JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

FORTALEZA: Suspeito de sete estupros é preso no bairro Parangaba

Postado por JUNIOR XIMENES em 29 de agosto de 2014
Sete vítimas estiveram, na manhã de ontem, no 5ºDP (Parangaba) para fazer o reconhecimento do homem que teria praticado uma série de estupros nos bairros que compõem a Área Integrada de Segurança (AIS) 5. Conforme a Polícia, o borracheiro Antônio Cláudio Barbosa de Castro, 30, é morador do bairro Mondubim, mas procurava as mulheres que atacava, longe de sua residência, para não levantar suspeitas.
De acordo com o delegado titular da unidade, Renê Andrade, as investigações que apontam Castro como suspeito dos crimes, começou depois que uma grande quantidade de estupros foi denunciada. "Foram vários casos seguidos, em uma área pequena. As vítimas sempre contavam a mesma história e percebemos que o homem, que pilotava uma moto, modelo Fan, de cor preta, e usava uma faca para ameaçá-las, era o mesmo".
Segundo Renê Andrade, os trabalhos prosseguiram e os policiais conseguiram chegar à identidade do borracheiro. O delegado representou pela prisão preventiva dele e conseguiu prendê-lo temporariamente, na última sexta-feira (22). "Nosso esforço agora é em robustecer os inquéritos com a maior quantidade de provas possível e encaminhá-los à Justiça, pedindo que a prisão do Cláudio seja convertida em preventiva", afirmou o delegado titular do 5º DP.
Criança
Dentre as sete vítimas que reconheceram Cláudio Castro, está um criança de 11 anos e duas adolescentes, de 15 e 16 anos. As outras vítimas têm entre 25 e 33 anos. Os casos investigados aconteceram nos bairro Parangaba, Maraponga e Vila Pery, entre os dias sete de abril e 17 de julho deste ano.
"Todas elas reconheceram o suspeito com muita segurança. Elas contam detalhadamente o que ocorreu. O estupro é um crime de juízo traumático e com altíssima reprovação social. Acreditamos que outras mulheres possam ter sido vítimas e não tenham denunciado, ainda, por vergonha", disse o delegado.
A menina de 11 anos contou em seu depoimento, que ia para o reforço escolar quando foi atacada pelo agressor. Ela cita duas mulheres que flagraram a ação e tentaram lhe ajudar. A estudante disse ainda que, em certo momento, conseguiu tomar a faca do agressor e tentou esfaqueá-lo, mas ele se defendeu usando um capacete.
As duas adolescentes vitimadas estariam juntas, quando Cláudio Castro teria investido contra elas. "São depoimentos conscientes, muito difíceis de serem rebatidos. Mesmo percebendo que elas sofrem ao relatar o que aconteceu, são muito coerentes", afirmou o delegado Renê Andrade.
O suspeito nega todas as acusações e disse que o irmão dele é que tinha comportamentos estranhos e deveria ser a pessoa procurada. O homem apontado por ele como culpado foi chamado a comparecer na Delegacia. No entanto, ele não foi reconhecido por nenhuma das vítimas.
Após prestar depoimento, o suspeito foi levado para a Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), no Centro de Fortaleza. A transferência ocorreu para evitar agressões ao suspeito por parte de outros presos.
Fonte: Diário do Nordeste

Grupo explode caixas eletrônicos na cidade de Alto Santo, no Ceará

Bnado explode Bradesco no interior do Ceará (Foto: Alto Santo é Notícia)
Um grupo armado explodiu, na madrugada desta quinta-feira (28), uma agência bancária do município de Alto Santo, a 230 Km de Fortaleza. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), os suspeitos, armados com fuzil e pistola, explodiram o banco por volta das 00h30 e agiram com violência contra um posto da Polícia Militar da cidade.

De acordo com a Delegacia Municipal  de Alto Santo (16° Região), o grupo se dividiu em duas equipes. Enquanto parte dos suspeitos atirava contra um posto policial, a outra explodia dois caixas eletrônicos do banco.

Conforme a polícia, o grupo formado por pelo menos oito homens conseguiu levar dinheiro apenas de um dos caixas eletrônicos. Na fuga os suspeitos fugiram em motos e um veículo. A polícia informou que o carro foi encontrado na altura do Km 06, da CE- 138, próximo ao aterro sanitário de Alto Santo.
Equipes do Comando Tático Rural (Cotar) e um efetivo das cidades de  Potiretama, Iracema, Jaguaribara e Limoeiro do Norte estiveram no local realizando buscas com objetivo de prender os suspeitos.

Reincidência

No mês de fevereiro, um grupo explodiu caixas eletrônicos de uma agência bancária de Alto Santo. Os suspeitos armados renderam um grupo de pessoas que estavam próximo à agência bancária, e explodiram um caixa eletrônico.

A Polícia Militar informou na ocasião que todo o dinheiro do caixa foi levado. Os reféns foram liberados e o grupo formado por 15 pessoas fugiu em veículos e motocicletas. Não houve confronto com a Polícia e ninguém ficou ferido.

Um dos carros usados pela quadrilha foi encontrado na estrada que liga o município à cidade de Iracema. Conforme a Polícia Militar, o veículo foi roubado na capital. Ninguém foi preso.

G1
Caderno: CEARA

CONTROLADORIA: Policial civil é demitido por agredir advogada

Postado por Junior  Ximenes, em 29 de agosto de 2014

O inspetor, que também é vereador no município de Paramoti, teve a demissão publicada no Diário Oficial do Estado

Demissão de Civil
O titular da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD), Santiago Amaral, disse que a decisão da demissão foi fundamentada, no que ele considerou uma "grave agressão praticada pelo inspetor
FOTO: KIKO SILVA
O vereador de Paramoti, João Batista Félix de Castro, foi expulso da Polícia Civil, onde desempenhava as funções de inspetor, por conta de uma agressão cometida contra a advogada Elisângela dos Santos Silva, que teve o nariz fraturado, depois de ser atingida pela cabeça do policial. A decisão sobre a demissão de João Batista foi publicada no Diário Oficial do Ceará (DOE), da última terça-feira, dia 26.
A advogada teria ido à Delegacia Regional de Canindé, no último dia 10 de janeiro, para providenciar a liberação do caminhão de um cliente dela, que havia sido apreendido. Segundo informou a vítima, mesmo a delegada, Giselle Oliveira Martins, tendo concordado com a liberação do veículo, o inspetor a agrediu tentando impedir que o caminhão fosse levado.
Na época em que o fato aconteceu, a advogada se pronunciou e contou o que teria acontecido. "Quando nos dirigimos até o carro, ele começou a me constranger e ameaçar o meu cliente. Retornei à Delegacia, chamei à delegada e mostrei o que estava acontecendo. Retornei ao local onde estava ocorrendo à discussão, o inspetor cruzou os braços, veio em minha direção e me deu uma 'cabeçada'. Voltei, pedi ajuda na Delegacia e fui socorrida pela delegada", conta.
O ex-inspetor de Polícia, já é citado como réu, em uma ação penal, pelo crimes de abuso de autoridade; e em três ações por crimes contra honra, por sequestro, cárcere privado e concussão. O texto da Diário Oficial considera, com base na vida pregressa do ex-policial, que "o mesmo não procede, na vida pública ou particular, de modo a dignificar a função policial, por existir em seu desfavor diversos processos criminais".
O titular da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD), Santiago Amaral, disse que a decisão da demissão foi fundamentada, no que ele considerou uma "grave agressão praticada pelo inspetor de Polícia Civil contra a advogada". No entanto, o controlador lembra que os outros crimes atribuídos a João Batista pesaram na decisão pela demissão.
"A demissão não foi baseada somente nisto. O inspetor já responde a inúmeras ações penais por motivos igualmente graves", declarou Amaral. João Batista ainda poderá recorrer da decisão, no Conselho de Disciplina e Correição dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, que é um órgão colegiado que tem poder de revisar as decisões do controlado.
Sem resposta
A reportagem tentou contato com João Batista Félix de Castro, entretanto, o celular do inspetor estava desligado.
À época, o policial civil negou a intenção de agredir Elisângela dos Santos Silva, afirmando que a cabeçada na advogada teria sido um 'acidente'. "Quando eu fui entrando, subindo os degraus da delegacia, avançaram em cima de minha pessoa; quando eu me virei, aconteceu realmente o fato".
Em nota, a OAB manifestou "total solidariedade" à Elizângela pela agressão física e exigiu punição ao inspetor.
Márcia Feitosa
Repórter

FORTALEZA: Suspeito de sete estupros é preso no bairro Parangaba


O candidato a deputado estadual Bruno Pedrosa (PSC) continua recebendo apoio na campanha. Por onde passa Bruno Pedrosa vem mostrando suas propostas de jovem para legislar a Câmara de deputados.

"Fotos de nossas caminhadas pelo Ceará. Junte-se a nós pela renovação da política cearense, por uma oportunidade a juventude. Conte comigo. " postou o candidato em sua rede social.

Perfil do candidato

Bruno Pedrosa, 23 anos, empresário, advogado, atuando em causas previdenciárias em todo o Estado do Ceará, auxiliando agricultores e pescadores na busca de benefícios no INSS. Pós-graduado em Direito Constitucional e Direito Previdenciário.

Na militância estudantil, foi presidente do Centro Acadêmico Agerson Tabosa, órgão representativo dos estudantes de Direito da Faculdade 7 de Setembro. Coordenador do Projeto Geração Inovar Ipu, projeto que tem como principal objetivo conscientizar os jovens a participarem da política, além de projetos sociais e fiscalização do Poder Executivo Municipal. Representa os jovens na busca pela implementação de políticas públicas aos mesmos, educação, saúde, segurança, infraestrutura, esporte e valorização do trabalhador do campo e suas condições de trabalho.




Caderno: CIDADE POLITICA LO

CÂNCER: Cigarro é uma das principais causas de câncer de rim

Postado por Junior Ximenes, em 29 de agosto de 2014

Hábito pode aumentar em 50% o risco de desenvolver a doença


Comumente associado ao câncer de pulmão, o tabagismo também é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de outros tumores, como os de rim. “Em média, o risco aumenta em 50% quando o paciente é fumante, em relação ao paciente que não fuma1; e esse risco sobe conforme a quantidade de cigarros consumidos”, afirma o oncologista Oren Smaletz, do Hospital Israelita Albert Einstein.

De acordo com o oncologista, se o indivíduo para de fumar, após 10 anos sem o tabaco o risco de câncer de rim se iguala ao da população em geral. O histórico familiar, ressalta o médico, também está entre os fatores de risco para a doença.

Tumores de bexiga, lábios, língua, laringe e esôfago também estão fortemente associados ao hábito de fumar. Além disso, outras enfermidades, principalmente as cardiovasculares (enfarte, angina) e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite), estão relacionadas ao tabaco. Doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Especialista em tabagismoa cardiologista Jaqueline Scholz Issa afirma que não se deve esperar o diagnóstico de uma doença para abandonar o vício. Mas, infelizmente, é apenas diante de uma enfermidade que o indivíduo costuma buscar ajuda para deixar o tabaco.

  “A dificuldade em parar de fumar não está relacionada à quantidade de cigarros consumidos por dia ou ao tempo de tabagismo de uma pessoa. Isso tem a ver com a motivação para deixar o vício e com a intensidade dos sintomas da abstinência”, explica a especialista.
A forma como o paciente lida com os sintomas da abstinência (irritabilidade, insônia, ansiedade, depressão, dificuldade para concentração, inquietação, entre outros) é determinante no sucesso em deixar o vício. “Quanto mais sintomas de abstinência a pessoa apresentar, mais difícil será para se livrar do vício. Além disso, pesa o quanto há uma vontade real de parar de fumar”, complementa a médica.

Se a pessoa enfrenta muitas dificuldades para deixar o tabaco, a melhor opção é procurar ajuda médica. “A taxa de sucesso no tratamento contra o tabagismo é de 50%, ou seja, a cada 10 pacientes que tentam se livrar do vício, 5  conseguem”, afirma a cardiologista.

Além do uso de medicamentos, estratégias comportamentais também são importantes para quem pretende abandonar o tabagismo. Segundo a médica, uma dica é evitar associar o cigarro a momentos prazerosos, como as reuniões sociais. 

Fonte: cdn comunicação corporativa
Imagem: Internet

DENÚNCIA DE COMPRA DE VOTOS Depois da ação do MP, deputado quer recuar

29.08.2014 PUBLICADO POR JUNIOR XIMENES

Agora, Lula Morais está dizendo que apenas repetiu comentários sobre a compra de votos com dinheiro do BC

Image-0-Artigo-1689181-1
O deputado Lula Morais conversa com o seu colega João Jaime, durante a sessão da última terça-feira, no grupo em que estão os deputados Tin Gomes e Ely Aguiar, momentos após o seu aparte a Fernando Hugo
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Deputados estaduais cearenses que fizeram denúncias sobre a compra de votos na disputa eleitoral no Ceará estão querendo voltar atrás em seus posicionamentos e afirmaram ter dito, no plenário da Assembleia, o que souberam através de boataria nas ruas. A acusação com maior gravidade foi feita pelo deputado Lula Morais (PCdoB), que chegou a dizer que havia candidato a deputado federal que estava utilizando dinheiro do assalto ao Banco Central, em Fortaleza, para financiar a campanha.
Lula Morais foi enfático na afirmação, em aparte ao deputado Fernando Hugo. Ele não disse ter ouvido falar e afirmou que um dos candidatos a deputado federal está comprado votos lavando dinheiro do Banco Central, no que foi advertido por colegas sobre a gravidade da denúncia que fazia.
Ely Aguiar (PSDC), Fernando Hugo (SD), Lula Morais (PCdoB) e o deputado federal Chico Lopes (PCdoB) vão ser notificados, se já não os foram, pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), representado pelo procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, que quer apurar as denúncias feitas durante a última sessão ordinária na Assembleia Legislativa, na terça-feira passada. Durante a plenária, os três deputados estaduais reclamaram de compra de votos que está sendo feita em todo o Interior do Estado, motivo da notificação do procurador eleitoral.
Tribuna
O deputado Lula Morais afirmou que ele não chegou a dizer que candidato estava fazendo "lavagem" com dinheiro oriundo do roubo do Banco Central, mas que apenas replicou boatos que estavam sendo feitos nos lugares em que ele visitava. No entanto, durante discussão na Assembleia Legislativa, ele denunciou, sim, que um postulante ao cargo de deputado federal estaria "lavando dinheiro do Banco Central" para comprar votos. Ele chegou a dizer, no aparte ao pronunciamento do deputado Fernando Hugo, que estava à disposição do Ministério Público (MP) para dar mais detalhes do derrame de dinheiro do referido candidato.
No entanto, Morais agora diz que vai conversar com seu advogado e terá cautela para tratar do assunto. "Não pode extrapolar. Mas quando eu chego na rua é o que dizem. As pessoas falam que todo político é ladrão, mas eu não sou. É só você andar na rua que o 'cabra' diz que estão comprando voto ali", afirmou. Segundo disse, não é papel dele, como deputado, na tribuna da Assembleia Legislativa (ele não usou a tribuna, fez a denúncia da sua própria bancada) dizer nome de pessoas supostamente envolvidas no esquema.
"É um assunto sigiloso que deveria permanecer no sigilo. Não é assunto para estar divulgando, mas é para estar sendo motivo para pesquisa sigilosa do Ministério Público. Ele sabe muito bem fazer isso. Isso precisa ser investigado", disse o parlamentar, que ainda afirmou que não terá nenhum problema em tratar do assunto quando a notificação chegar até seu gabinete.
O tema central da discussão na última terça-feira foi a falta de consciência política de eleitores durante o pleito eleitoral, que segundo disse Fernando Hugo, estaria vendendo seus votos para "políticos corruptos". O parlamentar, quando confrontado por Lula Morais, chegou a declarar que uma candidata a deputada do PCdoB estaria "descendo a Serra Grande distribuindo dinheiro".
"Ainda não fui notificado, mas eu informarei a eles que a função do Ministério Público é investigar, e eles podem correr no campo, porque eu não sou Polícia nem promotor de Justiça. Eu não tenho nada com essa frase seríssima que o Lula Morais disse, não tenho nada a ver com isso", apontou.
Dirigente de partido
Já o deputado Ely Aguiar (PSDC) criticou a matéria do Diário do Nordeste e disse que não afirmou que sabia dos boatos de que um candidato a deputado federal estaria "lavando" dinheiro do roubo do Banco Central, mas que fez apenas um questionamento sobre as acusações de Morais.
"A denuncia foi feita pelo Lula Morais, e eu, na hora que ele fez a denúncia, disse que pelo que eu entendi, o deputado Lula Morais está dizendo que é dinheiro do roubo do Banco Central. Eu não denunciei. Eu apenas questionei. Se eu tivesse essas informações, eu não apartearia o colega para dizer isso", afirmou. Ely, naquela ocasião, reforçou a denúncia da compra de votos e disse que até partido era vendido por dirigente.
O parlamentar afirmou que não vai atender a convocação do procurador eleitoral. "Eu não vou pisar nem lá. Ele que mande pegar a fita com as imagens da sessão para ver. Como eu vou ser inquirido por uma informação que não dei? A Polícia Federal passou a vida toda procurando esses caras, como é que eu vou saber quem são?", questionou.
Único deputado federal notificado pelo procurador para prestar esclarecimentos sobre denúncias de compra de votos, Chico Lopes disse que no Interior do Estado está havendo "uma confusão muito grande" no que diz respeito à compra de votos. "Eu não fiz citação nem citei nomes, falei como qualquer pessoa normal faria. Eu acho que o papel do Ministério Público Eleitoral é esse mesmo. Mas eu não acusei ninguém, até porque não tenho provas e não sou 'dedo duro'", afirmou o parlamentar.
Lopes disse ainda que essas denúncias só são feitas porque o momento político é de muita tensão entre os candidatos e ressaltou que o Ministério Público Eleitoral poderia ter aberto uma investigação sem precisar de denúncias feitas por políticos ou ter que convocar os parlamentares para depor a respeito do caso. "Mas eu vou, tranquilamente e calmo. Não tenho relacionamento estreito com o Interior, mas fiquei preocupado com as informações de venda de voto no Interior", afirmou.FONTE DIÁRIO DO NORDESTE

Trabalhador tem braço decepado por guincho em obra

Rômulo César Alves de Melo foi vítima de um acidente de trabalho em um canteiro de obras de uma construtora, localizado na Rua Azevedo Bolão, no bairroParquelândia, na última quarta-feira (27). O acidente aconteceu após um cabo de guincho se romper devido o excesso de peso e decepar o braço do trabalhador.

O operador de guincho
De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza (STICCRMF), Raimundo Pereira de Castro, a empresa não socorreu Rômulo, que foi levado para o hospital no carro particular de um morador da rua.

Em regime de urgência, foi realizada uma cirurgia para reimplantar o braço do trabalhador. No momento, ele está internado na sala de recuperação no Instituto Dr. José Frota (IJF) e os médicos estão esperando a resposta do corpo após a operação.
Após o acidente, o sindicato foi à obra e os trabalhadores pararam as atividades por solidariedade ao companheiro de trabalho, mesmo com ordem da empresa em continuar trabalhando. A paralisação continuará até a próxima segunda-feira (01) após a realização da perícia do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo Castro, o acidente poderia ter sido evitado se tivesse uma maior fiscalização dos técnicos de segurança. “Os trabalhadores denunciaram que no mesmo dia, durante a manhã, o guincho já havia demonstrado problema”, conta o diretor.
Esse é o quinto acidente de trabalho em obras da construção civil em menos de 2 meses na capital. Ao todo, já foram 7 trabalhadores acidentados desde o começo do ano, 2 desses acidentes com vítimas fatais.

A construtora informou, através do seu assessor de relações trabalhistas, lamentar o acidente. Ele destacou que o rápido atendimento da empresa em levar o operário ao hospital possibilitou a cirurgia de sucesso do paciente. "A empresa não possui passado de acidentes de trabalho, estamos apoiando a família em tudo. A empresa é destacada no mercado pela sua auditoria em segurança de trabalho", registro o assessor. 


Diário do Nordeste
Caderno: CEARA

DOIS BANDIDOS SÃO MORTOS DURANTE ASSALTO A UM ÔNIBUS:

Na tarde desta quarta-feira (27) dois bandidos foram mortos após uma tentativa de assalto a um ônibus no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro. De acordo com informações da Polícia Militar, três homens tentaram assaltar um ônibus da linha 132 quando o cabo da PM Elias Nunes Hienen de 56 anos que estava no ônibus reagiu e atirou contra eles.

 Dois assaltantes foram baleados e morreram no local. O terceiro bandido conseguiu fugir. Segundo relatos do motorista do ônibus, os passageiros ficaram desesperados durante a ação, um dos criminosos teria pulado a roleta e saiu pela janela do veículo. Um passageiro identificado como Elias foi ferido no braço, mas passa bem.