JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 19 de março de 2014

Nasa prevê que planeta está à beira do colapso


O Globo (Email · Twitter)
Publicado:

Crescimento previsto do consumo fará com que sejam necessários cinco planetas para abastecer a população
Foto: AFP
Crescimento previsto do consumo fará com que sejam necessários cinco planetas para abastecer a população AFP
RIO - Impérios como Roma e Mesopotâmia entre tantos outros, espalharam-se por territórios imensos, criaram culturas sofisticadas e instituições complexas que influenciaram cada aspecto do cotidiano de seus habitantes — até, séculos depois, e por diversas razões, sucumbirem. A civilização ocidental segue o mesmo caminho e está a um salto do abismo, segundo um estudo divulgado ontem pela Nasa. As raízes do colapso são o crescimento da população e as mudanças climáticas.
O estudo foi baseado em um modelo desenvolvido por um matemático da Universidade de Maryland. Safa Motesharrei analisou ciências ambientais e sociais e concluiu que a modernidade não vai livrar o homem do caos. Segundo ele, “o processo de ascensão-e-colapso é, na verdade, um ciclo recorrente encontrado em toda a História”.
“A queda do Império Romano, e também (entre outros) dos impérios Han, Máuria e Gupta, assim como tantos impérios mesopotâmios, são testemunhos do fato de que civilizações baseadas em uma cultura avançada, sofisticada, complexa e criativa também podem ser frágeis e inconstantes”, escreveu em seu estudo, financiado pelo Goddard Space Flight Center, da Nasa.
Motesharrei lista os ingredientes para o fim do mundo. O colapso pode vir da falta de controle de aspectos básicos que regem uma civilização, como a população, o clima, o estado das culturas agrícolas e a disponibilidade de água e energia. O Observatório da Nasa já constatou diversas vezes a multiplicação de eventos climáticos extremos, como o frio intenso do último inverno na América do Norte e o calor que, nos últimos meses, afligiu a Austrália e a América do Sul. Seus estragos paralisam setores vitais para o funcionamento da sociedade.
A economia também desempenha um papel importante. Quanto maior for a diferença entre ricos e pobres, maiores as chances de um desastre. Segundo a pesquisa, a desigualdade entre as classes sociais pauta o fim de impérios há mais de cinco mil anos.
Com o desenvolvimento tecnológico, agricultura e indústria registraram um aumento de produtividade nos últimos 200 anos. Ao mesmo tempo, porém, contribuíram para que a demanda crescesse de um modo quase incessante. Hoje, se todos adotassem o estilo de vida dos americanos, seriam necessários cinco planetas para atender as necessidades da população. Por isso, segundo Motesharrei e sua equipe, “achamos difícil evitar o colapso”.
A pesquisa da Nasa, no entanto, ressalta que o fim da civilização ainda pode ser evitado, desde que ela passe por grandes modificações. As principais são controlar a taxa de crescimento populacional e diminuir a dependência por recursos naturais — além disso, estes bens deveriam ser distribuídos de um modo mais igualitário.
No documento, a agência lida mais com análises teóricas. Outros estudos mostram como crises no clima ou em setores como o energético podem criar uma convulsão social.
Ignorância sobre o clima
Outra pesquisa, divulgada ontem pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, faz uma espécie de cartilha para os principais debates sobre as mudanças climáticas.
Professor da Universidade da Califórnia, Mario Molina (vencedor do Nobel por ter descoberto a camada de ozônio) destaca que, devido às emissões de carbono, o clima é, hoje, mais imprevisível do que há milhões de anos. Molina alerta que os gases-estufa ficarão na atmosfera por mais de uma geração e que, por isso, é preciso tomar ações urgentes para reduz a emissão de gases-estufa.
Mesmo rodeado por fenômenos rigorosos, como nevascas e furacões, apenas 42% dos americanos acreditavam, em 2013, que a maioria dos cientistas estava convencido do aquecimento global. Molina ressalta que 97% da comunidade científica está certa da influência do homem. O relatório conclui que faltam informações básicas para a sociedade entender como é grave o momento atual.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/nasa-preve-que-planeta-esta-beira-do-colapso-11917406#ixzz2wTByWje3
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

EEX PREFEITO DE TIANGUÁ FAZ REVELAÇÕES NO CARANVAL DE SÃO BENEDITO CEARÁ

 QUEM ESTEVE PRESTIGIANDO O CARNAVAL DE SÃO BENEDITO NESTE ANOS DE 2014 FOI O EX PREFEITO DA CIDADE DE TIANGUA MÉDICO LUIZ MENEZES QUE FALOU SOBRE O CARNAVAL DE SÃO BENEDITO,FALOU SOBRE SUA TERRA E ESCLARECEU TUDO SOBRE A FALSA NOTÍCIA QUE FOI VEICULADA POR UM JORNAL DO CEARA INFORMANDO QUE SUA ESPOSA NATÁLIA EX PREFEITA DE TIANGUÁ TERIA SIDO PRESA VEJA VÍDEO E SAIBA MUITO MAIS E PARA ADQUIRIR O DVD COMPLETO DO CARNAVAL DE SÃO BENEDITO COM IMAGENS COM MELHOR QUALIDADE E VARIAS ENTREVISTAS É SO ENTRAR EM CONTATO COM JUNIOR XIMENES INCLUSIVE ENTREVISTA COM O CANTOR WESLEY SAFADÃO...E TODA ALEGRIA DA GALERA 88]99620600 OU 88]92919888

Presidente Gerardo Marques participa da assinatura dos Projetos de Abastecimento Dágua para Guaraciaba em Sobral.

Projetos de Abastecimento Dágua para Guaraciaba em Sobral.

       Vereador Gerardo Marques participou em Sobral da assinatura da ordem de serviços para construção dos sistemas de abastecimento dágua e cisternas de placas. O presidente do Legislativo local é um dos responsáveis, junto ao prefeito Regivaldo Cavalcante pela elaboração dos projetos das localidades que serão beneficiadas.

COMUNIDADES BENEFICIADAS:

Garrancho Velho, Quati e Curralinho, e serão liberados os sistemas de Bananeira I e II, Bom Tempo, Campestre e Rancho do Povo.

Comandante do PCC abre o verbo e deixa o Brasil chocado


O BRASIL INTEIRO DEVERIA LER ESTA ENTREVISTA

Entrevista com o líder do PCC, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, ao jornal O Globo.

Estamos todos no inferno. Não há solução, pois não conhecemos nem o problema

O GLOBO: Você é do PCC?

- Mais que isso, eu sou um sinal de novos tempos. Eu era pobre e invisível… vocês nunca me olharam durante décadas… E antigamente era mole resolver o problema da miséria… O diagnóstico era óbvio: migração rural, desnível de renda, poucas favelas, ralas periferias… A solução é que nunca vinha… Que fizeram? Nada. O governo federal alguma vez alocou uma verba para nós? Nós só aparecíamos nos desabamentos no morro ou nas músicas românticas sobre a “beleza dos morros ao amanhecer”, essas coisas… Agora, estamos ricos com a multinacional do pó. E vocês estão morrendo de medo… Nós somos o início tardio de vossa consciência social… Viu? Sou culto… Leio Dante na prisão…

O GLOBO: – Mas… a solução seria…

- Solução? Não há mais solução, cara… A própria idéia de “solução” já é um erro. Já olhou o tamanho das 560 favelas do Rio? Já andou de helicóptero por cima da periferia de São Paulo? Solução como? Só viria com muitos bilhões de dólares gastos organizadamente, com um governante de alto nível, uma imensa vontade política, crescimento econômico, revolução na educação, urbanização geral; e tudo teria de ser sob a batuta quase que de uma “tirania esclarecida”, que pulasse por cima da paralisia burocrática secular, que passasse por cima do Legislativo cúmplice (Ou você acha que os 287 sanguessugas vão agir? Se bobear, vão roubar até o PCC…) e do Judiciário, que impede punições. Teria de haver uma reforma radical do processo penal do país, teria de haver comunicação e inteligência entre polícias municipais, estaduais e federais (nós fazemos até conference calls entre presídios…). E tudo isso custaria bilhões de dólares e implicaria numa mudança psicossocial profunda na estrutura política do país. Ou seja: é impossível. Não há solução.

O GLOBO: – Você não têm medo de morrer?

- Vocês é que têm medo de morrer, eu não. Aliás, aqui na cadeia vocês não podem entrar e me matar… mas eu posso mandar matar vocês lá fora…. Nós somos homens-bomba. Na favela tem cem mil homens-bomba… Estamos no centro do Insolúvel, mesmo… Vocês no bem e eu no mal e, no meio, a fronteira da morte, a única fronteira. Já somos uma outra espécie, já somos outros bichos, diferentes de vocês. A morte para vocês é um drama cristão numa cama, no ataque do coração… A morte para nós é o presunto diário, desovado numa vala… Vocês intelectuais não falavam em luta de classes, em “seja marginal, seja herói”? Pois é: chegamos, somos nós! Ha, ha… Vocês nunca esperavam esses guerreiros do pó, né? Eu sou inteligente. Eu leio, li 3.000 livros e leio Dante… mas meus soldados todos são estranhas anomalias do desenvolvimento torto desse país. Não há mais proletários, ou infelizes ou explorados. Há uma terceira coisa crescendo aí fora, cultivado na lama, se educando no absoluto analfabetismo, se diplomando nas cadeias, como um monstro Alien escondido nas brechas da cidade. Já surgiu uma nova linguagem.Vocês não ouvem as gravações feitas “com autorização da Justiça”? Pois é. É outra língua. Estamos diante de uma espécie de pós-miséria. Isso. A pós-miséria gera uma nova cultura assassina, ajudada pela tecnologia, satélites, celulares, internet, armas modernas. É a merda com chips, com megabytes. Meus comandados são uma mutação da espécie social, são fungos de um grande erro sujo.

O GLOBO: – O que mudou nas periferias?

- Grana. A gente hoje tem. Você acha que quem tem US$40 milhões como o Beira-Mar não manda? Com 40 milhões a prisão é um hotel, um escritório… Qual a polícia que vai queimar essa mina de ouro, tá ligado? Nós somos uma empresa moderna, rica. Se funcionário vacila, é despedido e jogado no “microondas”… ha, ha… Vocês são o Estado quebrado, dominado por incompetentes. Nós temos métodos ágeis de gestão. Vocês são lentos e burocráticos. Nós lutamos em terreno próprio. Vocês, em terra estranha. Nós não tememos a morte. Vocês morrem de medo. Nós somos bem armados. Vocês vão de três-oitão. Nós estamos no ataque. Vocês, na defesa. Vocês têm mania de humanismo. Nós somos cruéis, sem piedade. Vocês nos transformam em superstars do crime. Nós fazemos vocês de palhaços. Nós somos ajudados pela população das favelas, por medo ou por amor. Vocês são odiados. Vocês são regionais, provincianos. Nossas armas e produto vêm de fora, somos globais. Nós não esquecemos de vocês, são nossos fregueses. Vocês nos esquecem assim que passa o surto de violência.

O GLOBO: – Mas o que devemos fazer?

- Vou dar um toque, mesmo contra mim. Peguem os barões do pó! Tem deputado, senador, tem generais, tem até ex-presidentes do Paraguai nas paradas de cocaína e armas. Mas quem vai fazer isso? O Exército? Com que grana? Não tem dinheiro nem para o rancho dos recrutas… O país está quebrado, sustentando um Estado morto a juros de 20% ao ano, e o Lula ainda aumenta os gastos públicos, empregando 40 mil picaretas. O Exército vai lutar contra o PCC e o CV? Estou lendo o Klausewitz, “Sobre a guerra”. Não há perspectiva de êxito… Nós somos formigas devoradoras, escondidas nas brechas… A gente já tem até foguete anti-tanques… Se bobear, vão rolar uns Stingers aí… Pra acabar com a gente, só jogando bomba atômica nas favelas… Aliás, a gente acaba arranjando também “umazinha”, daquelas bombas sujas mesmo. Já pensou? Ipanema radioativa?

O GLOBO: – Mas… não haveria solução?

- Vocês só podem chegar a algum sucesso se desistirem de defender a “normalidade”. Não há mais normalidade alguma. Vocês precisam fazer uma autocrítica da própria incompetência. Mas vou ser franco…na boa… na moral… Estamos todos no centro do Insolúvel. Só que nós vivemos dele e vocês… não têm saída. Só a merda. E nós já trabalhamos dentro dela. Olha aqui, mano, não há solução. Sabem por quê? Porque vocês não entendem nem a extensão do problema. Como escreveu o divino Dante: “Lasciate ogna speranza voi cheentrate!” Percam todas as esperanças. Estamos todos no inferno.

Efigênia Mororó: " Só devo satisfação aos meus eleitores"

Publicado por Francisco José Jorge de Sousa As 18/03/2014  | 


Sem fugir das suas características, a vereadora Efigênia Mororó deixou no ar em entrevista ao FD (Fatos em Debate) da Rádio regional am 1520 de Ipu, recado à colega que questionou sua ausência na sessão ordinária da última quinta-feira 13 de março. " Só devo satisfação aos meus eleitores."
A vereadora disse ainda que segue a hierarquia da casa, quando se ausenta, sempre comunica ao presidente. E que na maioria das suas faltas nas sessões, são em função do exercício de seu mandato. Numa dessas provocou o MP local (Ministério Público) solicitando o piso salarial do magistério, atualmente pago aos professores da rede pública municipal. Noutra esteve na capital cearense integrando uma comissão do grupo de oposição, onde lá conseguiram poços profundos para o município de Ipu.
Para fechar a sua participação,a intrépida vereadora falou que na próxima sessão faltará novamente e quando falta tem vereador que nem discursa, pois ela é a motivação para que alguns colegas tenham o que falar.
Ouça o que disse a parlamentar municipal via telefone:

CICLISTA MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE EM SUCESSO TAMBORIL.

IMAGEM ILUSTRATIVA

Na noite desta quarta feira 19 de março, na localidade de Sucesso zona rural de Tamboril, aconteceu uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta, onde infelizmente o condutor da bicicleta veio a óbito.
A moto era conduzida pelo Luciano, que trabalha no CRÁS de Sucesso,e reside também na localidade de Sucesso, sendo que o Luciano saiu ferido e foi socorrido para o hospital de Crateús.
Já a bicicleta era conduzida pelo rapaz de nome Joãozinho, que residia na localidade de Santa Terezinha município de Crateús.Infelizmente o Joãozinho morreu no local do acidente, o corpo foi levado para o hospital de Tamboril para depois ser encaminhado para o IML.
Com informações de Gonçalinho Rodrigues. PARA BLOG DO JUNIOR XIMENES

HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO NA CIDADE DE IPUEIRAS, FOI ENCONTRADO MORTO NO MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS.


Por volta das 19 horas desta quarta feira 19 de março, em uma entrada carroçável na localidade de residencia zona rural de Nova Russas, já na saída para a localidade de Sacramento - Ipaporanga, foi encontrado o corpo do senhor, Zé Ventura, 59 anos, que residia na rua coronel Guilhermino na cidade de Ipueiras.
A vítima estava desaparecida desde o ultimo domingo dia 16,quando a via saído de casa para fazer um frete.
A vítima foi encontrado morto, e apresentava marcas de violência na cabeça, o corpo foi levado ara o hospital de Nova Russas, onde posteriormente será encaminhado para o IML.
O senhor Zé Ventura, era pai do soldado Antonio, que trabalha no batalhão infantaria da cidade de Crateús.
Agora entendam o caso.
No ultimo domingo um elemento chegou na casa do senhor Zé Ventura, atrás do mesmo para fazer um frete em seu carro D20, e o cidadão aceitou, saiu com o elemento e não mais retornou, deixando sua família bastante preocupada,familiares do senhor Zé Ventura, já estavam a procura do mesmo, mais lamentavelmente hoje a noite o corpo do cidadão foi encontrado já sem vida.
Vale ressaltar que os documentos da vítima estavam em seu bolso, mais o carro D20 não estava no local, o que tudo indica que os elementos roubaram o corro da vítima.
Com informações de Gonçalinho Rodrigues.

PROFESSORA DE IPU TEM PROJETO DE LEITURA SELECIONADO PARA PUBLICAÇÃO E APRESENTAÇÃO ESTADUAL- PNAIC



PROFESSORA MARIZETE XIMENES DA CIDADE DE IPU TEM PROJETO DE LEITURA SELECIONADO PARA PUBLICAÇÃO E APRESENTAÇÃO ESTADUAL- PNAIC A UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, FACULDADE DE EDUCAÇÃO , ATRAVÉS DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA INFORMAOU O RESULTADO FINAL DO EDITAL Nº 003/2013 E Nº 004/2013 QUE DISPÕEM SOBRE A SELEÇÃO DE TRABALHOS PARA A COLETÂNEA PNAIC E PARA AS APRESENTAÇÕES CULTURAIS, RESPECTIVAMENTE. FOI SELECIONADO O PROJETO DE LEITURA DA PROFESSORA IPUENSE MARIZETE XIMENES QUE MERECIDAMENTE TEM SEU TRABLHO RECONHECIDO A NÍVEL ESTADUAL E O MAIS IMPORTANTE, MARIZETE É UMA IPUENSE QUE ACREDITA NA EDUCAÇÃO E CONTRIBUI PARA UM BRASIL MELHOR. TERÁ SEU TRABALHO PUBLICADOS NA COLETÂNEA PNAIC E APRESENTADO NO SEMINÁRIO FINAL DO ESTADO. DE ACORDO COM A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO, A APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SERÁ NO DIA 27 DE MARÇO DAS 14H ÀS 18H . PARABÉNS MARIZETE VOCÊ É GENTE QUE AJUDA O BRASIL A CRESCER.

TRIO FULERAGEM DE IPU É SUCESSO TOTAL E VAI PRO FAUSTÃO


COISAS DO IPU É UM QUADRO QUE FOI CRIADO PELO NOSSO BLOG PARA DESTACAR AS COISAS SIMPLES QUE FAZEM A DIFERENÇA NA CIDADE DE IPU,É O CASO DO TRIO FULERAGEM QUE TODO DIA ESTÁ DENTRO DO MERCADO PUBLICO DE IPU ANIMANDO QUEM PASSA PELO LOCAL,NA VERDADE ÉUM TRIO QUE DEVERIA SER QUARTETO POOIS É COMPOSTO POR QUATRO INTEGRANTES MUITO BEM HUMORADOS QUE TOCAM PRA PASSAR O TEMPO MAS QUE SÃO CONVIDADOS PARA ANIMAR VÁRIOS EVENTOS NA REGIÃO.NO DIAS NORMAIS DA SEMANA ELES CONSEGUEM ATRAIR A ATENÇÃO DAS PESSOA QUE PASSAM DENTRO DO MERCADO PÚBLICO DE IPU TOCANDO SUAS CANÇÕES E NA SEGUNDA FEIRA DIA 17 DE MARÇO NOSSA REPORTAGEM PASSANDO DENTRO DO MERCADO RESOLVEU MOSTRAR A VOCÊS O TALENTO DO TRIO FULERAGEM QUE É COMPOSTO POR CHICO ANTUNINO NO PANDEIRO,DELEGADO NO ZABUMBA,E GONZAGA E CHAGA CACHAÇA.NA SEGUNDA O PÚBLICO NÃO ESTAVA MUITO GRANDE MAS NAS SEXTAS E AOS SÁBADOS O LOCAL FICA LOTADO,VEJA O VÍDEO DO TRIO FULERAGEM QUE JA ESTÁ SE PREPARANDO PRA SE APRESENTAR NO FAUSTÃO DA REDE GLOBO POIS JA REBCEEU CONVITE...VEJA VÍDEO E PENSE NUM SOM!!!!!!!!!!

PARA QUEM GOSTA DA VERDADE TAI UMA....

MENSAGEM DO DIA19 DE MARÇO



19/03 Eu vi...



Eu vi... Eu vi um homem com fome.
Não parecia mais homem.
Seus olhos esbugalhados, cabelos desmazelados.
Seus ossos apareciam. A pela era encarquilhada.

Eu vi um homem com fome;
com fome de muitos anos.
De tanto comer pouco, foi ficando menos homem.
Não é que ele não quisesse. É que não tinha dinheiro.
Comia do que lhe davam; um pouco, uma vez por dia.
Ganhava 30 reais e tinha mulher e filhos. Por isso, perdera o brilho!

Eu vi um homem com fome, lá no leito do hospital.
Depois eu vi outro homem, na foto de uma revista.
E uma mulher e seu filho, lá no deserto africano.
Era só pele e só osso. Não pareciam humanos.
Depois eu vi a comida, que se perde nas cidades
e os grãos de soja e de trigo,
que se perdem no transporte e as verduras e as frutas,
que se perdem lá nas feiras.

Vi um homem com fome, cambaleando na rua.
Pensei que fosse um drogado, mas era um esfomeado.
E me lembrei da comida que as crianças jogam fora,
que os adultos menosprezam e os restaurantes esbanjam.
Comida de matar a fome, que a gente paga e não come.
Que aqui nós temos de graça, e eles nem na desgraça.

Eu vi mil homens com fome
quebrando a porta da escola.
Eu vi alguns incitando, por motivos nada nobres,
o desespero dos pobres.
E o governo se explicando, meio sem graça e sem jeito
porque não fez, meses antes, o que devia ter feito.

Eu vi mil homens com fome.
E disse: O que vou fazer?
Eu vi crianças doentes, e a doença era fome.
Existe um antes da fome, um durante e um depois.
Se o governo não faz antes, a fome não vai embora.
E se o governo demora, quem passa fome o devora!
Se a Igreja não socorre, esta Igreja também morre.
E se eu também não doar, não faz sentido rezar.

Foi Nosso Senhor quem disse, que o altar pode aguardar.
Mas que o irmão ofendido, este não pode esperar.
E quando a ofensa é fome, não dá para filosofar.
Pra onde eu mando a comida, se ninguém vai lá levar?
Se quem pode não se move? E nem sequer se comove?

Eu vi um irmão com fome.
Daqui da minha cidade, eu quis lhe mandar comida.
Não tive como mandar.
Às vezes me dá vergonha de não saber ajudar!


Pe. Zezinho, scj

Motorista e D-20 desaparecem depois de frete de desconhecido em Ipueiras

terça-feira, 18 de março de 2014

Um homem de 59 anos e seu veículo uma caminhonete D-20 usada como transporte alternativo estão desaparecido desde o último domingo, (16/03), após o mesmo ter sido contactados por um desconhecido para fazer um frente na cidade de Ipueiras (CE).
Segundo a Polícia por volta de 10 às 11 horas do último domingo, um homem até então desconhecido contactou o motorista de D-20 José Alves de Araújo de 59 anos, residente no centro de Ipueiras, para fazer uma viagem/frete para a cidade de Nova Russas (CE).
O motorista e o veículo encontram-se desaparecido desde então e a família procura informações sobre o mesmo. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil do município vizinho e as Polícias da região procuram informações sobre o caso que já é considerado de possível roubo de veículo com sequestro.
As características do veículo foram divulgadas pela Polícia afim de alguém encontrar e passar alguma informações sobre o motorista e o veículo. A caminhonete D-20 é do ano de 1991 cor verde de placas JTA-0485. 
Qualquer informações que levem o paradeiro do motorista que é conhecido como José Ventura ou do veículo informar as Polícias Civil e Militar da cidade de Ipueiras (CE) ou as polícias de seu município. (88) 3685-1516

Fonte: Ipu Notícias

Açude Carmina, de Catunda e mais 48 reservatórios têm recarga após chuvas

terça-feira, 18 de março de 2014

Às vésperas do Dia de São José, chuvas recarregaram açudes, mas aumento ainda é pequeno. Amanhã, expectativa é de condições favoráveis à ocorrência de chuvas em todo o Ceará.
No início da semana de seu padroeiro São José, o Ceará registrou precipitações em todas as regiões, o que fez com que 49 reservatórios dos 144 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) tivessem recarga.
Entretanto, de acordo com o órgão, ainda é um aumento pequeno para os açudes e está dentro da média registrada nos últimos dias, mas ajuda a diminuir a evaporação da água e eleva o nível do lençol freático e das cisternas.
Cento e seis açudes estão com volume inferior a 30% - o número da semana passada era 112. Para que alterem o volume consideravelmente, o Ceará precisa de chuvas constantes e intensas.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em todo o Estado, 133 municípios registraram precipitações até o meio-dia de ontem. Das 7h do domingo às 7h de ontem, a cidade que registrou o maior volume de chuvas foi Camocim, com 100 mm. Outros municípios, como Guaraciaba do Norte (97 mm), Santa Quitéria (93 mm) e Ibiapina (85 mm), também registraram precipitações intensas. Em Fortaleza, o posto da Aldeota anotou índice de 54 mm.
Segundo Cláudia Rickes, meteorologista da Funceme, as chuvas foram provocadas por um ramo da Zona de Convergência Intertropical, sistema que age sobre o Ceará durante o período da quadra chuvosa. Apesar de a chuva de ontem ter sido registrada em todas as regiões do Estado, o mês de março continua, diz Rickes, abaixo da média histórica de 206,2 mm. Na última sexta-feira, 14, o Estado havia registrado 75,3 mm.

Previsão

A previsão da Funceme para hoje é de céu parcialmente nublado e nublado com chuvas em todo o Estado, principalmente no fim do dia.
Amanhã, no Dia de São José, a expectativa é de condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de chuvas em todo o Ceará, principalmente entre a tarde e a noite.

Saiba mais

Onze cidades do interior do Ceará vão receber nove adutoras de montagem rápida, como ação emergencial para melhorar a convivência da população com a seca. Os 410,5 km de adutoras estão orçados em R$153.737.374,56 do Governo Federal.
O valor foi confirmado ontem, durante reunião em Brasília entre o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e o secretário-chefe do Gabinete do governador, Danilo Serpa. 
As nove adutoras vão atender a demanda dos municípios de Caridade, Canindé, Tauá, Irauçuba, Quiterianópolis, Potiretama, Crateús, Nova Russas, Caririaçu, Alcântaras e Maranguape.

Serviço

Portal Hidrológico
Acompanhe em tempo real as informações sobre açudes do Ceará monitorados: www.hidro.ce.gov.br

Fonte: O Povo

Nelson Martins: Entrega de equipamentos agrícolas por Dilma é “marco histórico”

quarta-feira, 19 de março de 2014

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins, qualificou de “marco histórico” a entrega, por parte da presidente Dilma Rousseff, de equipamentos agrícolas que atenderão os municípios que sofrem com a estiagem no Estado. O ato ocorrerá a partir das 10 horas de hoje, no Parque de Exposições da SDA, em Fortaleza.
“A entrega desses equipamentos representa um marco histórico de contribuição do governo federal para estruturar os municípios na convivência com o semiárido”, destaca o secretário.
Serão entregues 41 caminhões caçamba, duas motoniveladoras, 70 pás carregadeiras e 59 caminhões pipa provenientes do PAC 2. Tudo para beneficiar, segundo Nelson, 140 municípios cearenses e 60 mil agricultores familiares. O investimento total é superior a R$ 49,8 milhões. Há quem ache exagerada a avaliação do secretário sobre essa agenda.

Fonte: Coluna Vertical, do jornal O POVO

Eunício é citado em Brasília para ser candidato a vice-presidente do país

quarta-feira, 19 de março de 2014

A presidente Dilma Rousseff continua preocupada com sua base no Ceará e busca alternativas para acomodar os aliados e evitar possível rompimento entre Pros e PMDB. 
Em Brasília, circula a informação de que a nova investida de Dilma mexeria na corrida presidencial. O atual vice-presidente Michel Temer daria lugar ao colega de partido, senador Eunício Oliveira. Os rumores sobre a nova composição da dobradinha PT-PMDB chegou ao conhecimento de Eunício.
O senador cearense disse ao portal Ceará News 7 que se sentiria muito honrado com o convite, mas que a vaga de vice-presidente é de Michel Temer. Eunício Oliveira já havia sido convidado para assumir o Ministério da Integração.

Fonte: Ceará News 7

Ipu: Carro pega fogo a caminho da localidade Barrinha

quarta-feira, 19 de março de 2014

Um veículo da marca Fiat, modelo Cross Fox, cor preta, incendiou-se a caminho da localidade Barrinha em Ipu, a 294 km de Fortaleza. Do carro não sobrou nada, apenas a lataria toda retorcida pelas chamas que consumiram o veículo na noite desta terça-feira (18). 
Segundo as informações, o proprietário do veículo seria um senhor conhecido em Ipu pelo nome de Antônio da Preta. O sinistro provavelmente teria ocorrido tarde da noite. Ainda segundo informações, Seu Antônio, antes de notar que estava saindo fumaça do veículo, teria sentido cheio de fumaça e rapidamente parou o veículo para tentar apagar as chamas, mas não conseguiu localizar o extintor do veículo.
As chamas consumiram rapidamente o Cross Fox, restando ao Seu Antônio apenas se afastar do local do incêndio. Na manhã desta quarta-feira (19), o veículo amanheceu estacionado enfrente a uma oficina, no Bairro Alto dos 14 e foi possível conferir o estado que o veículo ficou. Pela manhã foi possível observar que o prejuízo do veículo foi total.

Fonte: Netcina

Santo do Dia 19 de Março - São José



São José - esposo da Virgem Maria


Do esposo de Maria sabemos somente aquilo que nos dizem os evangelistas Mateus e Lucas, mas é o que basta para colocar esse incomparável "homem justo" na mais alta cátedra de santidade e de nossa devoção, logo abaixo da Mãe de Jesus.
Venerado desde os primeiros séculos no Oriente, seu culto se difundiu no Ocidente somente no século IX, mas num crescendo não igual ao de outros santos. Em 1621, Gregório XV declarou de preceito a festa litúrgica deste dia; Pio IX elegeu são José padroeiro da Igreja, e os papas sucessivos o enriqueceram de outros títulos, instituindo uma segunda comemoração no dia 1º de maio, ligada a seu modesto e nobre ofício de artesão.
O privilégio de ser pai adotivo do MEssias constitui o título mais alto concedido a um homem.
O extraordinário evento da Anunciação e da divina maternidade de Maria - da qual foi advertido pelo anjo depois da sofrida decisão de repudiar a esposa - coloca são José sob uma luz de simpatia humana, em razão do papel de devoto defensos da incolumidade da Virgem Mãe, mistério prenunciado pelos profestas, mas acima da inteligência humana.
Resolvido o angustiante dilema, José não se questiona. Cumpre as prescrições da lei: dirige-se a Belém para rescenseamento, assiste Maria no parto, acolhe os pastores e os reis Magos com útil disponibilidade, conduz a salvo Maria e o Menino para subtraí-lo do sanguinário Herodes, depois volta à laboriosa quietude da casinha de Nazaré, aprtilhando alegrias e dores comuns a todos os pais de família que deviam ganhar o pão com o suor de sua fronte. Nós o revemos na ansiosa procura de Jesus, que ele conduz ao templo por ter cumprido os 12 anos de idade.
Enfim, o Evangelho se despede dele com uma imagem rica de significado, que coloca mais de um tema para nossa reflexão: Jesus, o filho de Deus, o Messias esperado, obedece a ele e a Maria, crescendo em sabedoria, idade e graça.