JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

segunda-feira, 24 de março de 2014

Motos viram "moeda de troca" nas mãos de bandidos

segunda-feira, 24 de março de2014

As motocicletas tornam as fugas dos assaltantes mais fáceis por conta da agilidade 

As motocicletas, nos últimos anos, são os veículos mais procurados pelos ladrões, segundo a Polícia. Quase todas são tomadas de assalto, pois são utilizadas em outros crimes e precisam estar com a chave na ignição. Gustavo Pernambuco, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), salienta que as motocicletas, ultimamente, viraram "moedas de troca", sem contar que são utilizadas na maioria dos homicídios. "Quase todos os homicídios são cometidos por pessoas utilizando moto", reforçou.
Sobre o fato de o veículo ter virado "moeda de troca", o titular da DRFVC explicou que existem casos em que o autor de um delito recebe como prêmio uma motocicleta. Segundo Gustavo Pernambuco, muitas vezes, as motos roubadas são trocadas por drogas. Quando uma permuta desse tipo ocorre, as investigações não ficam restritas somente à DRFVC. Em geral, equipes da Delegacia de Narcóticos e também Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Desde que assumiu a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Servilho de Paiva salientou a importância do trabalho integrado das Polícias Civil e Militar.

Trabalho conjunto

Com as suspeitas de que as motocicletas viraram "moeda de troca", a Polícia Civil intensificou as investigações em torno dos casos, principalmente devido às informações indicando que bandidos são "premiados" com esses veículos porque tiraram a vida de alguém.
As atuações nas investigações conjuntas por parte dos inspetores da DRFVC, Denarc e DHPP passaram a ser mais constantes a partir da comprovação de que os crimes envolvendo motocicletas não eram restritos somente aos roubos, furtos, receptação. Os veículos não são mais somente levados para os desmanches.
Conforme o delegado, antigamente, os bandidos roubavam uma motocicleta para a prática de outros assaltos, principalmente contra farmácias, mercadinhos e pessoas, no caso de "saidinhas" e "chegadinhas" bancárias. Essas modalidades criminosas ainda estão em uso, pois as motocicletas tornam as fugas dos assaltantes mais fáceis por conta da agilidade.
No ano passado, a Secretaria da Segurança Pública registrou, até novembro, 5.803 roubos e 2,627 furtos de veículos, somente na capital
Investigações sobre subtrações de motocicletas, que estão em andamento, já mostraram que muitos traficantes de pequeno e médio portes roubam os veículos e, em seguida, procuram os distribuidores de drogas para a realização da troca. "Eles deixam a moto como pagamento da droga", destacou Gustavo Pernambuco.
De posse dos veículos, os chefes das quadrilhas de traficantes repassam as motos aos entregadores de drogas, popularmente conhecidos por "aviões".
As motocicletas também são usadas por membros dos "braços armados" das quadrilhas. Esses bandidos são encarregados de matar usuários "inadimplentes" e, principalmente, traficantes concorrentes, que tentam tomar o território de outro vendedor de drogas.

Bancos

Alguns casos também são investigados com apoio de inspetores da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), quando motocicletas são utilizadas em ataques a bancos e explosões de caixas eletrônicos.
A tecnologia melhorou bastante a segurança dos veículos de quatro rodas. Isso fez com que os ladrões voltassem as atenções para as motocicletas.
Na opinião do titular da DRFVC, os bandidos perceberam que a migração para o roubo de veículo de duas rodas poderia ser mais lucrativa, pois é mais fácil de "passar para frente".

Preferidas

Os policiais da DRFVC registram diariamente queixas de roubos e motonetas, popularmente chamadas de "cinquentinhas". Todos os boletins de ocorrências registrados nos distritos policiais referentes a roubos e furtos de veículos são encaminhados diariamente à DRFVC.
A preferência por esse tipo de motocicleta é a não obrigatoriedade de o condutor precisar ter carteira de habilitação.
O delegado Gustavo Augusto Pernambuco alerta que o condutor de "cinquentinha" precisa portar sempre o documento do veículo, que, mesmo sem a necessidade do uso de placa, tem numeração de chassi e facilita a identificação do veículo, principalmente se constar no cadastro restrição de roubo ou furto.
Logo que assumiu a DRFVC, Gustavo Augusto Pernambuco destacou um equipe de inspetores para monitorar o comercialização de veículos na Feira de Parangaba, pois existia a informação de que o local funcionaria como um ponto de venda de veículos roubados e furtados.
O titular da Especializada comandou pessoalmente as investigações. Durante 15 dias seguidos, a equipe da DRFVC ficou na Feira de Parangaba e só foram registrados dois casos de vendas de veículos roubados. "O mito foi desfeito", afirmou.
As incursões dos inspetores da DRFVC na Feira de Parangaba são realizadas com frequência, pois continuam chegando informações de que a venda de veículos roubados e furtados ainda existe e é preciso a presença constante da Polícia Judiciária lá e em outros pontos onde ocorre o mesmo tipo de situação. Além de feiras populares, onde sempre são feitas também transações comerciais com veículos, os policiais civis frequentemente visitam sucatas, notadamente quando são feitas denúncias dando conta de que nesses comércios são vendidas peças de carros e motos.

Aumenta a procura por seguro para motocicletas

O aumento da violência fez com que os proprietários de veículos procurassem adquirir seguro para seus automóveis, de acordo com informações do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindsegnne). Eles buscam a garantia de que o patrimônio está bem amparado, principalmente no caso de roubo ou furto. Uma surpresa é o grande número de proprietários de motocicletas que procuram corretores para fazer um seguro do veículo, mesmo tendo conhecimento de que o serviço é mais caro.
De acordo com o Sindsegnne, a maior frota de motocicletas está no Nordeste. Além de proteção contra roubos, eles buscam garantias no caso de acidentes.
Isso deixa o dono preparado para reparar danos em outros veículos ou bens patrimoniais, além de garantir também o amparo a outras pessoas, que, no caso, são os garupeiros ou uma vítima de atropelamento.
Com o aumento da frota, cresce também o número de condutores que procuram fazer o seguro do veículo pela primeira vez.
Conforme o Sindsegnne, em geral essas pessoas chegam à seguradora cheias de dúvidas. Isso, no entanto, não é empecilho para a contratação do seguro. O interessado conversa com um corretor treinado para agir nesse tipo de situação. Após as dúvidas serem dirimidas, o seguro é contratado.

Mais barato

Os ítens de segurança de fábrica ou colocados pelos proprietários, principalmente os que possuem tecnologia de última geração, podem tornar o seguro mais barato. Outros fatores deixam o valor mais barato ou mais caro.
Se o modelo, por exemplo, é um dos mais procurados pelas quadrilhas, para desmanche e posterior vendas de peças, o valor do contrato, certamente, será mais elevado. Fatores relacionados ao bairro, se tem muitos registros e roubos ou acidentes; o perfil do segurado, se o carro passa a noite em garagem coberta e se possui estacionamento no local de trabalho também influenciam no preço final do contrato.

Mulheres

As mulheres procuram um seguro que tenha uma cobertura especial. A elas é oferecido um seguro que inclua serviços como troca de pneus, levando-se em consideração a força física.
Outras seguradoras também oferecem às mulheres um profissional para acompanhá-la à delegacia, no caso de roubo ou furto.
No entanto, os proprietários dos veículos têm negociad bastante com os corretores, à procura de um seguro mais barato. Segundo o Sindsegnne, as conversas geralmente terminam com a assinatura do contrato.

Recuperação dos veículos é superior a 50%, diz Polícia

Para o delegado Gustavo Augusto Pernambuco, o número no aumento dos casos de roubos e furtos de veículos é proporcional ao crescimento da frota. "O Ceará tem a quarta maior frota da Federação", frisou o titular da DRFVC. Ele acrescenta que a recuperação é superior a 50 por cento.
Em 2012, foram furtados 2.974 e roubados 4.704 veículos na capital cearense. O total de 7.678 casos deixou uma média diária de 21,33.
Na Região Metropolitana e Interior, foram 1.303 furtos e 1.660 roubos, totalizando 2.963 ocorrências. A média foi de 8,23 furtos e roubos por dia.
A somatória totalizou 10.641 casos, fazendo com que a média de ocorrências por dia fosse de 29,56 casos.
No ano passado, a SSPDS registrou, até novembro, 5.803 roubos e 2,627 furtos, somente na capital. A Parquelândia teve 236 ocorrências.
Este ano, a SSPDS juntou todos os casos de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) numa única estatística, não especificando se são casos de roubos a bancos, comércio, veículos e à pessoa. Em janeiro foram registradas 2.789 ocorrências.
Em fevereiro, foram registrados, segundo a SSPDS, 2.436 casos, o que representa uma queda de 12,66 por cento nas ocorrência desses tipos de delitos. Os dados servirão para demarcar as áreas que merecerão uma maior intervenção da Polícia.

Dicas para evitar roubos e furtos de veículos

1. Evite estacionar o veículo em local ermo ou com pouca iluminação.
2. Procure estacionamentos legalmente estabelecidos. É obrigatória a garantia da integridade do veículo.
3. Nunca deixe objetos de valor dentro dos carros, independente do local onde for estacioná-los.
4. Evite os adornos dos veículos, principalmente aros grandes e cromados. Existem pessoas especialistas em furtar esses equipamentos.
5. Equipamentos de som sofisticados e potentes também chamam a atenção dos bandidos. Ostentar sempre deixa os bandidos em alerta.
6. Películas fumê atrapalham a visão dos bandidos, mas não impedem que quebrem os vidros e levem objetos de valor.
7. Caso seja abordado por um bandido, não faça movimentos bruscos. Diga sempre o que vai fazer, principalmente se tiver de abaixar-se para pegar algo.
8. Em hipótese alguma, reaja. O bandido não é pessoa treinada para empunhar uma arma e pode até dispará-la acidentalmente. Lembre-se que sua vida vale mais que qualquer bem material.

Fonte: DRFVC

Bebê com oito meses pesa 20kg e mãe pede ajuda para tratamento

segunda-feira, 24 de março de 2014

Santiago Mendoza, o bebê mais gordo da ColômbiaO bebê Santiago Mendoza já está sob os cuidados da organização "Gorditos de Corazón" depois de ser constatado que ele é o bebê mais gordo da Colômbia: aos oito meses ele já pesa 20 kg, o equivalente a uma criança de seis anos. 
A mãe de Santiago, Eunice Fandiño, escreveu uma carta pedindo ajuda à fundação e os seus voluntários decidiram transportá-lo da cidade de Valledupar para a capital Bogota para que ele receba tratamento.
Eunice confessou que a falta de saúde do seu filho e o seu sobrepeso foram causados pela sua própria "ignorância", já que ela lhe dava comida ou leite para acalmá-lo sempre que ele chorava.
"Ele nasceu com ansiedade, então se ele chorava eu só dava comida", contou ao jornal Daily Mail. Em entrevista, o presidente da "Gorditos de Corazón", Salvador González, afirma que a criança seria avaliada por médicos especialistas na clínica Colina.

Tratamento

Os médicos tentarão diminuir o peso de Santiago antes de submetê-lo a uma série de operações. O cirurgião Cesar Ernesto Guevar afirmou ao El Espectador que "provavelmente, o que ele vai precisar é de um tratamento a longo-prazo, educação, comidas saudáveis e, quando ele for mais velho, atividades físicas".
A mãe do bebê explica que ela estava praticamente confinada em casa, pois Santiago era muito pesado para ser carregado, mas acrescentou que estava otimista com a ajuda que recebeu e prometeu seguir as instruções dos médicos.

Fonte: Diário do Nordeste

PALAVRA AMIGA DE JUNIOR XIMENES

MENSAGEM DO DIA 24/03



Jesus, quem és?

Um profeta? Filósofo? Espiritualista? Mito? Guru? 
Ou... Jesus mesmo nos responde: 

Eu sou a verdade (Jo 14,6) que esclarece e liberta. 
Eu sou a luz (Jo 8,12) que ilumina tua vida. 
Eu sou o caminho (Jo 14,6) que te leva à felicidade. 
Eu sou a vida ( Jo 11,25) que nunca termina. 
Eu sou o amor (Jo 15,13) e por ti dei a vida. 
Eu sou a porta (Jo 10,9) que acolhe a todos. 
Eu sou o Mestre (Jo 13,13) que ensina o bem. 
Eu sou teu amigo (Jo 15,14) e companheiro de todas as horas. 
Eu sou o pastor (Jo 10,11) e amo minhas "ovelhas". 
Sou o filho de Maria de Nazaré (Mc 6,3) enquanto criatura humana. 
Mas, desde sempre, sou o filho de Deus vivo (Mt 16,16). 
Ele é o princípio e o fim de todas as coisas (Ap 21,6) 
É o Mestre da humanidade (Mt 23,8) 
Redentor e Salvador (Lc 19,10) 
Que por nós deu a vida (Mt 20,28). 

Estas respostas estão documentadas no livro mais sagrado e valioso: a Bíblia, em particular nos evangelhos. 

Obrigado, Jesus, porque nos revelaste quem és! 
Confirma nossa fé! 
Aumenta nosso amor! 


Tarcila Tommasi

SANTO DO DIA 24 DE MARÇO

SANTO DO DIA


Santa Catarina da Suécia
1331-1381

24 de Março - Santa Catarina da Suécia

Catarina foi ao mesmo tempo filha, discípula e companheira inseparável da mãe, Santa Brígida, a maior expressão religiosa feminina da história da Suécia. Nascida num berço nobre e cristão, Catarina nasceu em 1331 e recebeu educação e cultura com sólida base religiosa. Aos sete anos de idade, foi entregue às Irmãs do convento de Risberg, que souberam desenvolver totalmente sua vocação, cristalizando os ensinamentos cristãos que já vinha recebendo desde o berço.

Mas, circunstâncias políticas e sociais fizeram com que a jovem tivesse que se casar com um nobre da corte, Edgar, que além de fervoroso cristão era doente. Assim, decidiu aceitar o voto de castidade que Catarina fizera e ele mesmo resolveu adota-lo, vivendo tranqüilos como irmãos. Quando Edgard, ficou paralítico, Catarina passou a cuidar dele com todo carinho e generosidade. 

Por ocasião da morte do pai de Catarina, sua mãe Brígida resolveu se voltar totalmente para a vida religiosa, iniciando-a com uma romaria aos túmulos dos apóstolos, em Roma. Pouco tempo depois Catarina conseguiu a autorização do marido para encontrar-se com a ela. Mas, quando estavam em Roma receberam a notícia da morte de Edgard. Então, ambas fizeram os votos e vestiram o hábito de religiosas e não se separaram mais. Catarina ajudou e acompanhou todo o trabalho de caridade e evangelização desenvolvido pela mãe. Fundaram juntas o duplo mosteiro de Vadstena, na Suécia, do qual Brígida foi abadessa, criando a Ordem de São Salvador, cujas religiosas são chamadas de brigidinas. 

Catarina, como sua assistente, seguiu-a em todas as viagens perigosas, em seu país e no exterior, sendo muita vezes salvas por um cervo selvagem que sempre aparecia para socorrer Catarina. Foi após uma peregrinação à Terra Santa, que Brígida veio a falecer, em Roma. Catarina acompanhou o corpo de volta para a Suécia e foi recebida com aclamação popular, junto com os restos mortais da mãe, que já era venerada por sua santidade. 

Os registros relatam mais fatos prodigiosos, ocorridos com a nova abadessa, pois Catarina foi eleita sucessora da mãe no convento. Eles contam que alguns pretendentes queriam que ela abandonasse os votos e o hábito depois a morte de Edgard. Um, mais audacioso, ao tentar atacá-la, teria ficado cego e só recuperado a visão depois de se ajoelhar aos seus pés e pedir perdão, quando abriu os olhos viu ao lado de Catarina um cervo selvagem. Por isso, nas suas representações sempre há um cervo junto dela. 

Entretanto, a rainha-mãe Brígida, depois de falecida passou a operar prodígios, segundo muitos devotos e peregrinos que afirmavam ter alcançado graças por sua intercessão. Por isso, a pedido do povo e das autoridades da corte, a abadessa Catarina foi a Roma requerer do Sumo Pontífice a canonização da mãe, em nome da população do seu país. Alí viveu por cinco anos, interna de um convento onde ficaram registrados sua extrema disciplina, o senso de caridade e a humildade com que tratava os doentes e necessitados.

Catarina, quando voltou para a Suécia, já era portadora de grave enfermidade, talvez pelas horas de duras penitências que praticava. Tinha cinqüenta anos de idade quando faleceu, no dia 24 de março de 1381. 

O papa Inocente VIII, confirmou o culto de Santa Catarina da Suécia, em 1484. Mas o seu culto já era muito vigoroso em toda a Europa, uma vez que segundo a população romana ela teria salvado a cidade da inundação do rio Tevere cuja cheia já havia derrubado os diques que o continham.

VEJA TAMBÉM

Flagrante: Homem tenta roubar, é dominado e apanha da vítima em Ipu

Na Delegacia foi verificado que a moto não havia queixa de roubo
Deu tudo errado nos planos de um homem no inicio da Avenida José Carvalho de Aragão, próximo ao sinal de trânsito do Alto dos 14, saída da cidade de Ipu para Ipueiras, na manhã deste domingo (23/03).  o mesmo só não foi linchado por populares e vítimas por conta da chegada do radialista Junior Ximenes que pediu calma a todos que ja espancam muito o acusado

Ele de moto e com um revólver na mão tentou assaltar um pessoa, que seguia em outra motocicleta, mas foi dominado e apanhou. Enquanto estava na calcada depois de ter caído da moto, a sujeito que é natural de Nova Russas, identificado  como sendo Marcelo Martins da Silva, 26 anos negou o crime e disse que a arma era para defesa pessoal.

Para azar maior do sujeito o repórter e radialista Júnior Ximenes passava no local no momento do ocorrido e com um celular filmou toda a ação. A pedido da vítima que dominou o assaltante seu rosto foi borrado nas imagens.

Após ter sido pego pela população e ter levado um surra a Polícia prendeu o assaltante que foi levado para a Delegacia onde responderá por porte ilegal de arma de fogo e tentativa de assalto. Uma multidão se aglomerou e revoltados por pouco o homem não levou uma surra maior.

Acompanhe as imagens em vídeo do flagrante do radialista Júnior Ximenes cedidas ao site Ipu Notícias.