JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

PLUVIOMETRIA NO ESTADO: Chuvas da pré-estação caem no Cariri e Vale do Jaguaribe

Para as próximas 48 horas, a Funceme prevê mais precipitações em todo o Estado, com mais incidência no Sul do CE

Iguatu. Começou a pré-estação chuvosa no Ceará e de forma intensa. Na madrugada de ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e de Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 43 municípios. As precipitações ficaram concentradas nas regiões do Cariri e Sul Jaguaribana, no sudeste do Estado. O maior registro foi no município de Barro (167 milímetros), seguido de Abaiara (122mm) e Milagres (120mm).


Em Juazeiro, o tempo permaneceu nublado com chuvas finas. Precipitações mais fortes aconteceram na noite de quarta-feira e madrugada de ontem FOTO: SAMYLLA ALVES

De acordo com a Funceme, a previsão para as próximas 48 horas é de ocorrência de chuvas localizadas em todo o Ceará, com maior probabilidade para as regiões Centro-Sul e Sul. "As mais recentes precipitações foram ocasionadas por influência de uma área de instabilidade, de convergência de umidade, formada no Sul do País e que chegou ao Norte da Bahia e Sul do Piauí", explicou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. "São formações típicas da pré-estação que está começando no Ceará".

Os dados meteorológicos demonstram que as precipitações não chegaram a Fortaleza porque a área de instabilidade estava associada a um sistema de cavado de altos níveis, semelhante a um vórtice ciclônico.

"Há uma tendência de mudança de posição e isso pode favorecer precipitações na Capital", observou Fritz. No fim de semana passado, já ocorreram precipitações isoladas na região do Cariri, mas as chuvas registradas na madrugada desta quinta-feira foram bem mais intensas e chegaram a mais de 40 municípios do Estado. Acima de 100 milímetros houve ocorrência em oito cidades, além de Barro, Abaiara e Milagres, a Funceme anotou chuvas em Cedro (111mm); Brejo Santo (108mm), Umari (108mm), Mauriti (101mm) e Jati (100mm).

As chuvas de pré-estação têm a característica de serem isoladas, diferentemente das ocorrências da quadra invernosa no período de fevereiro a maio, no sertão cearense, que são favorecidas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sendo generalizadas. Ontem, por exemplo, a Funceme registrou na sede urbana de Barro chuva de 89mm, enquanto que na localidade rural de Cuncas foram 167mm. "Essa variação é típica de chuvas localizadas, do período da pré-estação", disse Fritz.

Na tarde de ontem, técnicos da Funceme, e também do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), estiveram reunidos, por meio de videoconferência, para a troca de informações meteorológicas, análises de dados coletados por boias oceânicas, postos de observação, navios, satélites e ainda avaliações de modelos com temperatura superficial das águas do Oceano Atlântico. Com base nessas informações, o CPTEC/Inpe divulga prognóstico de chuva e previsão do tempo para o Brasil, incluindo o Nordeste. "São dados preliminares, importantes, mas, por ter uma abrangência mais geral, devem ser analisados com cuidado", explica o meteorologista Fritz. "No Nordeste, há ocorrência de chuvas e condições climáticas diferenciadas, no sertão, Litoral Norte, Litoral Leste, Zona da Mata e agreste".

Prognóstico

Por volta do próximo dia 20 de janeiro de 2014, a Funceme vai divulgar o primeiro prognóstico para a quadra invernosa de 2014. A cada mês, os dados serão atualizados. "Até março é comum ocorrer mudanças significativas", explica Fritz. "Dessa forma o modelo atual pode variar em fim de janeiro e nos meses seguintes". "Um dos dados mais importantes é a localização da Zona de Convergência Intertropical, que favorece a ocorrência de chuvas no Ceará.

Além das chuvas no Sul do Ceará, houve precipitações isoladas em municípios dos Inhamuns e do Sertão Central: Aiuaba (14mm), Arneiroz (3mm), Saboeiro (2mm), Campos Sales (23mm), Monsenhor Tabosa (8mm) e Quixadá (6mm).

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa, observou que nos últimos dias, o tempo permanece nublado e que a esperança de um bom inverno renasce no coração dos agricultores. "Historicamente, coincidência ou não, os anos que terminam em quatro são de cheias ou de boas chuvas", disse. "Vamos torcer para que isso se repita em 2014".

Enquanto os técnicos analisam as condições meteorológicas, no campo os produtores rurais vivem a expectativa de um bom inverno, depois de dois anos seguidos de seca no sertão cearense. "A nossa esperança é de que a chuva volte com força total", disse o agricultor, Manoel Bezerra, do município de Cedro. "Em janeiro, a gente quer começar a preparar a terra para o plantio do milho e feijão".

"Se não tivermos boas chuvas, a situação vai se agravar com perdas importantes de renda dos produtores rurais", observa o gerente regional da Ematerce em Iguatu, Joaquim Virgulino Neto. "O Ceará tem necessidade de precipitações intensas para que ocorra a recarga de água nos reservatórios, e não apenas chuvas para a produção agrícola".

São as chuvas intensas, de enxurradas, que fazem com que os rios, riachos e córregos fiquem cheios, desaguando nos açudes e elevando o nível dos reservatórios, que estão reduzidos e em situação muito crítica no Ceará. "Na tradicional missa de celebração do Ano Novo, vamos fazer uma prece especial para termos um bom inverno em 2014 no Ceará", anunciou o padre Carlos Roberto Alencar, da paróquia de Senhora Sant´Ana, em Iguatu.

HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Polícia Civil captura autor de facadas em grávida de sete meses


Edmar Fernandes Bezerra (1)
Postado por Diassis Lira, em 20 de de dezembro de 2013

Quixadá > A equipe da Delegacia Regional da Polícia Civil de Quixadá, coordenada pelo inspetor Erismar Granja capturou nesta quinta-feira, 19, o homemacusado de esfaquear uma mulher gravidade de sete meses. O agricultor Edmar Fernandes Bezerra, 26 anos, foi capturado no município de Ibaretama. Após tentar matar sua companheira, de 19 anos, com três facadas, uma delas nas costas e outras duas no abdome, ele fugiu e se refugiou na zona rural do vizinho município.

Segundo o inspetor da Policia Civil, Shesman Viana, o crime ocorreu no início do mês, no dia 7, no distrito de Daniel de Queiroz, na zona rural de Quixadá. O agricultor confessou ter praticado o crime por ciúmes, mesmo ela estando grávida. A prisão preventiva dele havia sido solicitada pela delegada titular da Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) de Quixadá, Rosane de Queiroz Brasil. Edmar Bezerra responderá por crime de tentativa de homicídio. A vítima e o bebe correram risco de morte.

Fonte: Diário do Nordeste

CPPL III: Detento ia fugir usando vestido



Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) realizou uma vistoria na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL III), ontem, e se deparou com uma situação inusitada. Em uma das celas, na Rua D, havia um vestido, que provavelmente, seria usado em uma fuga.

A peça do vestuário feminino estava em poder do detento Bruno Cavalcante Costa. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), responsável pelos presídios, informou que o interno tentaria escapar disfarçado, no próximo domingo, quando mulheres entrarão na unidade.

Bruno Costa acabou sendo transferido para outro presídio. A Sejus informou que o GAP está intensificando ações anti-fuga neste fim de ano.

No restante da unidade nada de anormal foi encontrado. Havia suspeita de um túnel sendo cavado, na Rua C, mas este não existia, segundo a Sejus.

A Coordenadoria de Inteligência Penitenciária tem apurado fatos que possam levar a fugas ou motins nas unidades e repassado para os agentes, para que eles efetuem vistorias e evitem transtornos.


Fonte: Diário do Nordeste
Imagem: Internet

MISTÉRIO: Mulher violentada e corpo ocultado em um matagal

Uma mulher, de identidade ainda desconhecida, foi encontrada morta, na manhã de ontem, na CE-040, dentro de um terreno repleto de carnaubeiras, localizado à margem do RioCoaçu, no limite da Capital com Eusébio. A vítima estava despida e com o rosto desfigurado. Os exames periciais preliminares apontam que a mulher foi violentada com um pedaço de madeira. O corpo apresentava várias perfurações, entretanto não foi possível determinar se as mesmas foram provocadas por tiros ou facadas.

O corpo foi localizado no começo da manhã de ontem. Peritoscomprovaram que a vítima foiabusada sexualmente. Até agora, não há suspeitos do crime FOTO: JL ROSA

O modo como o crime foi perpetrado mostra que os autores agiram com requintes de crueldades, principalmente pelas perfurações, muitas delas bastante profundas, encontradas no corpo da mulher.

Somente um exame mais detalhado, a ser realizado na Coordenadoria de Medicina legal (Comel), apontará a quantidade de perfurações, bem como que tipo de arma foi utilizada.

Tatuagem

Por conta da desfiguração total do rosto da mulher, não foi possível seu reconhecimento. No quadril da vítima, havia uma grande tatuagem de uma cobra, a única pista que pode facilitar a identificação do cadáver.

Apesar das poucas evidências no local, tudo leva a crer que a desconhecida foi assassinada por mais de uma pessoa. A calcinha dela foi encontrada a cerca de 20 metros do local. 


Fonte: Diário do Nordeste

Em Viçosa do Ceará incêndio atinge casa comercial

Nesta quarta, dia 18, por volta de, 23h00, no sítio Boqueirão dos Augusto, zona rural de Viçosa do Ceará, houve um incêndio a um comercio,  fato só chegado ao conhecimento, dos PPMM: CB Jonas e SDs Kennedy e Roberto , hoje por volta das 08h20, que foram ao local e constataram a veracidade dos fatos.  Sendo vítima: LOURENÇO GALENO FONTINELE, filho de João de Ferro Araújo e Maria do Livramento Fontinele, nascido em 11/02/1957, natural de Viçosa, residente no local acima citado.
                         

A  vítima relatou á policia que foi acordado por vizinhos, que o seu estabelecimento comercial, estava em chamas, de imediato foi ao local, e viu todo o seu comercio em chamas, além de bastante mercadorias queimadas, foram queimadas também 01( um) freezer, 01(uma) TV e 01(uma) sinuca, somente hoje veio a DPC local, para fazer um BO, informou não saber a autoria do ato criminoso, informou que, tem uma rincha com um vizinho. Fatos informados ao Delegado que tomara as providencias cabível.
Informações do COPOM-Tianguá

MARACANAÚ: Jovem é assassinado na praça da Pajuçara

jovem Israul Rodrigues da Silva,19, foi executado, na tarde de ontem, em uma praça no entorno da Quadra Poliesportiva Ítalo Mallone Holanda da Silva, no distrito de Pajuçara, em Maracanaú. De acordo com informações da Polícia, duas pessoas que moram naquela comunidade são suspeitas do crime.


Os executores chegaram em uma bicicleta. A vítima tentou correr, mas foi baleada nove vezes FOTO: KIKO SILVA

O delegado titular do 29ºDP (Pajuçara), Vicente Ferreira, disse que o jovem costumava ir todos os dias à praça. Ontem, quando estava no local conversando com conhecidos, os executores chegaram em uma bicicleta e efetuaram vários disparos. A vítima ainda tentou correr, mas foi alvejado nove vezes.

O delegado afirmou que familiares de Israul Silva declararam que ele estava sendo a ameaçado, mas não sabiam por quem, nem por qual motivo. A moto Honda, de cor azul, que o jovem pilotava, foi apreendida para averiguação pelas autoridades. 


Fonte: Diário do Nordeste

LUTO: Reginaldo Rossi morre aos 69 anos de câncer no pulmão

MenoPostado por Diassis Lira, em 20 de dezembro de 2013

Artista estava internado na UTI do Hospital Memorial São José.
Ele tratava de um câncer no pulmão desde o dia 27 de novembro.
Do G1 PE

Morreu na manhã desta sexta-feira (20), aos 69 anos, o cantor e compositor Reginaldo Rossi. Conhecido como o "Rei do Brega" e autor do sucesso “Garçom”, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José, na área central do Recife, desde 27 de novembro. Na quinta-feira (19), sofreu uma piora no quadro clínico.
Durante o tempo em que ficou internado, Reginaldo Rossi foi submetido a uma cirurgia para retirada de um nódulo na axila direita. A biópsia confirmou o diagnóstico de câncer. Ele também passou por um procedimento chamado de toracocentese, para drenar líquido acumulado entre a pleura e o pulmão.
Nascido no Recife, o cantor e compositor conhecido faria 70 anos em fevereiro. Começou a carreira pelo rock e foi crooner em boates, mas foi no brega que se consagrou.
Entre seus maiores sucessos estão, além de “Garçom”, "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". Ele continuava fazendo shows pelo Brasil, apresentando o mais recenteálbum, “Cabaret do Rossi”. Nos dias 21 e 22 de novembro, Reginaldo Rossi tocou no Manhattan Café Teatro, na capital pernambucana.
Fonte: G1
Imagem: Internet

VEJA ENTREVISTA EXCLUSIVA COM CANTOR BARTÔ GALENO

Violencia: Em Sobral homem assalta loja e estupra funcionária











Na tarde de segunda-feira (16/12), por volta de 16h30min, um indivíduo na tentativa de satisfazer suas necessidades bestiais, invadiu uma loja na Rua Coronel Rangel nas proximidades da Delegacia de Polícia Civil, anunciou o assalto e observando que a funcionária se encontrava só, aproveitou o ensejo e agrediu a mesma, levando a jovem para o deposito da loja, cometendo um dos crimes mais bárbaros que se pode imaginar, estuprou a vítima indefesa.

Acusado

No momento em que o elemento empreendia fuga, policiais do GETAM passavam na mesma rua e lhe abordaram prendendo-o em flagrante, e evitaram o linchamento do mesmo pois a população estava revoltada com a atitude do indivíduo. 

Os policiais encaminharam o individuo para Delegacia Regional de Sobral onde o mesmo foi enquadrado em dois artigos, 157(roubo) e 213 (estupro) do Código Penal Brasileiro. A própria vítima confirmou o ato, a mesma no momento ainda se encontra hospitalizada e em seguida será encaminhada para o IML onde será examinada, e lavrado o laudo. O individuo foi identificado como Bruno Caetano Oliveira, de 18 anos, natural da cidade de Uruoca-Ce.

Fonte:  Frank Oliveira (Plantão Alerta)/ Camocim Policia

GOVERNO DO ESTADO ANUNCIA REAJUSTE DE 5,7% PARA SERVIDORES

O Governo do Ceará  anunciou 5,7% de reajuste geral dos salários dos 135.655 servidores ativos, aposentados e pensionistas. O percentual concedido é o mesmo aprovado nesta quinta-feira (19) na Câmara para os servidores municipais. O reajuste teve como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e entrará em vigor a partir do dia 1º de janeiro.

Os secretários Eduardo Diogo, do Planejamento e Gestão, e João Marcos Maia, da Fazenda, comunicaram o reajuste na tarde desta quinta-feira (19). Eduardo Diogo informou que a remuneração mínima passa a ser de R$ 764,22, equivalente a 5,55% acima do Salário Mínimo Nacional.

Eduardo Diogo destacou ainda benefícios concedidos pelo Governo do Estado para os servidores, como prestação de saúde para 135.820 beneficiários, incluindo 59.382 militares. Já João Marcos, secretário da Fazenda, disse que o esforço do Governo do Estado não é só garantir uma remuneração compatível ao servidor público, mas também oferecer serviços de qualidade à população, em todas as áreas.

Fonte: DN

Cid diz ser "natural" que Eunício queira ser governador do Estado

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013


O governador Cid Gomes (Pros) disse “achar natural” que o senador Eunício Oliveira (PMDB) tenha planos de ser o próximo governador do Ceará. A afirmação foi feita durante a inauguração do 18º Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em Maracanaú.
“Qualquer cearense que está na vida pública deve ter como sonho ser governador do Estado. Isso é ótimo que aconteça. É ótimo que a gente tenha pessoas, desejando, lutando e aspirando ser governador, nada mais legítimo do que isso”, afirmou Cid ao ser questionado sobre a possível candidatura de Eunício em 2014. 
Mesmo assim, o governador manteve a postura de não fazer afirmações objetivas sobre as articulações políticas para o próximo ano. “Agora, eu só vou tratar do tema em abril, maio, do ano que vem, por questões mais objetivas. As pessoas me elegeram foi pra governar, não foi pra ficar pensando no meu sucessor”, frisou. 
Cid destacou que o prazo eleitoral para as definições das eleições do próximo ano são atéjunho, portanto se reunirá com partidos e tratará do tema pouco antes do prazo. “Temos uma aliança, da qual o PMDB do Eunício faz parte. O Eunício foi eleito senador com o nosso apoio, então o que nós queremos é manter essa aliança e ter a candidatura que represente melhor a aspiração do povo cearense”, completou Cid.

Confirmações

Durante o evento comemorativo aos 60 anos do Tribunal de Contas dos Municípios(TCM), na segunda-feira, 16, Eunício Oliveira deixou mais evidente sua provável postulação ao Palácio da Abolição no próximo ano. Pela primeira vez, ele se referiu a si mesmo como próximo governador, embora em tom de brincadeira.

Secretariado


O governador reunirá secretários e diretores de órgãos vinculados ao Estado para a última avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP) de 2013. A reunião, prevista para a sexta-feira, 20, definirá datas de inaugurações de obras, resolução de possíveis gargalos no andamento dos programas e balanço dos projetos que estão em andamento no Estado.

Fonte: Redação O POVO Online (Com informações de Rachel Gomes, especial para O POVO)