JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

segunda-feira, 17 de março de 2014

ANIMAL NA PISTA PROVOCA ACIDENTE EM RERIUTABA

segunda feira 17 de março 2014
No início da manhã deste sábado(15/03), uma D-20 que vinha da região da Serra da Ibiapaba para a feira de Reriutaba, chocou-se com um cavalo que se encontrava na pista da CE 366, na entrada da cidade de Reriutaba, próximo ao Posto Santa Inês.
O impacto com o animal foi tão grande que a frente da camionete ficou bastante destruída. Na batida o cavalo foi arremessado para cima caindo sobre o pára-brisa e morreu na hora. Felizmente os ocupantes do veículo não saíram feridos.
O interessante é que nessas horas não aparece o dono do animal, e que até  as 14 horas deste sábado o animal ainda se encontrava no local do acidente, já iniciando o processo de putrefação.
Fonte: Reriutabanotícias.com

Câmara Municipal homenageia 07 mulheres guaraciabenses com troféu "MULHER CIDADÃ"


Pres. Gerardo Marques conduziu a solenidade
Por iniciativa do Presidente da CÂMARA MUNICIPAL DE GUARACIABA DO NORTE, Gerardo Marques, aconteceu ontem, dia 14, às 20 horas, no Palácio Municipal, Luis Martins Ribeiro, a entrega do Troféu "MULHER CIDADÃ"

A solenidade que aconteceu no Plenário Manoel Batista de Oliveira, foi uma singela homenagem a mulher guaraciabense pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Em nome de todas as mulheres guaraciabenses, foram homenageadas com o relevante Troféu MULHER CIDADÃ, sete (07) mulheres que muito se destacam em suas áreas de atuação no município:  



Célia Maria Quixadá;
Maria Doraci;
Maria Josenita Pimenta;
Raimunda Maria;
Tânia Macedo;
Terezinha Sampaio de Oliveira;
Vera Lucia da Silva.


Resumo do histórico das homenageadas
Célia Quixadá - Apesar de não ter nascido no município, desde quando veio aqui morar, sempre se destacou como educadora, principalmente, infantil e, ultimamente, graças ao seu trabalho voltado, também para as crianças e adolescentes guaraciabenses, o município conquistou as duas últimas edições do Selo Unicef. É, carinhosamente, chamada Tia Célia;
Maria Doraci - Toda sua vida como servidora municipal foi dedicada à saúde, trabalhando no hospital, postos de saúdeassistindo sem distinção e com muita dedicação a todos(as) nestas instituições e até mesmo em suas residências e, ainda hoje,a medida de que pode, continua exercendo seu ofício; 

Maria Josenita Pimenta - Apesar de há alguns anos ter deixado o magistério, ainda hoje é tratada como Profa. Josenita. Foram muitos dos nossos graduados contemporâneos que passaram por seus aprimorados ensinamentos. Socialmente é uma pessoa muito querida. Nasceu em Carnaubal Ce., porém, ama Guaraciaba do Norte;
Raimunda Maria - Foi a precursora do ramo ótico em Guaraciaba do Norte, com seu empreendimento, tem prestado relevantes serviços a comunidade e ao município.  É mulher do vereador Vicente do PT.
Tânia Macedo - Iniciou seu trabalho em prol da comunidade guaraciabense,  como sindicalista aonde chegou a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Pelo reconhecimento de seu trabalho à frente daquela Instituição, foi eleita vereadora por duas vezes. Morou nos Estados Unidos da América por 10 anos e, recentemente, voltou para o meio de seus parentes e amigos de Guaraciaba do Norte; 

Terezinha Sampaio de Oliveira - Massapeense de nascimento, ainda jovem, casou-se com o guaraciabense, Olavo Oliveira, vindo residir, definitivamente, em Guaraciaba do Norte. Mesmo com a morte prematura do esposo permaneceu no município. Casou-se com o Sr. José Luciano de Oliveira (Dedé Luciano) e, através do mesmo, iniciou-se na vida pública. Foi vereadora por quatro mandatos e durante os mesmos prestou relevantes serviços ao município e a sua população.

Vera Lucia da Silva - Foi também uma servidora muito dedicada à saúde de Guaraciaba do Norte e trabalhando no hospital e postos de saúde, tornou-se muito querida, foi eleita vereadora em dois mandatos, Através dos mesmos destacou-se em defesa dos menos favorecidos. Também é artesã e desenvolve com muita criatividade esse trabalho. 

A Câmara Municipal de Guaraciaba do Norte, na pessoa de seu Presidente Gerardo Marques, está de parabéns em homenagear a essas mulheres tão merecedoras de reconhecimento pelo trabalha que prestaram e prestam ao município, e, o mais importante, homenagear em vida. O Plenário da Câmara Municipal tornou-se pequeno para receber o grande número de pessoas que foi à solenidade assistir a mais essa homenagem à mulher guaraciabense.




O Presidente Gerardo Marques, conduziu, muito bem, como sempre, o evento. Os vereadores que assistiram a homenagem, foram: Cícero da Martinslândia, Eliane Passos, Jeffeson Clodoaldo, Lendro Bezerra, Neudo Junior, Tacizo Martins e Vicente do PT. Também estavam presentes, às Secretárias de Governo, Reginadila Cavalcante, de Educação, Adriana Rodrigues e de Assistência Social, Vilani Gomes. O município de Croatá, foi representado pela Primeira Dama Eunice e pela Presidente da Câmara Municipal Libania Marques. O Radialista Carlos Alberto veio de Tianguá.  
A homenageada, Teresinha Sampaio de Oliveira, que não pode comparecer, justificou através de seu sobrinho, Germano Oliveira, a sua ausência.

Reportagem e fotos Zé Ronaldo


Vereadoras, Libania (Croatá) e Eliane Passos, fizeram a entrega do troféu  a Célia Quixadá
A Secretária de Governo Reginadila e o Ver. Neudo Junior, fizeram a entrega do troféu  a Maria Doraci
A Secretária de Educação Adriana Rodrigues e o Ver. Tacizinho, fizeram a entrega do troféu  a Ma. Josenita Pimenta
A Primeira Dama de Croatá Eunice e o Ver. Vicente do PT, fizeram a entrega do troféu  a Raimunda Maria 
O Ver. Leandro Bezerra e o Sub Secretário Assis Nonato, fizeram a entrega do troféu  a Tânia Macedo  
O  Ver. Jeffeson e a Sec. de Assistência Social Vilani, fizeram a entrega do troféu  a Vera Lúcia da Silva 
O público assistiu atentamente toda a solenidade   

A vereadora Eliane Passos, discursou representando a mulher guaraciabense
Junior fez uma emocionada e bonita homenagem a sua mãe Maria Josenita Pimenta
  O radialista e repórter da Som Zoom Sat de Tianguá, Carlos Alberto, assistiu e registrou toda a homenagem

Fim de semana com chuva na cidade de Ipu (CE)

Foto divulgação: Facebook

Choveu com intensidade neste final de semana no município de Ipu na Serra da Ibiapaba, cumprindo a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Os dois dias de intensas chuvas trouxeram alegria e esperança para a população, que estava desalentada após alguns dias sem precipitações significativas. A apreensão maior é por conta do baixo níveis de água do reservatório do açude do Bonito.

Na sexta-feira, a Funceme registrou chuvas de até 13mm. No sábado, na sede foi registrado 7,5mm, e no domingo ainda não foi divulgado os registro. Até o fechamento desta matéria ainda chovia no município

Prognóstico

Mesmo com as chuvas dos últimos dias, o prognóstico da Funceme de maior probabilidade de chuvas abaixo da média se mantém. Em janeiro, as chuvas foram metade das normalmente esperadas.

A previsão indica maior probabilidade para a categoria abaixo da normal. Os índices de probabilidade atribuídos às categorias indicam os seguintes valores pluviométricos do período de fevereiro a abril de 2014: abaixo da normal (40%), normal (35%) e acima da normal (25%). A Funceme informou que fará em junho um balanço da quadra chuvosa de 2014, que fica encerrada em 31 de maio.

Com informações DN
Caderno: CIDADE IPU

Colisão entre motos deixa duas pessoas feridas em Ipu

Uma das vítimas ficou caída consciente com fortes dores nas costas

Uma colisão entre duas motocicletas Bis deixou duas pessoas feridas, na tarde desta quinta-feira (13/03), por volta das 17h20, na Rua Manoel Victor, na subida do Alto da "Beinha" em, Ipu (CE).

De acordo com testemunhas, um menor que conduzia uma das motocicletas invadiu a preferencial e colidiu lateralmente com a outra que seguia no sentido centro. As vítimas foram socorridas pela Autarquia Municipal de Trânsito - ACMI com o auxílio de uma ambulância do município, sendo levadas para o Hospital Municipal Dr. José de Evangelista de Oliveira - HM. 


O motociclista Carlos Alberto da Silva sofreu várias escoriações e foi socorrido sentindo fortes dores nas costas, já a outra vítima, uma criança que aparentava ter 12 anos, apresentou apenas arranhões pelo corpo.

As motocicletas foram levadas para a sede da autarquia e os pais do menor pedra, responder pelo fato do menor estar guiando a motocicleta.

Caderno: CIDADE IPU PRINCIPAL

MENSAGEM DO DIA 17/03



 Prece para um mundo de paz



SABEDORIA
Permita, Senhor, que os idosos e os indígenas assumam a direção do planeta Terra com sua experiência. Não apenas sejam respeitados pelo poder que exercem, mas principalmente pela sabedoria que tramitem aos mais jovens, recolocando as coisas nos devidos lugares. 

JUSTIÇA
Que a justiça desça sobre todos indistintamente e que possamos nos tornar equâncias na compaixão e na misericórdia! Permita uma terra sem fome, onde todos sejam tratados com dignidade. Que tenham trabalho e possam desfrutar os recursos naturais com respeito, em que mulheres, crianças e idosos sejam amparaddos em suas necessidade.

VERDADE
Tenho fé que um dia a verdade prevalecerá, como um raio de sol que ilumina para sempre as trevas. A verdade que ainda está além de nossa possibilidade de compreensão porque não soubemos transformar conhecimento em sabedoria. A verdade pura e cistalina que um dia nos permitirá abraçar a própria morte como irmã, como a continuidade da vida. 

SIMPLICIDADE
Que todos recebam o dom da simplicidade e, com ele, a certeza de viver mais leve, mais feliz. Senhor, ilumine o conhecimento científico com a sabedoria da simplicidade para que não haja ambiguidade e que cientistas passem a venerar a criação em vez de tentar exterminá-la.

BONDADE
Que recaia sobre todos uma tempestade de bondade, de forma que fiquemos encharcados e nunca mais nos livremos dela. Desperte a bondade, principalmente naqueles que pensam que ainda têm inimigos. E que possam se conciliar com os demais, mas principalmente consigo mesmos.

FORÇA
Que venha a nós a força que gera a vontade, que realiza, que permite perseverar, acreditar concretizar, preservar e que nos faz caminhar mesmo quando tudo à nossa volta parece destruído.

ESPERANÇA
Que ela se concretize na possibilidade da união dos povos! Que desapareçam as razões de conflitos entre os homens, como cor, credo, raça e convicções. Que a união se faça na diversidade, na multiplicidade. Que possamos perceber as diferenças como virtudes e variações de um só Criador. 

BELEZA
Tudo ficaria sem sentido se não houvesse a beleza que hamoniza o caos. Faça as árvores renascerem do asfalto; cubra a paisagem com flores, com neve, com cores diversas. Na hora do crepúsculo, continue com o show das tintas: azul, róseo, lilás, laranja... Este espetáculo é o melhor fortificante da Alma.

AMOR
Que os seres humanos voltem a usar o coração; que se permitam sentir, acreditar, sonhar, intuir, sorrir, sem o quê a vida não faz o menor sentido. Não só o amor a dois, mas o amor que devora, o amor a todos, incondicionalmente. O amor que justifica a própria vida e não permite que enlouqueçamos diante do desconhecido e, ao contrário, transmutemos o medo em desafio, em esperanaç e em paz.


Margareth Fiorini

SANTO DO DIA 17 DE MARÇO



São Patrício
377+461

17 de Março - São Patrício

Há poucos dados sobre a origem de Patrício, mas os que temos foram tirados do seu livro autobiográfico "Confissão". Nele, Patrício diz ter nascido numa vila de seu pai, situada na Inglaterra ou Escócia, no ano 377. Era filho de Calpurnius. Apesar de ter nascido cristão, só na adolescência passou a professar a fé. 

Aos dezesseis anos, foi raptado por piratas irlandeses e vendido como escravo. Levado para a Irlanda foi obrigado a executar duros trabalhos em meio a um povo rude e pagão. Por duas vezes Patrício tentou a fuga, até que na terceira vez conseguiu se libertar. Embarcou para a Grã-Bretanha e depois para a Gália, atual França, onde frequentou vários mosteiros e se habilitou para a vida monástica e missionária.

A princípio, acompanhou São Germano do mosteiro de Auxerre, numa missão apostólica na Grã-Bretanha. Mas seu destino parecia mesmo ligado à Irlanda, mesmo porque sua alma piedosa desejava evangelizar aquela nação pagã, que o escravizara. Quando faleceu o Bispo Paládio, responsável pela missão no país, o Papa Celestino I o convocou para dar seguimento à missão. Foi consagrado bispo e viajou para a "Ilha Verde", no ano 432. 

Sua obra naquelas terras ficará eternamente gravada na História da Igreja Católica e da própria Humanidade, pois mudou o destino de todo um povo. Em quase três décadas, o bispo Patrício converteu praticamente todo o país. Não contava com apoio político e muito menos usou de violência contra os pagãos. Com isso, não houve repressão também contra os cristãos. O próprio rei Leogário deu o exemplo maior, possibilitando a conversão de toda sua corte. O trabalho desse fantástico e singelo bispo foi tão eficiente que o catolicismo se enraizou na Irlanda, vendo nos anos seguintes florescer um grande número de Santos e evangelizadores missionários.

O método de Patrício para conseguir tanta conversão foi a fundação de incontáveis mosteiros. Esse método foi imitado pela Igreja também na Inglaterra e na evangelização dos alemães do norte da Europa. Promovendo por toda parte a construção e povoação de mosteiros, o bispo Patrício fez da Ilha um centro de irradiação de fé e cultura. Dali partiram centenas de monges missionários que peregrinaram por terras estrangeiras levando o Evangelho. Temos, como exemplo, a atuação dos célebres apóstolos Columbano, Galo, Willibrordo, Tarásio, Donato e tantos outros.

A obra do bispo Patrício interferiu tanto na cultura dos irlandeses, que as lendas heróicas desse povo falam sempre de monges simples com suas aventuras, prodígios e graças, enquanto outras nações têm como protagonistas seus reis e suas façanhas bélicas.

Patrício morreu no dia 17 de março de 461, na cidade de Down, atualmente Downpatrick. Até hoje, no dia de sua festa os irlandeses fixam à roupa um trevo, cuja folha se divide em três, numa homenagem ao venerado São Patrício que o usava para exemplificar melhor o sentido do mistério da Santíssima Trindade: "um só Deus em três pessoas". 

A data de 17 de março há séculos marca a festa de São Patrício, a glória da Irlanda. Os irlandeses sempre sentiram um enorme orgulho de sua pátria, tanto, por ter ela nascido na chamada Ilha dos Santos, quanto, por ter sido convertida pelo venerado bispo. Só na Irlanda existem duzentos santuários erguidos em honra a São Patrício, seu padroeiro.

Rezo com São Patrício:

Cristo guarde-me hoje,
Cristo comigo, Cristo à minha frente, Cristo atrás de mim,
Cristo em mim, Cristo embaixo de mim, Cristo acima de mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda,
Cristo ao me deitar,
Cristo ao me sentar,
Cristo ao me levantar,
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim,
Cristo na boca de todos que falarem em mim,
Cristo em todos os olhos que me virem,
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.
Levanto-me, neste dia que amanhece,
Por uma grande força, pela invocação da Trindade,
Pela fé na Trindade,
Pela afirmação da Unidade,
Pelo Criador da Criação.
Amém.