JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

RÁDIO CAIÇARA DE SOBRAL ENCERRA DEFINITIVAMENTE A SUA PROGRAMAÇÃO

domingo, 17 de agosto de 2014


A Rádio Caiçara de Sobral muda sua programação a partir da zero hora desta segunda-feira. Durante os três últimos dias a programação foi voltada para momentos de despedidas. A emissora entrou no ar há cerca de 15 anos, com a denominação de Rádio Caiçara, antes era chamada de Rádio Assunção.
A rádio Caiçara foi adquirida pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação. A negociação, que já se arrastava há alguns meses. A Verdes Mares AM começa a transmitir sua programação para mais de 40 cidades da região Norte do Ceará, através da frequência 910 AM. Nenhum profissional da rádio Caiçara foi contratado pela emissora da família Edson Queiroz. O futuro dos profissionais ainda é incerto.
Ao longo dos anos, a rádio Caiçara tem sido a voz do povo em Sobral. Com mais de 90% da programação composta por programas noticiosos, a rádio tem se destacado como a emissora que mais tem dedicado atenção às demandas da comunidade local.
A saída da rádio Caiçara do ar deixará uma enorme lacuna no rádio Sobralense. Os programas de sucesso da emissora e seus profissionais, alguns há mais de 10 anos no ar em seus respectivos programas, certamente ainda serão lembrados por muito tempo pelos ouvintes.
Com informações, Marcos Mesquita.

O DRAMA DE UMA MULHER DA CIDADE DE SÃO BENEDITO,DE RESGUARDO,SEM COMIDA E NECESSITANDO ASSITENCIA MÉDICA E SOCIAL AJUDEM POR FAVOR

Conheça o drama de uma família da cidade de São Benedito interior do ceará,uma mãe de sete filhos está de resguardo,operada,passando por muitas dificuldades faz um apelo para as pessoas de bom coração e caridosas que posam ajuda-la veja vídeo-reportagem do radialista Junior Ximenes
DISSE JESUS:Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu ordeno a você que abra o coração para o seu irmão israelita, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra. Deuteronômio 15:11 Dê a quem pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir algo emprestado. Mateus 5:42Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'. "Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?' "O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'. Mateus 25:35-40

Camilo e Eunício disputam o apoio de prefeitos do Interior


Responsável por mais de 73% dos votos no Ceará, que representam 4,6 milhões de eleitores, o Interior é palco de disputa acirrada entre os candidatos. Nestas eleições, prefeitos dos dez maiores colégios eleitorais do Estado, excluindo Fortaleza, estão divididos entre as candidaturas de Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT) ao Governo Estadual. Cinco apoiam o petista e cinco estão ao lado do peemedebista, alguns contra a orientação do partido ao qual são filiados.
O eleitorado do Ceará, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ultrapassa os 6,2 milhões de pessoas, sendo 1,6 milhão de eleitores de Fortaleza. Segundo município cearense com mais eleitores, Caucaia contabiliza mais de 203 mil pessoas aptas a votar. O prefeito da cidade, Washington Góis, defende o nome de Camilo Santana para ser governador. O gestor do município era filiado ao PRB, mas mudou para o PROS - mesmo partido de Cid Gomes - no ano passado
Já o prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, é cabo eleitoral de Eunício Oliveira na região. Ele é do PR, legenda do candidato a vice-governador na chapa e ex-prefeito do município, Roberto Pessoa. De acordo com dados do TSE, mais de 152 mil eleitores cearenses são cadastrados para votar em Maracanaú.
Diário do Nordeste
Caderno: CEARA

Datafolha: Dilma tem 36%, Marina, 21%, e Aécio 20%

estadao.com.br (© Grupo Estado - Copyright 1995-2010 - Todos os direitos reservados.)
Atualizado: 18/08/2014 03:30 | Por EDGAR MACIEL, estadao.com.br

Datafolha: Dilma tem 36%, Marina, 21%, e Aécio 20%

Levantamento é o primeiro realizado depois da morte do candidato Eduardo Campos em um acidente de avião na quarta-feira, 13

Pesquisa Datafolha publicada nesta segunda-feira mostra a presidente Dilma Rousseff com 36% das intenções de voto, contra 20% do candidato do PSDB, Aécio Neves, e 21% de Marina Silva, possível escolhida do PSB para ocupar a vaga deixada por Eduardo Campos. O levantamento é o primeiro depois da morte do ex-governador pernambucano em um acidente de avião na quarta-feira, 13. Nessa simulação, Marina e Aécio aparecem em um empate técnico na segunda colocação e devem disputar uma das vaga para o segundo turno.
Veja também:
Entre os demais candidatos, o Pastor Everaldo (PSC) soma 3% das intenções de voto. Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) aparecem com 1%. Luciana Genro (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram.
Com a participação de Marina como candidata, os números de voto nulo ou em branco reduziram 5%. Na última pesquisa, ainda com Campos, esse grupo somava 13% e, agora, recuou para 8%. Indecisos eram 14%, caindo para 9% nesta pesquisa.
O Datafolha também testou um cenário em que o PSB não apresenta um substituto para Campos. Nessa simulação, Dilma tem 41%, Aécio aparece com 25%, Pastor Everaldo com 4%; Zé Maria, Eduardo Jorge, Luciana Genro e Rui Costa Pimenta somam 1% cada. Brancos e nulos registravam 13% e indecisos 12%.
Na resposta espontânea, que soma a intenção de voto sem apresentação dos nomes de candidatos, a presidente Dilma lidera com 24%, Aécio aparece com 11% e Marina com 5%. Na última pesquisa, a candidata do PT tinha 22%, contra 9% do tucano e 0% de Marina.
Na pesquisa anterior, divulgada pelo Datafolha em meados de julho, quando Campos era o candidato do PSB, Dilma tinha 36% das intenções de voto diante de 20% de Aécio e 8% de Campos. O Pastor Everaldo (PSC) aparecia com 3%. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro, Rui Costa Pimenta (PCO) e Eymael (PSDC) tinham 1% cada. Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuavam. Brancos e nulos somavam 13% e indecisos, 14%.
O levantamento do Datafolha foi feito entre 14 e 15 de agosto, com 2.843 eleitores em 176 municípios do País. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo BR-00386/2014 e tem margem de erro máxima de 2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.
Eduardo Campos é enterrado em PE; veja as imagens:
Milhares de pessoas prestam as últimas homenagens ao ex-governador pernambucano - 1 (© Márcio Fernandes Estadão)
Próximo
Anterior
Márcio Fernandes EstadãoMOSTRAR MINIATURAS
1 de 19

PERNAMBUCO: Corpo de Eduardo Campos é sepultado no Recife

Postado por Junior Ximenes em 17 de agosto de 2014

Cerimônias fúnebres reuniram 160 mil pessoas, de acordo com PM.
Ex-governador morreu num acidente aéreo em Santos, SP, no dia 13.
Do G1 PE

Família se despede, momentos antes do caixão de Eduardo Campos descer à cova (Foto: Reprodução / TV Globo)
Família se despede, momentos antes do caixão de Eduardo Campos descer à cova.
(Foto: Reprodução / TV Globo)

Foi enterrado na noite deste domingo (17), no Cemitério de Santo Amaro, o corpo do ex-governador e candidato à Presidência Eduardo Campos. O sepultamento foi seguido por uma multidão, que acompanhou o cortejo de cerca de dois quilômetros do Palácio do Campo das Princesas até o cemitério, na área central do Recife. De acordo com a Polícia Militar, somando velório, cortejo e sepultamento, participaram das cerimônias fúnebres cerca de 160 mil pessoas.
Ao chegar ao cemitério, o caixão com os restos mortais de Campos foi colocado num carro elétrico, que enfrentou bastante dificuldade para atravessar o caminho até o túmulo, devido à multidão. A viúva Renata Campos e os filhos foram dentro do veículo. Durante o percurso, a multidão jogou flores, aplaudiu, gritou "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro" e cantou o hino nacional.
Em frente ao túmulo, se acomodaram em cadeiras para assistir à cerimônia Renata, os filhos, a mãe de Eduardo Campos, a ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes, o irmão Antônio Campos, Marina Silva e outros familiares. Mas o caixão foi rapidamente sepultado, após o toque fúnebre de uma trompeta. Renata e os filhos se despediram com beijos no caixão e aos gritos de "Eduardo, guerreiro do povo brasileiro". Quando o caixão foi colocado no túmulo, fogos de artifício começaram a estourar e a homenagem durou 20 minutos.
O corpo de Campos deixou o Palácio do Campo das Princesas por volta das 16h30, depois de 14 horas de velório, num carro do Corpo de Bombeiros. As filas dos admiradores que queriam ver o caixão de perto - que chegaram a três quilômetros de extensão, de acordo com a  Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) - ainda estavam enormes no momento. Eduardo Campos morreu na quarta-feira (13), num acidente aéreo em Santos, que também vitimou quatro assessores, o piloto e o copiloto do jato.
Cortejo que leva caixão com o corpo de Eduardo Campos começa a se dirigir para o Cemitério de Santo Amaro, no Recife (Foto: Reprodução / TV Globo)Cortejo que leva caixão com o corpo de Eduardo Campos passa pela Ponte Princesa Isabel, em direção ao Cemitério de Santo Amaro, no Recife. (Foto: Reprodução / TV Globo)
Antes da saída do corpo, vários artistas populares prestaram homenagens ao ex-governador, cantando músicas que foram acompanhadas pela multidão e emocionaram a família de Eduardo Campos. Alceu Valença, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Edilza e Edy Carlos foram alguns dos nomes que cantaram canções como "Madeira de lei que cupim não rói" e "Caboclo sonhador". O poeta Antônio Marinho recitou versos de sua autoria, sobre o nascimento do filho caçula do ex-governador, Miguel, e de despedida, sendo muito aplaudido.
Missa em homenagem a Eduardo Campos Gnews (Foto: Reprodução GloboNews)Missa em homenagem ao ex-governador na Praça da República. (Foto: Reprodução GloboNews)Fonte: G1

HANSENÍASE, TUBERCULOSE E HIV/AIDS: Vidas marcadas pelo preconceito

Postado por JUNIOR XIMENES, em 18 de agosto de 2014

A série de reportagem "Estigmas da dor" traz um retrato da hanseníase, tuberculose, HIV/Aids no Ceará e mostra que essas doenças continuam não só como graves problemas de saúde pública, como ainda levam à exclusão social, o que prejudica o diagnóstico precoce, o tratamento e aumenta a letalidade

Image-0-Artigo-1681692-1
A fé é uma das saídas encontradas pelos pacientes em tratamento
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Na Idade Média, a sociedade considerava a hanseníase um castigo de Deus para punir os impuros. No século XIX, quando proliferaram os aglomerados urbanos e a tuberculose adquiriu características epidêmicas, dizia-se que a enfermidade acometia pessoas enfraquecidas pela vida devassa que levavam.
Com a Aids, a mesma história: apenas os promíscuos adquiririam o vírus HIV. Mesmo em pleno século XXI com todo avanço da Medicina, cura para a maioria das doenças e controle de outras, essas três enfermidades ainda carregam forte estigma social e pior do que isso, continuam mais vivas do que nunca, vitimando não só o corpo do infectado, como muitas vezes, excluindo-o da vida cotidiana em sociedade.
Para infectologistas, como Anastácio Queiroz, os desafios para conter o avanço dessas moléstias no Ceará são muito grandes e parecem crescer a cada ano. A tuberculose, por exemplo, é a doença infecciosa que mais mata no mundo - quase tanto quanto a Aids e a dengue juntas.
Anualmente, no Ceará, 2,4 mil pessoas contraem a hanseníase, enquanto outras 3,5 mil, a tuberculose, e mais de mil, o vírus causador da Aids, o HIV.
O medo, a desinformação, o preconceito levam ao silêncio, à fuga, à negativa por parte da maioria dos doentes. A negligência é outro fator que potencializa o perigo maior à transmissão, o abandono do tratamento e o aumento da letalidade.
Elinaldo tentou suicídio, José Pedro, perdeu a família, Francisca, o emprego e amigos. Não, eles não são personagens da História que viveram nos anos 40, 50 ou 80 no Brasil. São pessoas em dias atuais infectadas pela hanseníase, como Elinaldo; tuberculose, como José Pedro e HIV, no caso de Francisca. Os três lutam pela vida e contra o forte preconceito social que, segundo eles, gera muitas vezes mais sofrimento e sequelas do que as próprias enfermidades.
Perdas
"O primeiro baque na minha vida, após o diagnóstico da hanseníase, foi perder minha esposa e filhos. Ela simplesmente me deixou, levando as crianças. Fiquei sem chão. Teve um dia que coloquei veneno na comida e fiquei mexendo e olhando para o nada. De repente, como ato de Deus, a luz do sol iluminou a foto de minha filha e deu uma vontade incontrolável de ligar a TV. Estava passando uma reportagem sobre um rapaz sem braços e pernas surfando. Pensei, se ele pode, eu também posso enfrentar a doença, a dor e o abandono. Acho que foi um milagre", conta o ex-comerciário Elinaldo de Lima Leal, de 34 anos.
Ele foi o único paciente do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, situado no Centro de Fortaleza, a falar sobre o assunto. Ali, pelo menos 200 pessoas fazem tratamento e praticamente todas negaram ter a doença.
De acordo com a psicóloga Selma Câmara, geralmente, doenças que causam rejeição e preconceito provocam nos pacientes diversas reações, que variam de acordo com suas individualidades. A negação é uma dessas fases ou reações. "Os pacientes precisam enfrentar suas próprias dificuldades em relação à doença e também os preconceitos, que infelizmente, ainda vigoram. Vergonha, raiva, medo, fragilidade, insegurança povoam o universo dessas pessoas", diz ela.
A história de José Pedro Pereira, 31, é semelhante à de Elinaldo. Com diagnóstico da tuberculose, ele conta que "come o pão que o diabo amassou". "A vizinhança pediu logo que fosse embora da rua, pois não queriam ninguém "doente dos pulmões".
"Eles acham que somente com um olhar eu poderia transmitir a doença. Fui afastado do emprego, fiquei sem ter como me sustentar e minha família foi embora. Se não fosse por meu pai, que morreu dessa doença horrorosa no ano passado, nem sei o que teria sido de mim. Fiz promessas para todos os santos, me agarrei na fé para sobreviver. Hoje, tomo os remédios e tenho certeza de que ficarei bom. Meu maior sonho é ter meus filhos de volta", compartilha ele.
A primeira reação de Maria Francisca da Silva, 25, ao receber a confirmação de que tem o vírus transmissor da Aids, o HIV, no ano passado, foi chorar dia e noite. Depois veio o desespero e depressão. "Como iria ser minha vida dali por diante? Fiquei paralisada. Depois disso, passei a culpar meu ex-parceiro, Deus e o mundo. Nada me fazia tirar da cabeça que recebi uma sentença de morte. Foi preciso muita fé para buscar ajuda e começar a tomar o coquetel (medicamentos que controlam o vírus). Agora, mesmo com o afastamento dos amigos, vizinhos, de alguns familiares e sem conseguir emprego, eu tenho mais esperança no futuro", narra ela.
Cicatrizes
Na visão da professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria Dolores de Brito Mota, o estigma que acompanha essas pessoas é qualquer característica, não apenas física, visível, que não se coaduna com o quadro de expectativas sociais sobre determinado indivíduo ou grupo social. Geralmente, explica, as sociedades definem categorias acerca dos atributos considerados naturais, normais e comuns do ser humano.
"Defendo uma ação social ampla de construção de uma consciência cívica e cidadã através de uma disciplina sobre direitos humanos e diferenças, que deve ser ministrada desde a alfabetização até o ensino médio, considerando o nível de desenvolvimento e maturidade de cada classe escolar. Chegamos a um ponto que devemos assumir a importância dessa formação cidadã como fundamental para a nossa maturidade cívica", argumenta a professora.
Segundo Maria Dolores, as histórias de Elinaldo, Pedro e Francisca indicam que, apesar do esforço do setor público, a desinformação ainda é um gargalo ao diagnóstico e tratamento completo.
Lêda Gonçalves
Repórter

AINDA EM COMA: Laurinha recebe cuidados em casa

Postado por Junior Ximenes, em 18 de agosto de 2014
A história de fé e luta de Laurinha deu mais um passo com a transferência do hospital para casa, em Fortaleza. A menina, reconhecida internacionalmente desde a campanha "Acorda, Laurinha", ainda não recebeu alta médica, continua em estado de coma, mas já responde melhor a estímulos físicos.
Um quarto com a estrutura hospitalar foi montado na residência da família. Na "home care", Laurinha tem sessões diárias de fisioterapia e fonoaudiologia. Os aparelhos que a ela se conectam e auxiliam na respiração são acompanhados por equipe de médicos que se reveza nos cuidados. Uma equipe de enfermagem a acompanha 24 horas, assim como a família.
"Os cuidados continuam como no hospital. Afasta o risco de infecção hospitalar, mas toda a família segue a mesma orientação de antes para evitar qualquer infecção na nossa guerreira. A Laurinha é uma guerreira", afirma uma tia da criança. No quarto, uma porta de vidro aproxima os familiares e amigos próximos que a visitam. O pai, Ádamo Cruz, divide-se entre o trabalho e a dedicação plena à filha mais nova. Mas a própria família se faz equipe de revezamento na observação à menina. "É muito uma questão de paciência, que Deus nos dá, além de força. Somos muito gratos a tantas pessoas em oração. A Laurinha já é um milagre", afirma a tia.
Já faz algumas semanas desde a transferência de Laurinha para casa. O fato tornou-se público quando foi anunciado pelo padre Antônio Furtado, na Missa de Cura e Libertação, na última quinta-feira, para felicidade e vibração dos fiéis. A campanha Acorda, Laurinha, feita com o objetivo de recrutar pessoas em orações para a melhora da criança, é repercutida internacionalmente, seja em grupos de oração ou pela divulgação em cartazes, outdoors e nas redes sociais.
Nascimento
Laurinha nasceu no dia 6 de fevereiro deste ano, numa operação de salvamento, já que a mãe faleceu no hospital após sofrer choque anafilático. Desde então, o bebê estava no Hospital e Maternidade Gastroclínica. No mês passado, foi transferida para UTI pediátrica da Unimed, onde ficou por alguns dias até ser transferida para um quarto. Após reunião dos médicos, decidiu-se pela transferência de Laurinha.
"Estamos muito felizes com mais essa vitória da nossa pequena", afirmou Matheus Teixeira, criador do grupo Acorda, Laurinha, no Facebook, com mais de 90 mil seguidores.
Fonte: Diário do Nordeste
Imagem: Internet

CONSIGNADO FRAUDADO: INSS tem que devolver descontos de segurados

Postado por JUNIOR XIMENES, em 18 de agosto de 2014

Os valores foram descontados indevidamente de aposentadorias ou de pensões, diz TNU

Image-0-Artigo-1681864-1
Decisão desfavorável ao instituto foi tomada por grupo de 10 juízes
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é obrigado a devolver valores descontados indevidamente da aposentadoria ou pensão do segurado para pagamento de parcelas de empréstimo consignado fraudulento. O entendimento é da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU).
A TNU é formada por 10 juízes e tem como objetivo padronizar as decisões adotadas nos Juizado Especiais Federais (JEFs) espalhados pelo País. A sentença do colegiado foi emitida em julgamento de recurso interposto pelo próprio INSS contra decisões de primeira e segunda instância dos JEFs, que haviam concedido a uma segurada o pagamento em dobro dos valores descontados de seu benefício, bem como pagamento de indenização por danos morais.
Em seu recurso, o INSS valeu-se do despacho da Turma Recursal de Goiás, que considerou que o instituto não é obrigado a restituir ao segurado valores descontados de benefício para repasse ao banco responsável pelo empréstimo consignado. Para o instituto, na ocorrência de fraude, a responsabilidade seria apenas da instituição financeira.
Autorização
Em seu parecer, a relatora do processo na TNU, juíza federal Marisa Cláudia Gonçalves Cucio, argumentou que, embora o contrato de consignação tenha sido ajustado entre beneficiário e banco, a autorização de desconto deve ser obtida pelo próprio INSS. O banco somente pode colher diretamente autorização de consignação do beneficiário se for o responsável, ao mesmo tempo, pela concessão do empréstimo e pelo pagamento do benefício ao segurado.
Valor integral
Nessa situação, o INSS repassa o valor integral da aposentadoria ou pensão à instituição financeira credora, que se encarrega de fazer o desconto na renda mensal. Em seu voto, a relatora diz ainda que, no entanto, o próprio instituto publicou instruções normativas que não preveem a necessidade de o beneficiário apresentar autorização para o empréstimo.
Para a concessão do crédito, basta apenas o banco conveniado encaminhar à Dataprev, empresa de tecnologia da informação da Previdência Social, um arquivo magnético com o contrato de empréstimo.
Para ela, o INSS não pode, com base em ato normativo, editado por ele próprio, eximir-se da responsabilidade de verificar se o aposentado ou pensionista autorizou ou não o desconto em sua aposentadoria ou pensão.
Ao confiar somente nos dados repassados pela instituição financeira à Dataprev, o INSS assume o risco de efetuar descontos indevidos nos benefícios, por este motivo deve restituir os valores ao segurado. O voto da relatora foi acompanhado pelos demais juízes.
Fonte: Diário do Nordeste

TAUÁ: Carro desgovernado mata homem e atropela PMs

Postado por JUNIOR XIMENES em 18 de agosto de 2014
Image-0-Artigo-1681877-1
Segundo a Polícia, o carro que provocou o acidente trafegava em alta velocidade pela BR-020, no momento em que colheu as três vítimas
FOTO: REPRODUÇÃO
Uma abordagem policial acabou com dois policiais militares feridos e uma pessoa morta, na madrugada de ontem, às margens da BR- 020, na altura do Distrito de Carrapateiras, em Tauá (350Km de Fortaleza). De acordo com a Polícia, três militares da Força Tática de Apoio (FTA) do 13º BPM (Tauá), abordavam um motociclista, suspeito de estar portando uma arma de fogo, quando foram colhidos, por um veículo desgovernado.
Conforme informações da equipe da Delegacia Regional de Tauá (DRT), a patrulha da PM foi acionada por populares, que davam conta que o suspeito saía de uma festa, na localidade de Cipó, no mesmo Município, portando um revólver. Os policiais iniciaram uma perseguição à motocicleta indicada pelos denunciantes e conseguiram interceptar o condutor, Erivaldo Moreira de Souza, na rodovia.
Enquanto os componentes da FTA, identificados somente como Tairone, Teixeira e Oliveira, faziam os procedimentos de revista no motociclista, um automóvel, modelo Gol, de cor cinza, inscrito com as placas JLR-5039, guiado por Sonivaldo Ferreira da Silva, 32, veio na direção deles e o choque foi inevitável.
"O motorista estava embriagado e dirigia em alta velocidade. Estava tão prejudicado pela bebida, que alegou não ter visto ninguém na pista, mesmo a viatura estando com os faróis e os intermitentes ligados", declarou o delegado Gregório Neto, que ouviu e autuou o motorista Solonildo Silva em flagrante, durante o plantão de ontem, da DRT.
Feridos
Os soldados Tairone e Oliveira ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Municipal de Tauá. "Tairone fraturou uma das pernas e Oliveira sofreu escoriações. Nenhum deles corre risco de morte", disse Gregório Neto. Já Erivaldo Sousa, não resistiu a gravidade das lesões provocadas pelo impacto com o veículo e teve morte imediata.
O condutor do Gol conseguiu escapar do local do sinistro, mas acabou sendo preso, por volta das 10 horas de ontem, na localidade de Caiçara, onde estava escondido. Sonivaldo Silva foi submetido ao teste do bafômetro, que atestou que ele havia ingerido bebida alcoólica. Algumas garrafas de cerveja foram encontradas dentro de seu carro.
Autuado
O condutor do automóvel que provocou o acidente deverá responder pelos crimes de homicídio, lesão corporal e embriaguez ao volante. "Ele não responderá apenas pelo crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de dirigir embriagado, mas por homicídio, previsto no Código Penal Brasileiro (CPB). Ao dirigir após ingerir bebida alcoólica, ele assumiu o risco de matar", disse Gregório Neto.
Fonte: Diário do Nordeste