JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Como o buraco gigante na Sibéria, Rússia, pode ter se formado

Para relembrar: o buraco chamou a atenção na internet na semana passada, depois que foi postado um vídeo incrível gravado em helicóptero mostrando um “furo” gigantesco na superfície, com pedras e terra ao redor. Estima-se que ele tenha 80 m de diâmetro e 60 m de profundidade.

O que ele não é

Desde que o buraco foi descoberto, surgiram mais informações sobre ele – suficientes para riscar algumas teorias da lista.
Meteorito: “Nós podemos definitivamente dizer que não é um meteorito”, disse ao Siberian Times um porta-voz da delegação regional do Ministério de Emergências russo. Se você não acreditar, basta dar uma olhada nestas crateras realmente criadas por meteoros: elas são largas e pouco profundas, ao contrário do buraco. Também é bastante improvável que um meteorito desse tamanho iria cair na terra e passar despercebido por equipamentos sísmicos.
Ravina ou voçoroca: são buracos que se formam quando a água remove uma camada subterrânea do solo – em geral algo solúvel, como calcário ou mantos de sal. Vimos isso acontecerem 2010 na Guatemala e em 2013 na China, mas não é algo que aconteceria no solo congelado da Sibéria. Além disso, parece que a terra se levantou nas bordas do buraco, o que você não veria em uma ravina.
Aliens: poxa, gente…

O que poderia ser

Este buraco pode ser o resultado de fenômenos geológicos naturais típicos da região de Yamal. A prova visual talvez seja a foto abaixo:
yamal peninsula siberia
Abra a visão de satélite no Google Maps, e você verá que a região é marcada por diversos buracos, tanto grandes quanto pequenos.
O solo é composto por terra, gelo e rochas congeladas, uma combinação chamada pergelissolo (ou permafrost) e geralmente encontrada no Ártico. Mas o aquecimento global acelerou o derretimento desse solo; e a região abriga uma das maiores reservas mundiais de gás natural do mundo.
Ou seja, a melhor explicação para este buraco é uma combinação de gelo derretido, gás e aquecimento global, com um pouco de geologia estranha. Duas teorias tentam explicar isso:
Fuga de gás: à medida que o gelo derrete, bolsões de gás escapam violentamente, semelhante ao “estouro de uma garrafa de champanhe” – e nem sempre há explosões ou fogo. Anna Kurchatova, do Centro de Pesquisa Científica no Sub-Ártico, explicou ao Siberian Times como isso funciona: os cientistas não conseguiram encontrar qualquer evidência de danos térmicos para sugerir que o gás tinha explodido. A simples pressão de escape do gás seria suficiente para criar o buraco.
Colapso de pingo: a região abriga formações geológicas, chamadas de pingos ou hidrolacólitos, que são basicamente gelo coberto por terra. À medida que o gelo derrete, o pingo colapsa sobre si mesmo e deixa uma cratera. O buraco “é, obviamente, uma versão muito extrema disso”, diz Chris Fogwill, da Universidade de Nova Gales do Sul, ao Sydney Morning Herald. Fogwill também diz ser possível que o gás natural tenha contribuído com a formação do buraco.
De um jeito ou de outro, cientistas russos estão estudando o buraco agora mesmo. Entramos em contato com a equipe e traremos informações adicionais – especialmente se forem aliens…
Foto por Siberia Times

conforto para quem perdeu a mãe – JUNIOR XIMENES E SUA PALAVRA AMIGA AOS OUVINTES

Hoje, você está triste e sentindo o forte e doloroso sentimento de ter perdido a sua querida mãe. Infelizmente vivemos num mundo de pecado onde temos que passar por essa difícil e dura etapa da morte.

Hoje você está abatido/a e sofrendo muito. A sua mãe já não está mais ao seu lado. Um tempo de luto, de choro e de aceitação se faz necessário para poder colocar para fora toda essa angústia de vivenciar a morte. Jamais nos acostumaremos com a morte, pois não fomos criados para morrer. No coração do se humano existe um buraco do tamanho da eternidade. Um buraco do tamanho do nosso Deus. Um buraco que somente Ele pode preencher. Nada mais.

Não fique triste demasiadamente. Não se entregue a depressão. Aquilo que, hoje, você considera como perda é na verdade mais uma etapa que todos nós temos que passar. Você só vai ficar distante por um tempo maior do que o de costume. É como se a sua mãe fizesse uma viagem muito longa. E de fato é assim mesmo.

Saiba que todos aqueles nossos queridos que já partiram dessa vida, agora, estão todos dormindo nos braços do Senhor Jesus Cristo. Você pode estranhar:

Dormindo! Como assim? O Senhor Jesus Cristo nos ensinou:

E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.

João 11:11


O Senhor Jesus nos mostrou o que acontece quando alguém parte deste mundo. A pessoa agora passa a dormir o sono da morte. Para o nosso espírito, a morte é apenas um descanso. É um tempo de transição que, para nós, parece demorar uma eternidade, mas no mundo espiritual não é assim. A nossa vida diante de Deus é apenas um sopro ou um simples vapor que sobe e logo se dissipa pelos ares:

3 Tu reduzes o homem ao pó, e dizes: Voltai, filhos dos homens!
4 Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite.
5 Tu os levas como por uma torrente; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce;
6 de manhã cresce e floresce; à tarde corta-se e seca.

Salmo 90:3 a 6

O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa. - Salmo 144:4

No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. -Tiago 4:14


Existe outra palavra de Deus que também nos ensina sobre essa desconhecida e misteriosa etapa das nossas vidas:

Os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Eclesiastes 9:5 a 6

Alegre-se! A sua querida mamãe já não sofrem mais. Ela não têm mais desespero, ela não tem mais medo e ela descansa tranquilamente nos braços amorosos do Senhor Jesus Cristo. Quando chegar o grande momento da nossa existência espiritual, a nossa ressurreição, ela havera de ressuscitar para a vida eterna por causa da volta Gloriosa do nosso Senhor Jesus Cristo. O Apóstolo Paulo nos ensinou:

A vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. - Colossenses 3:3 a 4


Por isso o Senhor Jesus Cristo nos disse:

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

João 14:1

Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; - João 11:25

Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. - João 6:40

Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. - João 6:44

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. - João 6:54

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. - João 14:2

Queridos! Não devemos ficar tristes com a morte de alguém que muito amamos, pois estas pessoas não estão sofrendo e muito menos estão tristes. Com certeza elas estão muito melhores que nós, pois já não vivem nesse mundo de pecado e já estão preparadas para se encontrarem com o Senhor da Glória que na sua volta levará todos os seus filhos para Nova Jerusalém a Cidade Eterna na qual não há dor, sofrimento, mentira, pecado, doença e nem morte. 

Na Cidade Eterna não há nem mesmo o nosso tão querido sol, pois a Glória do nosso Deus é quem vai nos aquecer e nos iluminar. Isso não é maravilhoso. É lá que os nossos amados irão estar. Nós, em breve, voltaremos a nos encontrar com eles. Por isso não devemos ficar tristes por que os nossos amados foram na nossa frente. Com certeza, quando o Senhor Jesus nos levar para lá, eles haverão de estar lá também e, novamente voltaremos a nos falar, abraçar  e beijar. Portanto! espere em Deus. Aguente firme porque na Nova Jerusalém a grande felicidade voltará de maneira extraordinária a inundar todos os nossos corações Amém!

Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida. Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. -Apocalipse 21: 4 a 7

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. - João 14:27


Fique na paz do senhor Jesus Cristo.

VISITAR ÓRFÃOS E VIÚVAS DIZ A PALAVRA DE DEUS

Visitar Órfãos e Viúvas  (mp3)
Tiago escreveu um dos livros mais práticos da Bíblia. Ele fala sobre a importância de mostrar fé ativa e obediente, e de deixar a palavra de Deus entrar nas profundezas do coração. O evangelho exige mudanças radicais na vida do discípulo. Devemos ser guiados pela sabedoria divina e não pela terrena. Temos que tratar outros com igualdade, dominar a língua, evitarcontendas carnais e procurar a salvação dos outros.

No meio desses conselhos, ele descreveu bem a religião que agrada a Deus: "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo" (Tiago 1:27). Através da Bíblia, órfãos, viúvas e pobres são as pessoas que mais necessitam da bondade dos servos de Deus, e cada discípulo deve estar pronto e disposto a ajudar. A caridade faz parte do orçamento do verdadeiro cristão (Efésios 4:28). Quando ajudamos pessoas carentes, estamos servindo a Deus e receberemos a recompensa dele (Mateus 25:34-40). Se negarmos a ajuda necessária, seremos condenados por Deus (Mateus 25:41-46). Esses trechos enfatizam o segundo grande mandamento (Mateus 22:36-40).

Obedecer esses mandamentos exige trabalho e sacrifício. Muitos cristãos adotam crianças carentes, levam comida às viúvas, cuidam das necessidades dos pobres, etc. Outros inventam desculpas para fugir dessas responsabilidades, achando que o governo, a igreja ou alguma instituição humana pode assumir a responsabilidade que Deus deu para cada um de nós. Leia de novo as passagens citadas acima. Cada pessoa tem que se manter incontaminada do mundo. Cada pessoa será julgada. Cada pessoa precisa administrar o dinheiro que ganha e ajudar outros.

Vamos olhar ao nosso redor e ver as muitas oportu-nidades para ajudar pessoas necessitadas. Aquele que não pratica o que Tiago 1:27 manda enfrentará uma surpresa triste no último dia.

- por Dennis Allan

SEGUNDA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2014 Dois deputados estaduais anunciam apoio à candidatura de Eunício Oliveira

Deputado Vanderlei Pedrosa e o candidato ao governo do Ceará Eunício Oliveira
Herminio Rezende (PROS) e Vanderlei Pedroza (PTB) confirmam adesão ao nome do PMDB.
Bruno Pedrosa
O deputado estadual Herminio Rezende (PROS), confirmou neste final de semana adesão à candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB). A informação chega como uma bomba na disputa eleitoral, pois é um dos primeiros parlamentares a anunciar livremente que não apoia a candidatura de Camilo Santana (PT), lançada pelo governador Cid Gomes.

Dessa forma, Hermínio automaticamente desiste da concorrer a uma nova eleição, temendo ser enquadrado em infidelidade partidária. Outro que também voltou atrás e anunciou apoio a Eunício é o deputado Varderlei Pedroza (PTB), que também não disputará eleição, mas lançou o filho Bruno Pedrosa (PSC), que seguirá com adesão a candidatura de Eunício. via: Ceará News

Tire suas dúvidas sobre o PIS/PASEP 2014--Veja quando você pode sacar seu abono do PIS / Pasep

 Tire suas dúvidas sobre o PIS/PASEP 2014
pis


O benefício do Pis e Pasep de 2014 começou a ser pago neste mês conforme datas estipuladas pelo governo federal. O Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que deverá beneficiar até 23 milhões de trabalhadores, e muitas pessoas estão com duvidas sobre o beneficio, por conta disto resolvemos tentar esclarecer as dúvidas mais frequentes das pessoas.

Principais duvidas sobre o PIS PASEP 2014

Empregados domésticos tem direito ao PIS ?
Não, porque o empregado doméstico, mesmo com carteira assinada, está vinculado a uma pessoa física (a pessoa que o contrata). Somente quem trabalha para pessoa jurídica, como uma empresa, tem direito ao PIS se atender a outras exigências, como receber até dois salários mínimos mensais em média.
Como sei se tenho direito ao PIS ?
Basta se dirigir a qualquer Agência da Caixa Econômica Federal, com sue RG e o número do PIS. Caso tenha o Cartão Cidadão, poderá verificar em Casas Lotéricas, nos terminais de auto-atendimento da Caixa e também nos correspondentes Caixa Aqui.
Contribuo como autônomo, vou receber o PIS ?
Não. O PIS não está vinculado à contribuição para a Previdência, o PIS é uma cota complementar a ela efetuada por empresas ou, no caso do Pasep, pelo serviço público.
Militares tem direito ao beneficio ?
Sim, mas ao PASEP Nesse caso, basta atender aos demais critérios, como receber até dois salários mínimos mensais, em média, estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano da apuração.
Quem começou a trabalhar em julho de 2009, por exemplo, já tem direito ao PIS?
Sim. Segundo a assessoria de imprensa da Caixa Econômica, o que vale é ter sido cadastrado no PIS/Pasep até o final de 2009.
A Caixa tem algum telefone para tirar duvidas ?
Sim, a Caixa Econônica Federal lançou um serviço de atendimento telefônico específico para usuários de benefícios sociais, que é 0800-726-0207 .
Trabalhador rural não tem direito?
Depende. Se ele for vinculado a uma pessoa física, não tem direito. Pode receber o PIS somente se for vinculado a uma pessoa jurídica, como uma empresa agrícola, por exemplo, e atender aos demais critérios.
O que precisa para sacar o dinheiro?
Apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho ou o cartão do PIS/Pasep,o pagemento pode ser retirado na Caixa Econômica, Loterias e Caixa Aqui.pis

Veja quando você pode sacar seu abono do PIS / Pasep

Somente em 2014 o governo deverá pagar mais de 17 bilhões de reais em benefícios do abano salarial, tem direito a receber o abono o trabalhador com pelo 5 anos de cadastro no PIS / PASEP, e que tenha trabalhado no minimo 30 dias em 2013 com carteira assinada, em caso de funcionário nomeados no serviço publico tenha recebido em média até dois salários mínimos por mês.
Para os trabalhadores do setor privado, o pagamento será com base na data de nascimento, mas quem possui conta na Caixa Econômica Federal receberá antes, mas a conta deve ser individual e ter saldo positivo. O governo informa que cerca de 23 milhões de trabalhadores tenham direito a receber o benefício. Segundo a Caixa Economica Federal, os inscritos no PIS que tiverem o Cartão do Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui.
Já para os servidores públicos, o Pasep pode ser sacado no Banco do Brasil, e o pagamento segue o número de inscrição. Correntistas também têm o benefício creditado.
Confira o cronograma de pagamento :
Tabela PIS
Nascidos emRecebem a partir deRecebem até
Julho15 de julho de 201430 de junho de 2015
Agosto22 de julho de 201430 de junho de 2015
Setembro31 de julho de 201430 de junho de 2015
Outubro14 de agosto de 201430 de junho de 2015
Novembro21 de agosto de201430 de junho de 2015
Dezembro28 de agosto de 201430 de junho de 2015
Janeiro16 de setembro de 201430 de junho de 2015
Fevereiro23 de setembro de 201430 de junho de 2015
Março30 de setembro de 201430 de junho de 2015
Abril14 de outubro de 201430 de junho de 2015
Maio21 de outubro de 201430 de junho de 2015
Junho31 de outubro de 201430 de junho de 2015

Somente cinco distritos do Ceará atendem novas regras para emancipação


jurema
Distrito de Jurema, em Caucaia.
Somente cinco distritos do Ceará têm condições para iniciar o processo e emancipação, caso o novo projeto que estabelece regras de criação e novos municípios seja aprovado no Congresso Nacional. No projeto anterior, vetado pela presidente Dilma Rousseff que alegou que haveria aumento de despesas, os critérios apontavam para 18 distritos cearenses que se enquadravam na regra da população mínima para iniciar o processo de emancipação.
Com o novo projeto, a população mínima exigida passou de 8.400 para 12 mil habitantes no Nordeste. Atualmente, de acordo com a população estimada pelo IBGE, os distritos de Jurema, em Caucaia, (132.502 mil habitantes), Pajuçara, em Maracanaú (20 mil), Iguape, em Aquiraz, (28 mil), Juritianha, em Acaraú (12 mil) e Almofala, em Itarema (13 mil), estão dentro do novo perfil. A regra, no entanto, poderá ser burlada casos dois distritos próximos desejem se unir para conquistar a emancipação.
No Sul e Sudeste, o mínimo passou de 12 mil para 20 mil. Para Norte e Centro-oeste, a exigência é de 6.000 habitantes. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, diz que o novo projeto foi uma “resposta equivocada” e voltou à tona apenas por interesse eleitoral. Para ele, regiões como Norte e Centro-Oeste deveriam ter regras mais facilitadas. Mais detalhes no Bate Papo Político do Jornal Alerta Geral desta terça-feira (22/07), na Rede SomZoom Sat (FM104,3 Fortaleza e RMF) e mais 22 emissoras no Interior do Ceará.

Equipe do Fantástico é ameaçada e assaltada durante investigação


No início da tarde da quinta-feira (17), no interior do Maranhão, os repórteres Eduardo Faustini e Luiz Cláudio Azevedo investigavam denúncias de desvio de dinheiro público em duas cidades: Anapurus e Mata Roma, que ficam a cerca de três horas e meia de carro da capital, São Luís.

A equipe parou para almoçar em uma churrascaria, na estrada que liga os dois municípios. Depois do almoço, já no carro, os repórteres foram surpreendidos por um outro carro, que saiu da estrada e bloqueou a equipe. Três homens saltaram e apareceram mais quatro a pé.

O bando cercou os repórteres. Dois bandidos entraram no banco de trás. Os repórteres explicaram que são jornalistas da TV Globo e estavam trabalhando em uma reportagem para o Fantástico e saíram do carro, para evitar o que parecia um sequestro. Foi quando um dos homens tomou a câmera da equipe. Os ladrões fugiram em dois veículos, levando a câmera.

No início da noite, testemunhas já tinham identificado alguns dos envolvidos. “Eles são envolvidos com política. Trabalham na prefeitura. São lá de dentro”, afirmou uma delas.
Ainda na quinta-feira (18), a polícia identificou e prendeu o PM Raimundo Silva Monteles. Ele é sobrinho da prefeita de Anapurus, Tina Monteles.

“Ele confirmou que participou da ação. Diz que foi convidado para acompanhar dois ou três funcionários da prefeitura de Anapurus para se deslocar para determinado local”, afirma Zanoni Porto, comandante-geral da PM do Maranhão.
Durante todo o fim de semana, a polícia fez buscas nas cidades de Anapurus e Mata Roma, à procura dos suspeitos e do equipamento que foi roubado. As investigações continuam, e, pelas características do crime, a polícia acredita que não tenha sido somente um roubo, mas uma tentativa de interromper o trabalho dos jornalistas.
Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão se diz preocupada com ações criminosas que buscam impedir a livre atuação da imprensa na investigação de fatos de interesse público. A associação pede a apuração no caso e punição dos autores, para que a liberdade de imprensa e o acesso dos cidadãos à informação sejam assegurados.

Também em nota, a Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, afirma que identificar e punir todos os responsáveis é indispensável, para que a impunidade não estimule a repetição de casos semelhantes. E o Instituto Internacional de Segurança da Imprensa, sediado em Londres pede que os agressores dos jornalistas sejam levados à Justiça.

A polícia pediu a prisão de mais três pessoas: o secretário de Finanças de Arapurus, Jairo Lisboa de Sousa; o ex-candidato a vereador Manoel Francisco Monteles Neto; e Agnaldo Henrique Alves.

Em nota, a Prefeitura de Anapurus lamenta o ocorrido e pede às autoridades que esclareçam as circunstâncias do caso.
“Com relação aos parentes, a cidade de Anapurus, quase todo mundo é parente de todo mundo. Com relação a isso não tem nenhum problema. Com relação a servidores do município envolvidos, serão responsabilizados”, diz Márcio Wendles, advogado da prefeita de Anapurus-MA.
“Quando você atenta contra uma equipe de jornalistas, você tá atentando realmente à democracia e vamos ser duros”, destaca Marcos Afonso, secretário de Segurança do Maranhão.

A denúncia sobre um esquema de laranjas que movimenta R$ 30 milhões, dinheiro público, em cidades pobres do interior do Maranhão foi o que levou os jornalistas da TV Globo a serem ameaçados e assaltados. São contratos municipais nas mãos de empresas suspeitas, muitas delas não têm sede, e nem capacidade de prestar o serviço. Mais uma vez, quem paga a conta é o cidadão comum. E o sofrimento começa na mais básica das necessidades.

“Quando eu acordo de manhã, venho para essa ponta de mato aqui fazer necessidade, xixi. Tudo pra cá”, conta a lavradora Maria Santana.
A vizinha dela teve mais sorte, aparentemente. Dona Maria mostra o banheiro construído pela Prefeitura há menos de dois anos. A pia é de plástico. “Um parafuso aqui, outro aqui. Isso aqui, qualquer coisinha quebra tudo. Nada presta aqui”, ela diz.

Mata Roma e Anapurus são cidades pequenas, cada uma com pouco menos de 16 mil habitantes. Moradores da Zona Rural sofrem com a falta de saneamento básico.
A lavradora Cristiane Teixeira nunca usou um banheiro. “Tenho 21 anos, nasci aqui e nunca usei. Nunca tomei banho de banheiro”.

Dorival Mendes Nascimento, lavrador, mora há 40 anos na região e nunca teve água em um chuveiro: “Tem que tirar água do meu poço, e agora chegou esse poço”.
Mas, para os moradores, o poço ainda não chegou de vez. “Eles apareceram para fazer esse poço, final de maio, agora de 2014. Só fizeram furar”, diz Cristiane Teixeira dos Santos, lavradora.
Nos dois municípios, essas obras são feitas com dinheiro público. Empresas negociaram nas duas cidades contratos que, somados, chegam a R$ 30 milhões.

Em Mata Roma, a construtora Santa Margarida recebeu, só em 2012, mais de R$ 2,2 milhões para abastecimento e saneamento. A proprietária é Rejânia Maria Pinheiro dos Santos. Ela se recusou a falar com o Fantástico.

Em uma rede social, Rejânia aparece em uma foto abraçando José Ári, irmão de criação dela. No papel, José Ári é dono de outra construtora, a São Lourenço, que presta serviço ao mesmo município. Também no papel, a São Lourenço é capaz de fazer perfuração e construção de poços de água.

Mas veja o que José Ári responde quando o repórter Eduardo Faustini pergunta pela empresa.
José Ári: Que empresa?
Faustini: A sua empresa, que você presta serviço.
José: Eu?
Faustini: É.
José: Eu não. Não é eu, não.
Faustini: Você não tem empresa?
José: Não.
Em seguida, ele dá outra explicação: “Eu saí há uns três meses”.
Técnicos da Controladoria-Geral da União fiscalizaram as obras feitas com dinheiro público no município. Segundo o relatório da CGU, a construtora São Lourenço, de José Ári, não está apta a executar obras ou serviço de engenharia.
Outro esquema é no aluguel de veículos para a mesma prefeitura. Segundo a CGU, as locadoras Matarromense e Abiviagens receberam, em apenas um ano, R$ 537 mil pelo serviço de transporte escolar.
No papel, Valdecy Garreto Silva é o dono da Matarromense, uma das maiores locadoras da região. A empresa também tem contratos em Anapurus.
Faustini: O senhor é o único dono dessa empresa?
Valdecy: Não, é um irmão meu que... Eu tenho um irmão meu. É só no meu nome, ela, mas ele que resolve tudo aí.
Faustini: Quanto o senhor ganha nessa empresa?
Valdecy: Eu não sei nada.
Josivan, irmão de Valdecy, foi vereador em Mata Roma e tem mais empresas de locação de veículos. Na rua que consta como endereço no registro da Matarromense, não existe empresa nenhuma, e nem casa com a numeração fornecida à junta comercial. Josivan não foi encontrado pelo Fantástico.
A outra locadora que atende à Prefeitura de Mata Roma se chama Abiviagens. Segundo a CGU, os pagamentos à empresa, de R$ 537 mil, não poderiam ter sido feitos devido a várias irregularidades. Na sede da Abiviagens, encontramos Elânia Araújo de Almeida. Ela é funcionária da Prefeitura de Mata Roma desde 2006. Mesmo assim, foi sócia do marido, Abimael Reis, quando a Abiviagens já tinha conseguido o contrato municipal.
Faustini: Você é sócia da empresa.
Elânia: Não.
Faustini: No contrato, você não está?
Elânia: Não, eu saí.
Faustini: Você passou as suas cotas pra quem?
Elânia: Foi... É outra pessoa. Parece que a filha dele.
Procurado pelo Fantástico, Abimael Reis não quis falar.
São muitos os laranjas nessa história. Mas encontramos ainda mais irregularidades.
Em Anapurus, onde a população se queixa da falta de saneamento básico, o mestre de obras que fiscaliza a construção dos banheiros diz que recebe o salário em dinheiro vivo, diretamente das mãos do secretário de Infraestrutura, Júlio Neto. “Eu recebo pelo Júlio Neto. É dinheiro “em peça” mesmo. O patrão passa o dinheiro pra mim, pago meus trabalhadores. E é assim”, ele conta.

O secretário de Infraestrutura de Anaparus – MA, Júlio Neto, nega a irregularidade nos pagamentos: “Ele recebe da construtora, viu? Agora, eu vou fiscalizar. Eu tenho que fazer a minha parte como secretário”.
Ainda em Anapurus, a empresa Premier tem R$ 3 milhões em contratos para construção e manutenção de estradas e ruas. No papel, o dono é Javé Ferreira da Costa Lima. Só que ele é operário concursado da empresa de águas do estado.

Faustini: Só um minuto. Eu quero falar sobre a sua empresa. Por que você não pode falar?
Javé: Não quero falar.
Faustini: Só um instante.
Javé: Dá licença!
Faustini: eu preciso falar contigo
Javé: Não tenho nada para falar
Faustini: Eu quero falar sobre a sua empresa que presta serviço para a Prefeitura de Mata Roma.
Procurada pelo Fantástico, a prefeita de Mata Roma, Carmen Neto, não foi encontrada nem retornou recado que nossa equipe deixou na Câmara de Vereadores.

Já o advogado da prefeita Tina Monteles, de Anapurus, diz que ela não cometeu irregularidades: “Nós temos todos os processos licitatórios na maior transparência. Todas as obras estão lá”, afirma.
G1
Caderno: NACIONAL