradas pelos operários da usina, não tinham ido à Delegacia até a tarde de ontem. Cristina Cruz disse que ainda não tem pistas de quem pode ser.
"Não temos registro de ninguém que esteja desaparecido, nem apareceu ninguém na Delegacia reclamando o cadáver. Ainda não sabemos o que aconteceu com ele, nem como ele foi parar naquela cova, mas isto também será apurado", ressaltou.
Peritos iniciam os exames de DNA
Cinco famílias estiveram, na tarde de ontem, na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), na tentativa de identificar os cadáveres achados em covas rasas, no município de Redenção, vítimas de uma chacina. Materiais genéticos de todos as pessoas que se apresentaram para receber os corpos foram colhidos para realização de exames de DNA.
As necropsias começaram no início da manhã, na sede da Comel, na Avenida Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), mas diante do estado de putrefação dos corpos, mais de um procedimento foi feito, para que elementos de identificação e as causas das mortes sejam atestadas com precisão pelos peritos.
Até o fim do expediente da Comel, no fim da tarde, não foram divulgados os meios utilizados para matar as vítimas. Embora os procedimentos tenham sido realizados, os laudos não foram expedidos, ainda, conforme informações da Instituição. Na manhã de hoje, a diretora do órgão deve fornecer detalhes sobre os primeiros exames.
Ossadas
Segundo a médica Helena Carvalho, coordenadora do núcleo de Medicina Legal, dois dos cinco cadáveres já se apresentavam somente como ossadas. Os outros três estavam putrefatos, mas ainda tinham pele. "A velocidade da decomposição de um corpo é influenciada por muitos fatores. Geralmente, para que se chegue ao estado de ossada, é necessário cerca de um mês, mas o local onde o corpo está enterrado, o clima, a umidade, são determinantes na proliferação bacteriana que acontece durante a putrefação", declarou a médica.
Segundo Helena Carvalho, a prioridade é a identificação dos corpos, para que eles sejam entregues às famílias. "É um procedimento que demanda técnica, principalmente nos putrefatos. Lembramos que, mesmo os que têm pele e ainda apresentam marcas, cicatrizes, tatuagens, ou, usam algum tipo de acessório como pulseira e relógio, terão que ser submetidos a exames. O reconhecimento não é considerado um prova científica, isto é conseguido apenas com a identificação baseada em exames", afirmou.
Márcia Feitosa
Repórter
Fonte: Diário do Nordeste

EUSÉBIO: Polícia fecha cerco a 'Roberto Oião'

Postado por Junior Ximenes, em 03 de setembro de 2014
Image-0-Artigo-1692242-1
Segundo a Polícia, José Roberto Honorato da Silva, mais conhecido como Roberto 'Oião' estaria baleado
Um dos chefes do tráfico e presente na lista dos dez mais procurados do Estado, acusado de homicídio, roubos a sítios e formação de quadrilha, está provavelmente baleado, e escondido em um matagal no bairro Autódromo, no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Contra José Roberto Honorato da Silva, mais conhecido por 'Roberto Oião', existem mais de 15 mandados de prisão. Outros dois comparsas também foram baleados.
De acordo com a delegada titular da Delegacia Metropolitana do Eusébio (DME), Ana Lúcia Almeida, o local onde os suspeitos estavam foi descoberto através de uma mulher que foi flagrada levando suprimentos para a quadrilha. Maria do Espírito Santos de Morais, 30, foi presa por ajudar os suspeitos em fuga. Ela levava medicamentos e alimentos para Roberto 'Oião' e dois integrantes da quadrilha, identificados como Breno e 'Bicuíba'.
A mulher informou que os três suspeitos estão feridos, após terem trocado tiros com a policiais militares na noite da última segunda-feira (1º).
A Polícia está fazendo buscas na região à procura dos suspeitos. No refúgio da quadrilha foram encontrados objetos que indicam que o grupo ficou escondido no local por alguns dias.
Entre os últimos crimes de 'Oião' está o duplo homicídio e uma lesão a bala ocorridos no dia 28 de junho, no bairro Parque Havaí, no Eusébio. As vítimas teriam sido atingidas por 'Oião' por terem feito denúncias contra ele à Polícia.
Fonte: Diário do Nordeste

VAMOS AJUDAR: Família faz campanha em busca de doador de medula óssea para criança

Postado por Junior Ximenes, em 03 de setembro de 2014
Marcos Dias Viveiros, o Marquinhos, tem nove anos e luta contra leucemia. Depende de um transplante de medula óssea. Por isso, família criou campanha nas redes sociais que motiva o cadastro de novos doadores
Marquinhos está tendo sessões de quimioterapia e encara tudo com pensamento positivo e bom humor
A chance de Marquinhos pode estar em alguém que ele nunca imaginou conhecer. A leucemia tem dessas coisas. Quando exige transplante como tratamento, faz a vida depender de compatibilidade genética, um “acordo” que apenas acontece. E como a medula que ele precisa pode estar em qualquer lugar, a família de Marquinhos, de nove anos, criou campanha para incentivar o cadastro de novos doadores de medula. Com a “Força, Marquinhos” querem aumentar as chances do salvador aparecer.
O pai de Marquinhos, o advogado Marcos Viveiros, 42, conta que o diagnóstico chegou há dois meses. Porém, problemas de saúde sem causa aparente começaram no ano passado. Com a confirmação da doença, Marquinhos e a mãe seguiram para São Paulo para o tratamento. Ele está tendo sessões de quimioterapia e encara tudo com pensamento positivo e bom humor, segundo o pai, que visita o filho semanalmente.

Segundo Marcos, o pai, a campanha encanta o menino. “Ele acha tudo muito legal, fica feliz com as manifestações de carinho”, comenta. A iniciativa surgiu nas redes sociais e já incentivou muitos novos doadores, conforme Marcos, que lembra que tudo é feito em parceria com o Hemoce, responsável pelos cadastros e pelas doações de sangue e plaquetas. “A gente não tem total controle sobre resultados objetivos da campanha, mas tem ouvido do Hemoce um feedback positivo. A gente vem sendo procurado por pessoas com quem tínhamos pouco ou nenhum contato. Do ponto de vista de movimentação tem sido extraordinário”, frisa.

Por causa da ação, além dos postos de coleta tradicionais do Hemoce, empresas e projetos têm se empenhado em procurar o hemocentro em busca de informações sobre o cadastro.

Marcos lembra que o objetivo primeiro da campanha é encontrar o doador do Marquinhos, mas que os cadastros não são direcionados. “É uma campanha pra todo mundo e segue até a gente encontrar o doador. Mas temos interesse em continuar depois para ajudar outras pessoas”.

Hemoce
Coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima reforça que campanhas como a “Força, Marquinhos” contribuem para os próprios protagonistas, mas também para pacientes que não têm a mesma visibilidade. Os dados do cadastrado, ela lembra, são disponibilizados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Qualquer unidade do Hemoce realiza o cadastro de doadores.

Segundo Nágela, desde o ano 2000, quando o cadastro começou no Ceará, mais de 126 mil cearenses já fizeram o processo.

Serviço
Hemoce

Entre em contato com o Hemoce e faça seu cadastro para doação de medula óssea.


Hemocentro coordenador em Fortaleza
Telefone:

(85) 3101 2296

Hemocentro regional do Crato

Telefone:

(88) 3102 1260


Hemocentro regional de Iguatu
Fonte: www.opovo.com.br
Telefone:

(88) 3581 9409

Hemocentro regional de Quixadá
Telefone:

(88) 3445 1006


Hemocentro regional de Sobral

Telefone:

(88) 3677 4624



Hemocentro regional de Juazeiro do Norte
Telefone:

(88) 3102 1169


Multimídia
Veja mais postos de cadastro para doadores e saiba mais sobre a campanha emwww.facebook.com/forcamarquinhos