JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

74 PREFEITOS DO CEARÁ ESTÃO GASTANDO ACIMA DO QUE A LEI PERMITE COM SERVIDORES


Pelo menos 74 prefeitos cearenses estão desrespeitando a lei gastando mais do que o permitido para o pagamento de servidores. Eles atribuem o peso excessivo da folha de pagamento nas receitas à queda de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com medo de não fecharem o caixa e serem enquadrados como “fichas sujas”, gestores estão demitindo diversos servidores e promovendo cortes em convênios e contratos.
A informação é de levantamento do O POVO com base em relat
órios do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). De acordo com os documentos, em 74 municípios os gastos com a folha ultrapassam 54% das receitas totais - limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Outros 66 municípios estão em estágio de “alerta”, entre 50% e 54%, o que impossibilita a criação de cargos. Apenas 44 gestões são consideradas regulares, abaixo de 40%. Como gastos com terceirizados não são incluídos como despesas de pessoal, o número de irregulares pode ser ainda maior.
“O relatório é feito para que o prefeito fique ciente e se regularize. Caso ele mantenha a irregularidade ao final do ano, ele terá sua conta automaticamente desaprovada”, afirma Francisco Aguiar, presidente do TCM. Segundo ele, o alto número de irregulares pode ser explicado pelo acúmulo de servidores entre uma gestão e outra. “Às vezes ele entra e já recebe um quantitativo exagerado de funcionários da gestão anterior”, avalia.
Já o consultor econômico da Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece), Irineu de Carvalho, explica que o peso da folha cresceu porque as receitas totais dos municípios caíram - fruto da queda do FPM. “Os repasses caíram, mas o salário mínimo continua aumentando. Então acaba criando situação de crise”.
Vice-presidente da Aprece, o prefeito de Piquet Carneiro, Expedito do Nascimento, afirma que prefeitos irão hoje a Brasília exigir aumento nos repasses federais. “Com renúncias de receita do ano passado, tivemos quedas. Hoje não tem nenhum prefeito que não esteja em situação difícil”.
Por conta da proximidade do fim do ano, diversas gestões correm contra o tempo e promovem uma série de demissões e cortes em contratos. Mesmo figurando entre os poucos em situação regular, o prefeito de Tejuçuoca, Valmar Bernardo (PDT), diz que deve reduzir a folha em 300 funcionários.

O POVO

PMDB GARANTE "TODO APOIO" A EUNÍCIO NA DISPUTA PELO GOVERNO DO CEARÁ

SPUTA PELO GOVERNO DO CEARÁ

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU6EkdLNccO8x_-xmOGe7n0L7Rt2vTphMazngeY2EWVBa89Fd8H8k23xNQ6te8SfY7z70ER9dKrDOmtZY_ngA04HRBp5Q812p52buFu9MMBTA6q86sbzq423wqo6TAIk_nwrBuS6MdJwI/s1600/eunicio+e+valdir.png10/12/2013 - "O PMDB do Ceará terá todo o apoio do PMDB Nacional para realizar o sonho dos cearenses, elegendo Eunício Oliveira governador”. A declaração é do presidente nacional do PMDB em exercício, senador Valdir Raupp (PMDB-PA), durante encontro do partido no município do Crato, ao praticamente lançar a pré-candidatura de Eunício Oliveira ao Governo do Ceará, nas eleições do próximo ano. “O presidente do partido no Ceará terá a missão de comandar um novo projeto para o Estado, tendo tudo para se tornar o maior governador da história do Ceará”, completou. A eleição do próximo ano, aliás, foi o tema dominante do encontro do PMDB no Crato, ocorrido no último sábado, 7. Na visão dos peemedebistas, como o governador Cid Gomes (Pros) não pode mais ser reeleito, é necessária uma “rediscussão da aliança partidária que sustenta o projeto do Governo Federal no Ceará”. De acordo com Raupp, Eunício tem tudo para se tornar “o maior governador da história do Ceará”. Apesar de garantir estar preparado para governar o Ceará, o senador Eunício Oliveira afirmou que não pode ser candidato de si mesmo. “O povo é soberano e ele é quem vai dizer se serei o próximo governador do Ceará”, ressaltou.

PMDB e Cid
O PMDB é um dos principais partidos da base aliada de Cid no Estado, junto com o PT. Há meses, no entanto, Eunício articula sua candidatura nos bastidores, sendo que as declarações nesse sentido têm sido reforçadas ultimamente. O senador, no entanto, afirma que só terá uma definição até março. Caso Cid resolva indicar outro nome – provavelmente do próprio Pros - isso significaria a ruptura da aliança com o PMDB de Eunício. Como ambos apoiam o Governo Federal, a presidente Dilma Rousseff (PT) teria no Ceará um duplo palanque para sua candidatura à reeleição. Palanque esse que pode virar triplo, caso a tese da ex-prefeita de Fortaleza e ex-presidente do PT-Ceará, Luizianne Lins, se fortaleça. A petista defende que seu partido tem legitimidade para também lançar candidato ao Governo do Estado, garantindo ainda mais força para a campanha de reeleição da presidente Dilma. O governador Cid Gomes, por sua vez, empurra a decisão sobre o seu candidato ao Palácio da Abolição para os primeiros meses de 2014. Contudo, em todas as ocasiões em que tem oportunidade, afirma que Eunício é um amigo e um grande aliado. Chegou a expressar, inclusive, o desejo de manter a aliança com o senador peemedebista “por décadas”. Uma relação, contudo, que não deve fazer com que Cid apoie Eunício nas eleições de 2014. Tudo indica que ele deve mesmo optar entre nomes filiados ao Pros, partido recentemente criado e que abrigou o grupo ligado ao Ferreira Gomes após a saída do PSB. Entre os nomes cotado estão o ex-secretário da Fazenda, Mauro Filho, o vice-governador Domingos Filho, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, e a secretária estadual da Educação, Izolda Cela, que surpreendeu ao se filiar ao Pros e acabou se transformando numa espécie de trunfo de Cid Gomes.

* Com informações do blog do Eliomar de Lima, no O POVO Online.

TRE AFASTA GOVERNADORA DO RN ROSALBA CIARLINI E DETERMINA POSSE DE VICE



10/12/2013 - Por cinco votos a um, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte decidiu, nesta tarde, afastar a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) do cargo por abuso de poder econômico e político na campanha eleitoral de 2012. A decisão do TRE prevê a notificação da Assembleia Legislativa para dar posse ao vice-governador, Robinson Faria (PSD), pai do deputado Fábio Faria (PSD-RN), logo após a publicação do acórdão. Mas ainda cabe recurso. Para o tribunal, ficou comprovado que Rosalba utilizou indevidamente a máquina do Estado para beneficiar a campanha da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), e seu vice, Wellington Filho (PMDB), em 2012. A governadora foi acusada de usar indiscriminadamente o avião oficial do governo potiguar para participar de atos de apoio à correligionária. Segundo dados do Departamento de Aviação Civil (DAC), a aeronave pousou 56 vezes no Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, no mês que antecedeu a eleição de Cláudia Regina.

Criança envolvida em acidente do bairro da Mina passa por cirurgia e não corre mais risco de morte Notícia de Fagner Freire // segunda-feira, dezembro 09, 2013 9 de dezembro de 2013 // 1 comentários Segundo informações repassadas pela mãe do garoto de 2 anos, de iniciais F.S.P.S.S passou a tarde de hoje, segunda-feira (09) por uma cirurgia e passa bem. No momento do acidente ele estava com o pai próximo ao local e foi gravemente ferido após ser atingido pelos destroços do chafariz destruído pelo veículo. A criança foi submetida na Santa Casa de Misericórdia de Sobral a uma cirurgia no Baço e no Rim e segundo a mãe felizmente não corre mais risco de morte. Informações também são de que a jovem Paloma Aquino, 19 anos que estava na garoupa da motocicleta atingida pela caminhonete também passa bem e teve também que ser submetida a uma cirurgia na perna. Sobre o estado de saúde do condutor da caminhonete Antonio Ciro, 40 anos, natural de São Benedito, as últimas informações de parentes é que o mesmo teria se submetido a duas cirurgias e que o mesmo estaria com um coagulo na cabeça em estado grave. A vítima fatal do acidente a jovem Kelly Soares foi enterrada no fim da tarde de hoje, segunda-feira no Cemitério São Sebastião de Ipu. Um primo da jovem disse ao IN que teria imagens em vídeo de um circuito interno de TV de uma residência próximo ao local que mostram as cenas do momento do acidente. Segundo ele as imagens serão entregues a polícia e posteriormente divulgadas na imprensa. Caderno: CIDADE , IPU , PRINCIPAL Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias

Segundo informações repassadas pela mãe do garoto de 2 anos, de iniciais F.S.P.S.S passou a tarde de hoje, segunda-feira (09) por uma cirurgia e passa bem. No momento do acidente ele estava com o pai próximo ao local e foi gravemente ferido após ser atingido pelos destroços do chafariz destruído pelo veículo.

A criança foi submetida na Santa Casa de Misericórdia de Sobral a uma cirurgia no Baço e no Rim e segundo a mãe felizmente não corre mais risco de morte. Informações também são de que a jovem Paloma Aquino, 19 anos que estava na garoupa da motocicleta atingida pela caminhonete também passa bem e teve também que ser submetida a uma cirurgia na perna.

Sobre o estado de saúde do condutor da caminhonete Antonio Ciro, 40 anos, natural de São Benedito, as últimas informações de parentes é que o mesmo teria se submetido a duas cirurgias e que o mesmo estaria com um coagulo na cabeça em estado grave.

A vítima fatal do acidente a jovem Kelly Soares foi enterrada no fim da tarde de hoje, segunda-feira no Cemitério São Sebastião de Ipu. Um primo da jovem disse ao IN que teria imagens em vídeo de um circuito interno de TV de uma residência próximo ao local  que mostram as cenas do momento do acidente. Segundo ele as imagens serão entregues a polícia e posteriormente divulgadas na imprensa.

Caderno: CIDADE IPU PRINCIPAL
Obs.: Os comentários abaixo postados, não refletem as opiniões do Ipu Notícias