JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Curto-circuito em sala de aula assusta alunos da UVA


Na noite desta quarta-feira (04), por volta das 20h30min, os alunos da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Campus Cidao foram surpreendidos com um curto-circuito em uma sala de aula.
Com o curto-circuito o aparelho de AR condicionado da sala veio a pegar fogo. Quase não acontecia o pior, onde há vários meses já se sentia o mau cheiro de queimando no ar. Os alunos também relatam que no momento do incêndio não havia nenhum extintor no prédio inteiro. Uma equipe do corpo de Bombeiro foi até o local para conter o fogo.

Com informações de Robens Dias

Caminhão do Lixo afunda em buraco na rua Santos Dumont em Ipu


Um caminhão compactador de lixo da Prefeitura Municipal de Ipu, por volta das 13h desta quarta-feira (04/06), ficou entalado após afundar em um buraco na rua Santos Dumont, no bairro Canudos em Ipu (CE).
O caminhão fazia o trabalho de recolhimento do lixo quando de repente o calçamento cedeu abrindo um buraco no meio da rua e engolindo uma das rodas traseira do veículo. Foi preciso a ajuda de um trator para desatolar o veículo do buraco.
Segundo os moradores no local do incidente existe uma grota antiga submersa. "Aqui tem uma grota antiga submersa na pavimentação que hoje [04/06] desmoronou" disse o morador Francisco das Chagas.

Fonte: Ipu Notícias

Reriutaba: Acidente de moto deixa vítima fatal na localidade de Palmeira


Na noite da última terça-feira (03/06) aconteceu um grave acidente de moto em uma estrada carroçável na localidade de Palmeira, região do Pé de Serra em Reriutaba.
Segundo informações, um jovem trafegava em moto com um senhor de nome Antonio Eugenio (mais conhecido por Antonio Sabiá) na garupa, quando em dado momento se deparou com algumas pessoas na estrada, e veio a chocar-se com uma senhora. Com o susto o jovem freou bruscamente a moto e o Sr. Antonio Eugenio foi sacado da garupa o qual caiu com a cabeça em uma estaca de madeira que estava às margens da estrada, tendo traumatismo craniano e morreu de imediato. Ainda segundo populares, a senhora que foi atropelada teve vários ferimentos pelo corpo além de quebrar a clavícula.
Os dois que estavam na moto iam a um velório de uma senhora que havia falecido naquela comunidade.

Fonte: Reriutaba Notícias

Especialistas afirmam que falta de água pode piorar no Nordeste


A situação de abastecimento de água no semiárido brasileiro e na região metropolitana de São Paulo pode piorar entre 2014 e 2015. Foi o que afirmaram, nesta quarta-feira (4), o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, e o secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga Ramos em audiência pública realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI).
Requerida pelo senador Jorge Viana (PT-AC), a audiência pública teve como tema de debate a  escassez de água no país e as medidas para evitar o racionamento.  Viana lamentou a ausência de representantes do Ministério das Cidades e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Os senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e José Pimentel (PT-CE) afirmaram que falta planejamento estratégico no Brasil para enfrentar os problemas de abastecimento de água. Inácio Arruda e Eduardo Suplicy (PT-SP) defenderam a obra da transposição do Rio São Francisco.
- Hoje é uma obra fascinante do ponto de vista da engenharia e um socorro que é dado ao Nordeste como garantia de que nós não vamos passar sede na nossa região. 12 milhões de pessoas não é pouca coisa – afirmou Inácio Arruda.

Semiárido nordestino

Em relação ao semiárido nordestino, Guillo disse que, dos 507 reservatórios existentes na região, monitorados pela ANA, quase 50% apresentam menos de 30% de sua capacidade. Ele explicou que a situação deste ano pode ser mais grave do que a do ano passado, pois os reservatórios não foram plenamente recuperados.
— Estamos chegando a uma situação, agora, em 2014, que é equivalente, na maioria dos casos mais graves, à situação que enfrentávamos no ano de 2013 para 2014, ou seja, há uma situação que merece um acompanhamento de toda sociedade brasileira — afirmou.
Além disso, o diretor presidente da ANA afirmou que as previsões meteorológicas não são boas, podendo haver o fenômeno climático do El Niño, que provoca seca nessa região.
O secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Irani Braga Ramos, disse que, no semiárido brasileiro, em cerca de 600 dos 1.300 municípios, as chuvas serão menores do que a média histórica segundo dados preliminares dos meteorologistas.
Ele afirmou que o governo federal está fazendo uma série de ações para garantir a segurança hídrica da região. Entre elas, a Operação Carro-pipa, com mais de 6 mil pipeiros para 792 municípios, e o Programa Água para Todos, que tem uma meta de construir 750 mil cisternas até o final do ano.
— Estamos com um indicativo muito forte de que a meta será atingida. Já temos quase 600 mil cisternas — disse.

Fonte: Ceará Agora (Com informações da Agência Senado)

Cagece oferece 85 vagas para cursos profissionalizantes


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) abre inscrições para 85 vagas em quatro cursos profissionalizantes em Fortaleza. As formações oferecidas são para Mecânica Básica (30 vagas), Eletricidade Básica (30 vagas) e Hardware (25 vagas). Os interessados em se matricular devem  se dirigir até um dos postos autorizados do Sine/IDT (Parangaba, Messejana, Barra do Ceará e Aldeota) até o dia 13 de junho e solicitar o encaminhamento necessário para a inscrição.

Para quem já tiver carta de encaminhamento, as matrículas serão realizadas nos dias 26 e 27 de junho, no horário de 8h às 11h, na sede da Cagece (Av. Lauro Vieira Chaves, 1030 - Vila União). Para isso, será preciso que os candidatos portem os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e a carta de encaminhamento do Sine. Não será permitida a entrada do aluno de bermuda e/ou camisa sem manga no curso ou no ato da inscrição.

O curso de Mecânica Básica será ministrado de 14 a 20 de julho, de segunda a sexta-feira, de 17h às 20h12. Já o de Eletricidade Básica será dos dias 28 de julho a 2 de agosto, de segunda a sexta-feira, de 17h às 20h12 e no sábado e domingo, das 8 às 17h. Já quem se inscrever para o curso de Hardware, as aulas serão do dia 7 de julho a 2 de agosto, de segunda a sexta-feira, de 17h às 21h30 e no sábado e domingo, das 8h às 12h.

O preenchimento das vagas acontecerá conforme a ordem de chegada na sede da Companhia. Mais informações através do telefone 3101-1747.

(Diário do Nordeste)
Caderno: CEARA