JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MENSAGEM DO DIA


MENSAGEM DO DIA

23/01 Embaixadores da paz



Ecos heróicos ressoam sem limites pelas fronteiras e confins do Planeta Terra.
Cidadãos do mundo, embaixadores da paz, globalizam sentimentos e gestos fraternos por uma causa intercontinental, multicultural: desarmar nações para celebrar a paz!

Nessa marcha triunfante, maximizando focos e horizontes para erradicar as raízes de todas as injustiças e guerras, projetos e recursos estão mundialmente conectados para que cada um faça sua parte.
Ora, não vale a pena se omitir.
A missão é nobre, justa, incondicional.
O retorno é humano, coletivo, global.
Vamos precisar de todo mundo por meio da interação de costumes, do intercâmbio de filosofias, do diálogo ecumênico, das artes transcendentais, de uma simples e inovadora iniciativa para promover a paz em todas as culturas.

A paz, fruto da justiça, utopia viva da humanidade, sonho universal de Deus.
A paz infinita, eloqüente, inquieta, onipresente de geração em geração, concebida com amor nos corações humanos.


Luizinho Bastos

Criança de 10 anos sobrevive após ser baleada na cabeça durante assalto

O garoto  C.A. S. S, de apenas 10 anos é sobrevivente da violência que assola no interior do Ceará, após ser baleado na cabeça e ter ficado por duas semanas em coma numa UTI da Santa casa de Sobral. A criança foi atingida  com um disparo no primeiro dia útil do deste ano, 02/01, por volta das 20h, no Sítio Bela Vista, zona rural, quando aconteceu um assalto a um posto de combustível em Tianguá.                                                                                                                                                                                                                                                      

           

O frentista FRANCISCO APARECIDO DE SOUSA FILHO, 32 anos, solteiro, se encontrava trabalhando no Posto de combustíveis Bela Vista, quando chegaram dois indivíduos, sendo um deles armado com um revólver e anunciaram o assalto, tomando da vítima a quantia de R$ 500,00, porém antes de se evadirem efetuaram vários disparos em direção do posto, onde atingiu na cabeça do menor, C. S. S, residente no Sítio Bela Vista, Tianguá. 
                                    
O mesmo foi socorrido pela ambulância do Distrito de Arapá, Tianguá, para o hospital de Tianguá, onde de lá foi transferido para o Hospital Regional de Sobral, em estado gravíssimo. Atendeu a ocorrência a composição da RP-3322, SGT PM QUIRINO, SD PM JUSCELINO e SD PM SIQUEIRA, os quais fizeram  diligências no intuito de prender os indivíduos, bem como também foram acionados os DPMs de Frecheirinha e Coreaú, Viçosa do Ceará, RONDA e P.R.E.

Hospitalizado o garoto passou por cirurgia para extração da Bala e milagrosamente sobreviveu. Nesta Quarta-feira, 22, acompanhado de sua genitora, a Sra. Vascelina Nogueira dos Santos, o menino esteve nas dependências da FM 94,9 de Tianguá para visitar o radialista Carlos Alberto, que promoveu uma corrente de oração junto aos ouvintes do Programa "Alerta Geral 2ª Edição", pela recuperação da criança. 

Nesta quinta-feira, 23, o garoto fará revisão médica na Santa Casa. Ele revela que não sente dores, mas perdeu a sensibilidade em uma das mãos, tem dificuldade de raciocínio e crises de falta de memória. Parte do cérebro pode ter sido afetada pelo tiro e médicos avaliam se o garoto terá sequelas. Os bandidos até hoje não foi identificados, nem presos.

Por redação Ibiapaba Agora

Justiça nega pedido de liberdade a acusado de latrocínio em Santa Quitéria

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014


A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJCE) negou pedido de liberdade a Raimundo Geovani Monteiro, acusado de latrocínio no Município de Santa Quitéria, distante 222 km de Fortaleza. A decisão, proferida nessa segunda-feira (20/01), teve a relatoria do desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo.
De acordo com os autos, no dia 9 de outubro de 2012, o acusado, junto com outro homem e um adolescente, invadiu uma residência na localidade de Casinhas, no referido município, com o objetivo de roubar. Na ocasião, eles passaram a agredir o proprietário da casa, exigindo dinheiro e bens pessoais.
Durante a ação, a idosa Maria Arlete Mesquita Rocha teria pegue uma faca para defender o marido, que estava sendo agredido, quando foi atingida por disparos de armas de fogo. Ela não resistiu e faleceu no local.
Em seguida, policiais militares foram acionados e prenderam Raimundo Geovani, após ser identificado por uma testemunha. Em depoimento, ele negou participação no crime.
Requerendo acompanhar o processo em liberdade, a defesa ingressou com habeas corpus (nº 0802852-68.2013.8.06.0000) no TJCE. Alegou estar sofrendo constrangimento ilegal por excesso de prazo na formação da culpa.
A 2ª Câmara Criminal negou o pedido ao julgar o caso. Segundo entendimento do relator, o alegado excesso de prazo na formação da culpa ficou superado em virtude do encerramento da instrução criminal.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

SANTO DO DIA 23 DE JANEIRO

SANTO DO DIA

Santo Ildefonso
607-667

23 de Janeiro - Santo Ildefonso

Segundo os escritos foi por intercessão de Nossa Senhora, a pedido de seus pais, que Ildefonso nasceu. Assim, o culto mariano tomou grande parte de sua vida religiosa, ponteada por aparições e outras experiências de religiosidade.

Ildefonso veio ao mundo no dia 08 de dezembro de 607, em Toledo, na Espanha. De família real, que resistiu aos romanos, mas, que se renderam politicamente aos visigodos, foi preparado muito bem para o futuro. Estudou com Santo Isidoro em Sevilha. Depois de fugir para o mosteiro de São Damião nos arredores de Toledo, Ildefonso conseguiu dos pais aprovação para se tornar monge, o que aconteceu no mosteiro próximo de sua cidade natal.

Pouco depois de tornar-se diácono, herdou enorme fortuna devido à morte dos pais. 
Empregou todas as posses em favor dos pobres e fundou um mosteiro para religiosas. Seu trabalho era tão reconhecido que após a morte do abade de seu mosteiro, foi eleito por unanimidade para sucedê-lo. Em 636 dirigiu o IV Sínodo de Toledo, sendo o responsável pela unificação da liturgia espanhola.

Mais tarde, quando da morte de seu tio e bispo de Toledo, Eugênio II, contra sua vontade foi eleito para o cargo. Chegou a se esconder para não ter que aceitá-lo, sendo convencido pelo rei dos visigodos que o procurou pessoalmente. Depois disso, Ildefonso desempenhou a função com reconhecida e admirada disciplina nos preceitos do cristianismo, a mesma que exigia e obtinha de seus comandados.

Nessa época Ildefonso escreveu uma obra famosa contra os hereges que negavam a virgindade de Maria Santíssima, sustentando que a Mãe de Deus foi Virgem antes, durante e depois do Parto. Exerceu importante influência na Idade Média com seus livros exegéticos, dogmáticos, monásticos e litúrgicos. 

Entre suas experiências de religiosidade constam várias aparições. Além de ter visto Nossa Senhora rodeada de virgens, entoando hinos religiosos, recebeu também a "visita" de Santa Leocádia, no dia de sua festa, 09 de dezembro. Ildefonso tentava localizar as relíquias da Santa e esta lhe indicou exatamente o lugar onde seu corpo fora sepultado.

O sábio bispo morreu em 23 de janeiro de 667, sendo enterrado na igreja de Santa Leocádia. Mas, anos depois, com receio da influência que a presença de seus restos mortais representava, os mouros pagãos os transferiram para Zamora, onde ficaram até 888. Somente em 1400 seus despojos foram encontrados sob as ruínas do local e expostos à veneração novamente.

Santo Ildefonso recebeu o título de doutor da Igreja e é tido pela Igreja como o último Padre do Ocidente. Dessa maneira são chamados os grandes homens da Igreja que entre os séculos dois e sete eram considerados como "Pais" tanto no Oriente como no Ocidente, porque foram eles que firmaram os conceitos da nossa fé, enfrentando as heresias com o seu saber, carisma e iluminação. São aos responsáveis pela fixação das Tradições e Ritos da Igreja.

Outros santos e beatos:
Santo Agatângelo — martirizado em 309. Convertido e batizado por são Clemente, com este partilhou cárcere, exílio e martírio, em Ancira, no Oriente.
Santo Amásio (†356) — bispo grego, perseguido pelos arianos, tornou-se segundo bispo de Teano. Ainda hoje é venerado na Itália central.
Santa Ascla — martirizada em 287, lançada ao Nilo.
Santo Auremunde — abade em 587, na abadia de Saint Mairé.
São Bernardo (777-841) — abade beneditino, educado na corte de Carlos Magno; mais tarde, bispo de Vienne. Fundou a abadia de Romans.
São Clemente — bispo de Ancira, na Galácia, martirizado em 309.
Santa Emerenciana — virgem, martirizada entre os séculos III e IV. Um autor desconhecido do século V, num capítulo acrescentado à Paixão de santa Inês, relata que, durante os funerais da jovem mártir, alguns pagãos irromperam no local onde se celebravam as exéquias e dispersaram o grupo de cristãos. Só Emerenciana, amiga de Inês, desafiou os intrusos, mas pagou esse gesto de coragem com a lapidação. Os pais de Inês recolheram o corpo dilacerado da moça e o sepultaram ao lado do túmulo da filha, no cemitério situado na via Nomentana. No século IX, as relíquias das duas mártires foram depositadas na basílica que leva o nome de santa Inês. Algumas dessas ­relíquias foram trasladadas a igrejas de países distantes (Espanha, Alemanha, Bélgica), atestando a amplitude do culto dirigido à jovem mártir, objeto da perseguição de Diocleciano.

Santo Eusébio — eremita sírio do século IV, no monte Corife.
Santa Luftilde (também conhecida como Lufetilde, Leuctelde, Liutilde, Luftolde) (†850) — eremita nas proximidades de Colônia.
São Parmênio — um dos sete diáconos ordenados pelos apóstolos. Pregou na Ásia Menor e foi martirizado nas imediações de Filipos (Macedônia), sob o governo de Trajano.
Santos Severino e Áquila — marido e mulher martirizados em data imprecisa, em Júlia Cesaréia, na Mauritânia.

VEJA TAMBÉM