JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

DATAS COMEMORATIVAS 13 DE DEZEMBRO


13/12 - DIA DO MARINHEIRO

Dia do Marinheiro
O dia 13 de dezembro, data do nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, foi instituído como o Dia do Marinheiro, porque o almirante se dedicou à Marinha a serviço da nação. 
O dia 13 de dezembro, data do nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, foi instituído como o Dia do Marinheiro, porque o almirante se dedicou à Marinha a serviço da nação. Ele rejeitou ser chamado de Visconde de Tamandaré, título herdado de sua família (em 1887, foi elevado a Marquês), pois preferia ser chamado de Almirante.

Tamandaré é também considerado o Patrono da Marinha, em razão de seu exemplo de espírito marinheiro, civismo e dignidade, de permanente serviço aos interesses da instituição, de consciente profissionalismo naval e de crença no futuro da nação brasileira.

A Esquadra brasileira, formada por valorosos patriotas, ajudou o Brasil a consolidar a Independência, a pacificar revoltas e movimentos políticos ocorridos depois da Independência, a lutar pela soberania brasileira na Guerra da Cisplatina, na Guerra do Paraguai e na Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

O marinheiro, cujo espírito de solidariedade é conhecido mundialmente, vive e trabalha em navios ou em submarinos, sob as ordens do comandante. Na Marinha do Brasil, o marinheiro aprende a proteger o seu país no mar, nos rios e lagos. 

Na marinha mercante, os marinheiros trabalham em barcos de carga, indo de um país a outro, levando e trazendo produtos e mercadorias. Há mulheres que também dedicam sua vida à Marinha, contribuindo para o desenvolvimento do país, protegendo as nossa fronteiras marítimas, levando assistência àqueles membros da nossa sociedade que se encontram em lugares aos quais só os barcos podem chegar, cumprindo o lema: "A Marinha está de braços abertos para você".

VEJA TAMBÉM

MENSAGEM DO 13 DE DEZEMBRO

MENSAGEM DO DIA

13/12 Orar e abençoar errado - Pe. Zezinho, scj

Orar e abençoar errado
Pe. Zezinho, scj

O sacerdote cantou: Noite feliz, oh Senhor, Deus de amor pobrezinho nasceu em Belém! Mas a canção diz: "O Senhor" e não "oh Senhor". O mesmo sacerdote orou: na Salve Rainha: E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus bendito é o fruto do vosso ventre. Confundiu com a Ave Maria, na qual se ora: E bendito é o fruto de vosso ventre", mas na Salve Rainha, deveria ser dito "Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Seus cantores, na missa, oraram a Nossa Senhora Aparecida cantando: "Salve ó Mãe de Deus e nossa a Senhora Aparecida". Deveriam ter cantado "Ó Senhora Aparecida. O mesmo grupo cantou que Maria é "virgem maculada". Ao acentuar errado, esqueceu o "i". O que se ouviu foi "Salve a Virgem maculada, a Senhora Parecida". No CD, a canção dizia: Fez em Caná, tornou a fazer! O texto impresso rezava: "Fez encarnar"

O ideal seria que uma fonoaudióloga, professora de dicção orientasse a comunidade, sobretudo os que pregam e cantam para não pronunciarem errado as orações de tantos anos. Se ainda não se deram conta de que estão ensinando e orando errado é porque ninguém os alertou, ou porque não prestam atenção no que dizem! Ouça os cantos da missa e preste atenção nos verbos! Um deles dizia: "Maria, vós sois nosso modelo, porque que o Senhor te fez, a Mãe bendita que só você foi! "Vós, tu, você", tudo na mesma sentença!

Poderíamos corrigir os textos de nossas canções de missa. Se quiséssemos, poderíamos!

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

SANTO DO DIA 13 DE DEZEMBRO


Santa Luzia ou Lúcia
Século IV

13 de Dezembro - Santa Luzia ou Lúcia

Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia, também chamada Lúcia, foi devidamente confirmado, quando se descobriu uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Nápoles. A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV.

Mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão ("Luzia" deriva de "luz"), já era exaltada desde o século V. Além disso, o papa Gregório Magno, passado mais um século, a incluiu com todo respeito para ser citada no cânone da missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.

Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra "A Divina Comédia", que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.

Luzia pertencia a uma rica família napolitana de Siracusa. Sua mãe, Eutíquia, ao ficar viúva, prometeu dar a filha como esposa a um jovem da Corte local. Mas a moça havia feito voto de virgindade eterna e pediu que o matrimônio fosse adiado. Isso aconteceu porque uma terrível doença acometeu sua mãe. Luzia, então, conseguiu convencer Eutíquia a segui-la em peregrinação até o túmulo de santa Águeda ou Ágata. A mulher voltou curada da viagem e permitiu que a filha mantivesse sua castidade. Além disso, também consentiu que dividisse seu dote milionário com os pobres, como era seu desejo.

Entretanto quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento, foi denunciar Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o governante mandou que a carregassem à força a um prostíbulo, para servir à prostituição. Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304.

Para proteger as relíquias de santa Luzia dos invasores árabes muçulmanos, em 1039, um general bizantino as enviou para Constantinopla, atual território da Turquia. Elas voltaram ao Ocidente por obra de um rico veneziano, seu devoto, que pagou aos soldados da cruzada de 1204 para trazerem sua urna funerária. Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, que a venera no mês de maio também.

FORAGIDO: Condenado pelo furto no BC é preso em SP



Postado por Diassis Lira, em 12 de dezembro de 2013

Fernando de Carvalho Pereira, o ‘Fê’, havia sido resgatado do IPPOO II, em fevereiro de 2011. Ontem, foi localizado 

Oito anos e quatro meses depois do maior furto a banco na história do País, o ataque de uma quadrilha à sede do Banco Central, nesta Capital, de onde foram levados cerca de R$ 164,7 milhões, a Polícia Civil do Estado de São Paulo recapturou, ontem, um dos foragidos do caso. 

Fernando Carvalho Pereira , o ‘Fê’, foi condenado a 17 anos por participação no furto milionário foto: divulgação/Marcos Rogério Machado de Morais, o ‘Bocão’, também foi resgatado do CE e continua foragido foto: futura press 

Trata-se do assaltante paulista Fernando de Carvalho Pereira, 39, o ‘Fernandinho’, ‘Fê’ ou, ainda ‘Fê Boy’, que havia sido resgatado do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em fevereiro de 2011. 

O criminoso, condenado pela Justiça Federal no Ceará a uma pena de 17 anos de prisão, foi localizado na Rua Gravi, bairro Bosque da Saúde, na zona Sul de São Paulo, após a Polícia Civil receber uma denúncia anônima do seu paradeiro. Segundo as autoridades policiais daquele Estado, ao ser cercado, o foragido dirigia uma caminhonete modelo Montana, cor prata, blindada. Com base na denúncia, os agentes trabalharam de forma sigilosa e montaram uma ‘campana’ (vigilância) no bairro.

Era por volta de 17 horas de ontem quando, finalmente, o fugitivo foi cercado pelos inspetores, recebeu voz de prisão, foi algemado e, em seguida, encaminhado à sede do departamento Estadual de Prevenção e Repressão aos Entorpecentes (Denarc). Contra ele, havia um mandado de prisão da Justiça Federal no Estado do Ceará. A data do recambiamento do preso de volta a Fortaleza não foi ainda definida pela Polícia paulista, que, ainda hoje, comunicará o fato às autoridades locais.

Fuga

A fuga do assaltante aconteceu no começo da tarde do dia 5 de fevereiro de 2011, quando um grupo armado com fuzis atacou o IPPOO II, no Município de Itaitinga, e resgatou pelo menos, 10 detentos. Entre os foragidos, dois bandidos também bastante conhecidos da Polícia cearense, os assaltantes de bancos Alexandre de Sousa Ribeiro, o ‘Alex Gardenal’; e Francisco Fabiano Aquino da Silva, o ‘Fabinho da Pavuna’, posteriormente, recapturados, juntos, no Maranhão. 

No entanto, ‘Fê’ sumiu do Ceará juntamente com outro preso condenado por envolvimento no furto milionário no BC de Fortaleza. Trata-se do cearense Marcos Rogério Machado de Morais, o ‘Rogério Bocão’, primo do homem que comandou o furto, o também cearense, natural de Boa Viagem, Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ‘Alemão’. 

‘Rogério Bocão’, que havia sido preso por agentes da Denarc num shopping, em São Paulo, em 2008, permanece foragido. 
Na época do resgate de ‘Fê’, ‘Bocão’, ‘Fabinho da Pavuna’, ‘Alex Gardenal’ e outros seis detentos, em Itaitinga (CE), circularam informações de que a fuga havia sido financiada pela facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital, o PCC. 

Fernando ribeiroEditor de Polícia
Fonte: Diário do Nordeste

Polícia mata bandidos que assaltaram Banco em Ararendá.


Postado Por: Marcos Aurélio  |  Em: 
Seis homens envolvidos noassalto ao posto avançado do Bradesco, de Ararendá, distante 334,2 km de Fortaleza, trocaram tiros com a Polícia por volta das 12h, desta quinta-feira, 12. Cinco suspeitos morreram durante a ação, de acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI).
Os suspeitos estavam na localidade de Chipre, próximo às cidades de Nova Russas e Ipueiras. Os policiais chegaram até o local, após denúncias de populares. Os agentes entraram em confronto com os seis homens e, durante a troca de tiros, cinco suspeitos foram atingidos e morreram.
Durante a ação, foram apreendidos dois fuzis 762, duas pistolas, lanternas, coletes à prova de bala e dinheiro. Os suspeitos fugiram em direção a um matagal. Policiais de Novas Russas, do Comando Tático Rural (Cotar) e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) cercam o local.
Divulgação: Polícia Militar









Divulgação: Polícia Militar

PM morto durante ação de suspeitos 
Os seis homens são suspeitos de assaltar o posto avançado do Bradesco na última quarta-feira, 11. Na ocasião, o grupo trocou tiro com a polícia e um policial militar foi atingido. O PM foi socorrido ao hospital de Nova Russas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Redação O POVO Online

Jovem é assassinada e enterrada em cova rasa.


Postado Por: Marcos Aurélio  |  Em: 
Populares encontraram, na tarde de ontem, o corpo de uma jovem, identificada como Bruna Raniely Pinheiro Moreira, 21, na localidade de Jatobá II, no Município de Barreira (75Km de Fortaleza). A vítima estava parcialmente enterrada em uma cova rasa. O odor forte fez com que os moradores se mobilizassem e achassem o cadáver da vítima semi-ocultado.

A jovem estava desaparecida há três dias. Segundo informações da Polícia, Bruna Moreira era usuária de drogas e ajudava a um grupo de amigos a praticar crimes. A função da vítima, seria vigiar se alguma patrulha da PM se aproximava do ponto onde o delito iria acontecer. Por enquanto, nenhum suspeito do caso foi identificado.

Uma equipe da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) esteve no local, mas não pôde concluir qual teria sido a causa da morte de Bruna, diante do estado avançado de putrefação do corpo. O cadáver foi recolhido para ser necropsiado na Coordenadoria de Medicina Legal (Comel).


Fonte: Diário do Nordeste