JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 4 de julho de 2014

RESIDENTE DO TRE RECEBE DO TCM LISTA DE GESTORES COM CONTAS DESAPROVADAS

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Iracema do Vale, recebeu em seu gabinete, na tarde de quinta-feira, 3/7, a visita do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco Aguiar, que entregou ao TRE e ao Ministério Público Eleitoral, cópia da lista de gestores com contas desaprovadas elaborada pelo TCM.
A presidente do TRE agradeceu ao presidente do TCM, “que gentilmente nos visitou para entregar esta lista que será muito importante no julgamento dos registros de candidatura para as eleições 2014, que já começa na próxima semana”. A desembargadora Iracema do Vale disse ainda que “no momento, a bola está com o Ministério Público Eleitoral, através do procurador Rômulo Conrado, que analisará caso a caso e, se necessário, fará as denúncias contra candidatos que possam integrar a lista do TCM”.
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Francisco Aguiar, afirmou que “a lista é fruto de um trabalho criterioso que já está disponível no site do TCM, com livre acesso para quem quiser consultar”.
Na lista divulgada pelo TCM constam 9.694 processos. Deste total, 4.115 são relacionados às contas desaprovadas de prefeitos e gestores, sendo que 1.648 por improbidade administrativa. Todos os 184 municípios cearenses têm gestores incluídos na lista.
Da entrega da lista do TCM ao TRE estiveram presentes ainda o corregedor regional eleitoral, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, o procurador regional eleitoral, Rômulo Parente, e o conselheiro do TCM, Hélio Parente. (TRE/CE) via Sobral de Prima

Duas farmácias são assaltadas em Santa Quitéria

Na noite desta quinta-feira (03), duas farmácias foram assaltadas na cidade de Santa Quitéria.
A primeira ação criminosa aconteceu, por volta das 18h30min, na Rua Cel. Manoel Alves esquina com a Rua João Pinto de Mesquita, no centro desta cidade de Santa Quitéria, a vítima, Alexandra Lobo Braga, teve sua farmácia (Farmácia do Iran) roubada por dois indivíduos, provavelmente apenas um armado com arma de fogo, que anunciaram o roubo. De acordo com informações de um funcionário farmácia, os elementos levaram o dinheiro que se encontrava no caixa do estabelecimento comercial e seguiram sentido a Igreja Matriz. 
Logo depois, não satisfeitos com o assalto os indivíduos adentraram na farmácia São Carlos, que fica na Rua Cel. Manoel Alves, a vítima foi Gilvan Soares da Silva (proprietário do estabelecimento), nesta anunciaram o roubo, ameaçaram os funcionários para que virassem de costas, recolheram o dinheiro do caixa e tomaram rumo ignorado.
A Polícia Militar foi acionada e realizou diligências com o propósito de prender os assaltantes.

Registrar um Boletim de Ocorrência virou uma aventura perigosa em Sobral

Uma enorme fila para registrar um simples B.O na Delegacia Municipal de Sobral. A situação que vem se repetindo todos os dias, está gerando revolta e em muitos casos as vítimas deixam de registrar ocorrências policiais por conta do descaso e obstáculos criados. Um deles foi à criação de senha, que segundo os agentes públicos, é para facilitar o serviço.
A grande demanda de ocorrências policiais no município de Sobral mudou a rotina da Polícia Civil, que além da falta de equipamentos de trabalho, só atendem até 25 vítimas que ali chegam à procura de ajuda. Registrar um B.O também pode ser feito no site da delegacia virtual, mas segundo reclamações de quem tentou pela internet, são necessárias, várias tentativas, é preciso muita sorte para conseguir concluir o passo a passo.
O frio e o grave risco de passar parte da madrugada sentado, ou até deitado na calçada da delegacia, virou algo comum de se ver. "Tive que chegar aqui as 04h00min da manhã, espero ser atendido", comentou o Senhor Francisco Viana. Procurados pela nossa equipe, os servidores reclamam a falta de agentes e até matéria prima como papel.
Há poucos meses a sociedade aplaudia as frequentes ações policiais em cumprimento a mandados de prisão contra traficantes neste município, mas agora a situação não parece ser mais a mesma. Policiais desmotivados foram o que encontramos nos corredores do prédio.

Fonte: Welington Macedo

Ubajara: Dona de casa de prostituição é presa por exploração sexual de menor hidrolandense

A Polícia Militar prendeu na noite da última terça-feira (01), Marilene Moura da Silva, 26 anos, natural de Ipueiras. A mesma foi acusada de manter uma casa de prostituição no Sítio Suminário, zona rural do município de Ubajara. A mulher ainda foi autuada por corrupção de menores. No local foi encontrada, a menor A. E. R. B., 17 anos, natural de Hidrolândia.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a adolescente disse que fazia programas em um quarto do estabelecido mantido por Marilene. Em troca, Marilene recebia R$ 15,00 da garota de programa. 
De acordo com a Polícia, a acusada foi encaminhada à Delegacia Regional de Tianguá, onde foi autuada no Artigo 244-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por corrupção de menores.

Entrevista: Homem que deu entrada no Hospital Municipal de Ipu com umferimento no peito, conta a sua versão


Cláudio Paiva, 56 anos, residente na Rua Anastácio Martins, bairro Reino de França recebeu em sua casa o repórter Francisco José e contou a sua versão do acidente que acabou lhe deixando ferido no peito, as primeiras informações davam conta de que o ferimento era possivelmente de bala.

Segundo Cláudio relatou ao repórter Francisco José, que não foi arma de fogo. Ele estava numa casa de propriedade da família no Sítio Centro, próximo ao Sítio São João na Serra, fazendo a poda de uma árvore, um pé de Jaca, quando o galho quebrou, a faca com a qual fazia o serviço, cortou seu peito e ele ainda caiu sobre uma cerca de arame.

Os ferimentos não foram graves, tanto que o mesmo foi liberado de imediato pelo médico da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

Áudio
Ouça no áudio abaixo a entrevista com o vendedor de água que conta como o acidente ocorreu.

Caderno: CIDADE IPU

Viaduto desaba na Avenida Pedro I, em Belo Horizonte Postado por Ataliba Freitas às 12:08

Um viaduto desabou na tarde desta quinta-feira (3), na Avenida Pedro I, próximo à Lagoa do Nado, região da Pampulha, em Belo Horizonte. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa morreu e dez ficaram feridas.
Dois caminhões e um carro foram atingidos. Além deles, a estrutura atingiu um ônibus suplementar, linha de transporte público que usa micro-ônibus. O trânsito está interditado no local.
Três dos feridos foram levados pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Risoleta Neves, em Venda Nova, próximo do acidente. O estado de saúde não foi divulgado.
O viaduto, que saia da Rua Olímpio Mourão e passava sobre a Avenida Pedro I, estava em construção. O acidente aconteceu na Região da Pampulha, onde está o estádio Mineirão, que vai receber uma partida da semifinal da Copa do Mundo na próxima terça-feira (8).

Fonte: G1 Minas Gerais

Plantação de legumes em cemitério do Interior causa polêmica

“Nesta terra, em se plantando, tudo dá”, a celebre frase na carta de Pero Vaz de Caminha escrita ao rei Dom Manuel, de Portugal, quando chegou ao Brasil, acaba de ressuscitar num cemitério público de uma pequena cidade do Interior do Ceará, Choró, situada a 180Km da capital cearense. O motivo, uma parte da área do campo fúnebre foi transformada em horta. Aproveitando as horas vagas, o coveiro arou a terra e plantou milho, feijão e melancia.
A colheita ia ser iniciada agora no fim de junho, mas alguns curiosos começaram a bisbilhotar no cemitério e preocupado com a possibilidade de perder o emprego o coveiro resolveu arrancar as plantações de grãos. No local, além das covas e cruzes, restaram apenas algumas melancias. “A judiação seria até maior do que o que fazem aqui com os mortos quando a gente não está vigiando”, desabafou o servidor público. Ele se referia a violação dos túmulos para realização de rituais de magia negra.
No caso das melancias, como estão amadurecendo, com mais alguns dias já estão no ponto de colheita para levar a mesa. O coveiro, o qual teve seu nome preservado para evitar deboches e hostilidades, pretende saborear as melancias com sua família. Para ele, os mortos não vão reclamar, até porque cuida do cemitério com muito carinho e zelo. Tudo está sempre limpinho. Ele havia resolvido cuidar da horta dentro do cemitério porque acreditava que não seria importunado. Pelo jeito foi pior.
A reportagem do Diário Sertão Central procurou manter contato com a Prefeitura de Choró, todavia, até a publicação desta edição o único telefone disponível estava constantemente ocupado.
 
Fonte: Diário Sertão Central

Homem morre afogado dentro de um cacimbão na cidade de Hidrolândia

No final da tarde desta quinta-feira (03), por volta das 17h30min, o hidrolandense Francisco Eldu Mesquita Bezerra, 38 anos, residente na Rua Antônio Rodrigues Marrocos, Nº 225, no bairro da Caixa D'Água, faleceu vítima de afogamento em um cacimbão, na cidade de Hidrolândia. 
Segundo informações, a vítima sofria de epilepsia e foi durante um ataque epilético que o mesmo veio a cair no cacimbão que fica localizado no quintal da sua residência. Na hora do acidente, populares conseguiram retirar o corpo de Eldu e realizaram os primeiros socorros, mas infelizmente a vítima já havia falecido. 
A Polícia Militar foi acionada e se encontra no local do ocorrido. O corpo aguarda a chegado do IML da cidade de Canindé.