JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Funcionários de supermercado no Cariri eram obrigados a imitar macaco

O supermercado Bompreço terá que pagar indenização de R$ 50 mil a um ex-funcionário obrigado a imitar macaco, dançar e rebolar na frente dos colegas de trabalho. Os desembargadores da 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará consideraram que a empresa assediou o funcionário e deveria ser punida pelo dano moral provocado. A decisão reduz o valor determinado anteriormente pela 3ª vara do Cariri, que era de R$ 160 mil.
De acordo com uma testemunha que também trabalho para a rede de supermercados na Região do Cariri, sempre que empregados se atrasavam para as reuniões diárias eram obrigados a “pagar osso”, ou seja, dançar, rebolar e imitar macaco.
Na primeira instância, o juiz do trabalho Carlos Leonardo Carneiro já havia destacado que, por sua repetição, a humilhação caracterizava-se como prática de assédio. “A exposição de seus empregados ao ridículo não se encontra dentre as permissões outorgadas pela legislação aos empregadores”, lembrou.
Além da humilhação, a Justiça do Trabalho também considerou na condenação o fato de a empresa ter perseguido o funcionário após ele depor em outro processo trabalhista movido contra a empresa. E-mails apresentados como prova demonstravam que esse teria sido um dos motivos de sua demissão. Da decisão, cabe recurso.

Fonte: Ceará News 7

Filho do prefeito e atual vereador de Pedra Branca tem prisão decretada por tentativa de homicídio

O juiz Paulo Santiago A. S. Castro, da comarca de Pedra Branca, determinou a prisão temporária do vereador Jeová Albuquerque Vieira. Ele é acusado de tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil no dia 3 deste mês e já está preso. A decisão atende a um pedido feito pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Alexandre Pontes Aragão, que havia ingressado com uma representação contra ele no último dia 16. A decisão judicial foi publicada nessa mesma data. 
Segundo as investigações, o vereador, que é filho do atual prefeito municipal, já tem antecedentes criminais, pois, entre outras coisas, responde a uma ação penal por lesão corporal grave e também por invasão de domicílio qualificada. “O acusado revela-se, portanto, afeito à prática de crimes violentos e hediondos, além de se mostrar ousado, não demonstrando qualquer receio em afrontar a lei e a Justiça”, afirma o MP no documento. Para o promotor, a liberdade de  Jeová Albuquerque Vieira pode trazer medo à vítima e às testemunhas do caso em análise, dificultando sobremaneira os trabalhos de investigação. 
“Entendo ser necessária a decretação da prisão temporária neste momento para o aprofundamento e a lisura das investigações criminais no inquérito policial vindouro”, afirmou o magistrado, que, também a pedido do MP, expediu um mandado de busca e apreensão a ser cumprido nos imóveis do acusado.
A prisão temporária está prevista na Lei nº 7.960/1989 e tem duração de 30 dias, podendo ser prorrogada por mais um mês em caso de necessidade comprovada.

Fonte: Revista Central

Ataques a bancos no Ceará já chegam a 39 neste ano

Dois homens armados explodiram um caixa eletrônico na cidade de Guaramiranga, a 102 quilômetros de Fortaleza, no Maciço de Baturité. O crime ocorreu por volta das 2 horas da madrugada de ontem. Com esse sobe para 39 o número de ataques a estabelecimentos bancários no Estado neste ano

Testemunhas informaram à Polícia que os suspeitos utilizaram um veículo Punto na fuga. De acordo com informações do titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Raphael Vilarinho, eles atearam fogo e abandonaram o veículo na estrada. O delegado foi até Guaramiranga e realizou os primeiros levantamentos acerca do caso.

Ele informou que o grupo realizou duas tentativas de explosão. Na primeira tentativa, não obteve êxito. Já na segunda, a dupla conseguiu explodir o único caixa eletrônico da agência.

O titular da DRF acredita que, apesar das testemunhas presenciarem apenas dois homens na ação criminosa, outros suspeitos estão envolvidos no crime, inclusive oferecendo apoio na fuga.

Em relação à primeira tentativa de explosão ter falhado, o delegado ressalta que pode ser relacionada à inexperiência da quadrilha no manuseio de artefatos explosivos. A Polícia Militar também foi ao local e realizou buscas, mas ninguém foi preso. Foi possível identificar apenas a cor do veículo, que era cinza, mas os números da placa não foram visualizados, devido o estado em que ficou o carro após ser queimado pelos assaltantes.

Os PMs receberam a informação de que uma pessoa teria sido feita refém durante a fuga, mas a equipe da Polícia Civil que realizou os primeiros levantamentos, ainda durante a madrugada, não confirmou o rapto. Vilarinho informou que a Polícia Civil já possui uma linha de investigação, mas disse não ser possível a divulgação dos detalhes para não atrapalhar na apuração.

39º caso
Esse foi o 39º ataque a banco no Ceará em 2014. O último caso ocorreu no dia 13 de julho, quando duas agências bancárias foram invadidas no município de Pedra Branca, a 261 quilômetros de Fortaleza.

A quadrilha que agiu na cidade de Pedra Branca, como na ação cometida em Guaramiranga, teve problemas para concluir a ação criminosa.

Eles quebraram a porta de vidro do banco e o alarme de segurança do prédio disparou. O grupo ainda tentou explodir o caixa, mas não conseguiu.

Em seguida, o grupo se deslocou até o Banco Bradesco, cerca de 500 metros de distância da agência anterior. Foi quando houve a invasão.

Os assaltantes não conseguiram retirar o dinheiro do caixa antes de detonar os explosivos.

Alvo
O município de Guaramiranga já foi alvo de ataques a bancos em janeiro deste ano. Na ocasião, um caixa eletrônico do Banco Bradesco foi explodido.

O crime aconteceu na madrugada do dia 25 de janeiro. Um grupo formado por cerca de 12 pessoas instalou os explosivos e os detonou. Os assaltantes utilizaram armas de grosso calibre para intimidar as testemunhas. Na fuga, incendiaram um carro.

Diário do Nordeste
Caderno: CEARA

Bruno Pedrosa é primeiro candidato a deputado estadual a fazer campanha em Ipu.


O candidato a Deputado Estadual pelo PSC Bruno Pedrosa está na região cumprindo agenda que inclui caminhadas e visitas.

O candidato esteve presente em Ipu, com um time feminino de futsal. Uma das atletas afirmou: "Bruno tem meu voto, por que é o único candidato verdadeiramente da região e o único que vejo pelas ruas do Ipu"

Agenda de Bruno Pedrosa (PSC) para esse fim de semana:

  • Sexta-feira (25/07)
8h - Nova Russas (Caminhada no Mercado e visita a Sindicato Trabalhadores Rurais de Nova Russas)
12h - Ipueiras (Visitas a lideranças)

  • Sábado (26/07)
8h - São Benedito (Caminhada no centro)
13h - Guaraciaba do Norte (Visita a lideranças)








Obs.: Os comentários ab

Entrevista: Sumiço da caçamba em Ipu. Ficaram só as chaves da doação do Governo Federal


O caso da caçamba que sumiu de um estacionamento no Posto de Combustível Talismã, na Boulevard Sebastião Carlos, bairro da Mina, continua envolto em mistério. O repórter Francisco José publicou em seu blog informações novas a cerca desse furto que ainda é considerado pela Polícia como um mistério.

O fato que ocorreu na madrugada de segunda pra terça-feira da semana em curso, vem intrigando não só a polícia como a todos os ipuenses. Um caminhão caçamba do PAC 2 doado pelo governo federal para o município de Ipu, ainda sem placa, desapareceu sem deixar rastro literalmente.

O caso está sob a a apuração da Polícia Civil de Ipu. Na quarta-feira, (23/07), a delegada Dra Ana Paula ouviu esclarecimentos do chefe do gabinete Tião Rufino e o diretor municipal de transportes  Bosco Lopes.

As informações auferidas até o momento a esse respeito, é que a caçamba não foi ligada com a chave reserva, o diretor de transportes apresentou as duas chaves, e que a caçamba teria sido vista em Nova Russas. E sobre a retirada da caçamba do seu local de estacionamento: Ninguém viu, ninguém sabe!!

Para tanto o repórter Francisco José procurou o frentista do Posto em questão, que estava de plantão na ocasião em que ouve o furto do veículo. Trata-se da pessoa de Thiago, o mesmo justifica por que naquela noite não conseguiu perceber nenhuma movimentação nesse sentido. 

Vamos direto para a entrevista, ouça o que diz o jovem Thiago Gravações, como é mais conhecido:
-----------------------------------------
Fonte: Repórter Francisco José
Caderno: CIDADE PRINCIPAL

Varjota: Tubulação da adutora já está sendo colocada em direção à Nova Russas

Nos últimos dias, nesta segunda quinzena de julho (2014), a reportagem do site Roberto Lira Notícias esteve no percurso entre a sede do município de Varjota e o distrito varjotense de Croatá dos Martins, na rodovia CE que liga Varjota a Ipu, Ipueiras, Nova Russas e outros. 
Às margens da estrada, já está sendo montada a tubulação da adutora que está sendo construída pelo Governo do Estado, para levar água do açude Paulo Sarasate (Araras) para as cidades de Nova Russas e Crateús. 
Os canos estão sendo colocados e devem permanecer às margens da CE, em cima do chão, sendo enterrados apenas onde em locais onde há estradas carroçáveis, ligando a rodovia a localidades. Enquanto isso, muitos varjotenses economizam água, pois estão muito preocupados com o risco de faltar água em Varjota, caso não haja um bom inverno no próximo ano.
Apesar da COGERH ter afirmado que a adutora não prejudica Varjota e as demais cidades abastecidas pelo açude Araras, a maioria não consegue entender como não prejudica, caso não venha um bom inverno, pois o açude atualmente já abastece 5 cidades e dois perímetros irrigados (o de Varjota e o do Baixo Acaraú) e ainda passe a ser retirada água para mais duas cidades.
A maioria dos varjotenses concordam que os municípios precisam ser socorridos com água, mas que o governo deveria ter usado outra forma para isso. Ou pelo menos ter feito uma reunião para explicar e assumir compromissos nesta área, com os municípios beneficiados com o Araras, que está com um volume de apenas 17,3% de sua capacidade.

Fonte: RobertoLiraNotícias

Quixadá: Professor é assassinado a facadas e jogado dentro de açude

O professor Mário Bertoldo Nunes Neto, de 44 anos, foi morto a facadas na noite desta quinta-feira, 24, na periferia de Quixadá. Segundo informações da Polícia, o crime ocorreu na parede do Açude Cedro, um dos pontos turísticos mais visitados desta cidade do Sertão Central. A vítima foi resgatada de dentro do açude, por moradores daquela área, com nove perfurações pelo corpo, quatro no tórax, outras quatro na cabeça e ainda uma facada no pescoço.
Ainda de acordo com a Polícia, o professor havia chegado ao Açude Cedro na companhia de outro homem. Pouco tempo depois populares ouviram gritos, de desespero e viram um homem descer correndo, abrir a porta do veículo Corsa Classic, de placa HYH-8481, inscrição de Quixadá, pegar alguns objetos e fugir. O automóvel estava estacionado na entrada da rampa de acesso ao açude. Até a publicação desta edição, o autor do crime não havia sido identificado e os motivos do crime, ainda desconhecidos.
O professor Mário Bertoldo já havia exercido o sacerdócio. Era filho único. Atualmente ele era professor do Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará (IDECC). Ele costumava frequentar o Açude Cedro, inclusive à noite. Conforme amigos, era um dos seus locais preferidos.

Fonte: Diário Sertão Central

Mãe de ipuense preso na Rocinha como fornecedor de drogas, se diz surpresa com acusações ao filho

Dona Teté com o repórter Francisco José
Conversamos hoje com dona Tereza, ou simplesmente dona "Teté", como é mais conhecida por todos. Essa senhora é a mãe do jovem João Paulo de Oliveira Viana o "Paulinho", 29 anos, preso no Rio de Janeiro, na comunidade Rocinha, pela acusação de associação ao tráfico e tráfico de drogas. Paulinho ainda foi flagrado guiando um carro roubado. 

Dona "Teté" que reside na rua professor Arquimedes Memória, do lado da Casa de Cultura de Ipu, residência onde João Paulo se criou e viveu por muito tempo, ela está estupefata com esse acontecimento, foi pega totalmente de sobressalto, está muito surpresa com o fato do filho ter sido preso ante essas acusações pesadíssimas.
Casa da dona Teté,
Segundo nos falou, seu filho que é solteiro sempre foi de conduta exemplar, respeitador, trabalhador, uma pessoa de bem. Pra ela; ou houve um mal entendido muito grande, ou a polícia estaria usando o "Paulinho" como "bode expiatório", para justificar que estão coibindo o crime, haja vista, o que realmente pese contra seu filho, tenha sido ele ter comprado um carro roubado sem saber.

Que a justiça seja feita, não estamos aqui para julgar e muito menos condenar e nem absolver. Os desdobramentos das investigações dirão, se o ipuense João Paulo de Oliveira Viana, é culpado ou inocente. Mas não posso deixar de manifestar também a minha surpresa: estou boquiaberto com essa situação. Por isso procurámos a mãe do acusado para externar publicamente os seus sentimentos. Ouça o áudio abaixo: ------------------------------------


Entenda o caso:
Ipuense preso no RJ apontado como fornecedor de drogas para a Rocinha

Segundo a polícia, preso era responsável pela aquisição e tr