JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Comerciante é detido por embriaguez ao volante depois de se envolver em acidente


Policiais Militares de Ipu detiveram na noite deste domingo (01/12), por volta das 19h40, o comerciante Antônio Freire Duarte, 47 anos, acusado de embriaguez ao volante.

O comerciante foi detido em flagrante e autuado pelo delegado plantonista da Delegacia de Policia Civil de Tianguá (CE) após se envolver em um acidente entrePolo 1.6 ano 2003, de cor azul e placa HXY – 4099 que conduzia e uma D-20, de cor verde que faz transporte de passageiros de Ipu ao distrito de Ingazeira, zona rural do município.

Segundo a PM a D-20 seguia no sentido Ipu transportando fiéis para uma missa no Santuário de Nossa Senhora das Graças no Alto da Boa Vista, quando o veículo Polo acabou colidindo de lado com a D-20 na CE-187 na curva da Ponte da Várzea do Giló, em Ipu. Todos os envolvidos no acidente não sofreram nenhum arranhão, porém o susto foi grande o transporte alternativa estava cheio de senhoras de idades.

O condutor do Veículo se recusou em fazer o teste do bafômetro mais porém acabou detido e levado à delegacia de polícia por apresentar fortes indícios de embriaguez. Uma fiança de três salários mínimos foi imposta pelo delegado. Composição da PM que participou da detenção do acusado Sargento Ferreira, Sds Cunha e Viana.
Fotos: Rilton Alves/ Cidade FM

IPU: Comissão Permanente da Câmara de Vereadores faz diligência no leito do Riacho Ipuçaba



Postado por Diassis Lira, em 02 de dezembro de 2013


O IN acompanhou de perto o trabalho de diligências da Comissão Permanente deDesenvolvimento Urbano, Habitação, Transporte e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Ipu no leito do Riacho Ipuçaba realizado na última sexta-feira (29/11).


Os vereadores Adriano Melo (PV), Hilton Belém (PROS) e Carlos Amarante (PROS) juntamente com os secretários municipal de Agricultura Joel Aragão e de Meio Ambiente Monteiro; os funcionários das secretarias acima citadas e da Câmara Municipal e a imprensa local participaram da diligência que realizou um trabalho de verificação em parte do leito do Riacho Ipuçaba.

A comissão escalaram cachoeiras, se embrenharam no mato percorrendo e realizado anotações e registrando com fotos de todo o percurso do Riacho Ipuçaba da Nascente no sítio São Paulo até a ponte sobre a CE-187 no distrito de Várzea do Giló.

O objetivo da diligência é desenvolver um plano de trabalho visando a revitalização do no Riacho do Ipuçaba que faz parte da Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipu. 

Ads not by this site
As primeiras impressões que a comissão teve é que oproblema da falta de água na cachoeira da Bica não tem ligação direta com a falta de chuva e o período de estiagem que afeta o município de Ipu nos últimos tempos e sim a ação do homem com o desvio quase que 100 % do percurso natural do riacho para a agricultura. Em momento da diligência a comissão chegou a detectar a utilização de barragens com sacos de arreias e pedras desviando toda as águas do riacho para terrenos particulares (como mostra a foto ao abaixo).


Os principais problemas detectados ao longo do percurso foram anotados com alocalização geográfica através de GPS e servirão de um relatório que a comissão irá preparar e enviar aos órgão competentes para que o problema que é considerado polêmico seja resolvido de forma que ambas as parte não saiam perdendo nem as famílias que necessitam das águas para agricultura família e muito menos a população que fica prejudicada com um dos principais pontos turístico do estado sem água e consequentemente sem turista.

 Levamos a discussão para a rede social e algumas pessoas opinaram sobre o assunto:
Ads not by this site
"Acho um absurdo eles quererem acabar com o nosso cartão postal o orgulho de todos nós ipuenses as autoridades precisam fazer algo urgente ou a bica ficará só nas nossas memórias e isso ninguém quer ...." Celso Prudencio.
"A lei tem que ser pra todos. Se e ilegal não importar quem prejudica tem que cumpri a lei, se não cumpri que sejam punidos" Janderson Nunes
"Sabemos que os visitantes vão a bica nos finais de semana então os produtores usam a 70% da agua da bica na semana e nos finais de semana a bica usa os 70% sendo assim tem agua pra irrigar as ortas e a bica vai ter agua pros seus turista banharem" Fabio Henrique
"Acredito ser muito digno usar a água para irrigar suas plantações... Creio que visar o lucro com turistas é indigno pois existem pessoas utilizando-se desta água para subsistência." Marlla Rúbya acadêmica de Psicologia
Fonte: Ipu Notícias 

GUARACIABA DO NORTE: Polícia Militar recaptura acusado da morte de Gildo Martins



Postado por Diassis Lira, em 02 de dezembro de 2013

A Polícia Militar de Guaraciaba do Norte em uma ação conjunta com a FTA de Tianguá e de Camocim, recapturou um dos sete foragidos da cadeia pública

Esse é o Antonio Adriano (Sapão), acusado de matar o Gildo Martins

Ads not by this site
A ação aconteceu no final da tarde e início de noite desta segunda feira (02-12), no SítioCorreios na zona Rural de Guaraciaba. A polícia agiu depois de receber uma denúncia anônima e lá chegando prenderem o acusado de matar o Gildo Martins, irmão do Ex. Prefeito Dr. Egberto Martins. O bárbaro crime aconteceu no dia 30 de setembro, na Capela de Isabel, na CE 366, descida da Serra da Ibiapaba.
Segundo informações da polícia o acusado Antonio Adriano Martins da Silva, estava escondido na casa de um conhecido dele naquela localidade. Agora ele está de volta ao xadrez da cadeia pública de Guaraciaba, onde vai ficar a disposição da Justiça, pois alem dos crimes pelos quais ele já responde, agora vai ser acrescentado o crime de fuga, o que deve aumentar ainda mais o tempo de condenação dele.
Já com relação aos outros seis que ainda estão foragidos, a polícia nos informou que é uma questão de tempo par recaptura-los, agora é esperá que a população possa ajudar a colocar esses presidiários de volta na cadeia. Se você ver alguém suspeito, ligue para a polícia de Guaraciaba nos telefones 190, 9602 6427 ou 9456 9330, seu nome será mantido sob sigilo.
Mais informações no programa Alerta Geral ao meio dia na Somzoom Guaraciaba, onde haverá uma entrevista com Capitão da PM Charles, que dará mais informações a respeito da prisão de Adriano.
A ocorrência foi atendida pela FTA de Tianguá e Camocim e pelo destacamento de Guaraciaba do Norte que tem como membros: Sargentos Filho e Laéscio e dos soldados Linhares, Teixeira e Ari.

Estes são alguns do foragidos
Ads not by this site
Antonio Francisco Simplício de Sousa, de Guaraciaba

Artur Gomes da Silva, de Santa Quitéria

Ramon Clecio de Araújo, de Santa Quitéria


Por Diassis Lira, com informações da Polícia militar de Guaraciaba do Norte
Imagens: PM de Guaraciaba do Norte

MILITARES INVESTIGADOS: Controladoria expulsa PMs acusados de morte



Entre os ´demitidos´ está um ex-sargento do BPChoque que se destacou na greve da PM em janeiro de 2012

O controlador geral de disciplina dos órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, Santiago Amaral Fernandes, decidiu demitir das fileiras da Polícia Militar do Ceará dois PMs que vinham sendo objeto de investigação por parte daquele órgão.

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará está concluindo dezenas de processos em que policiais militares são acusados da prática de crimes diversos FOTO: KIKO SILVA

O sargento Francisco Liberato Soares e o soldado Glaydston Gama Lopes foram acusados da prática de um crime de homicídio ocorrido há sete anos, quando, conforme o processo, teriam executado, a tiro, um homem identificado como José Wagner Moreira da Silva.

O crime foi perpetrado na noite de 17 de dezembro de 2006, na Praia da Abreulândia, proximidades da barraca ´Capitão do Mar, em Aquiraz (na Região Metropolitana de Fortaleza).

Desde então, os dois PMs eram investigados disciplinarmente juntamente com um terceiro PM, o soldado Lincoln Barbosa Santos.

No Boletim do Comando Geral da Polícia Militar de número 211, a Controladoria Geral deDisciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGOSPSP) publicou o ato de demissão dos praças.

Crime

O documento revela que os três PMs passaram a ser investigados através de um Conselho de Disciplina no âmbito da própria Polícia Militar e, simultaneamente, através de inquérito policial instaurado pela Polícia Civil através do 26º DP (Edson Queiroz), sendo incursos nos artigos 121 e 29 do Código penal Brasileiro, por homicídio com concurso de pessoas. Conforme o documento publicado no Boletim Geral do Comando (BGC), no dia do crime os três PMs teriam participado conjuntamente da morte de José Wagner e, após a consumação do crime, na Avenida Cotece, na Abreulândia, teriam fugido do local em um Corsa Wind prata, de placas HVI-2805 (CE). A vítima teria sido atingida por tiros no tórax e abdome. Os motivos da execução sumária não foram revelados.

Na época, conforme o Boletim, os três PMs eram integrantes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e foram submetidos, na Perícia Forense, a exames residuográficos, ficando esclarecido que os laudos periciais foram ´positivos´ diante da presença de chumbo nas mãos do sargento Liberato e do soldado Glaydston, comprovando, portanto, que eles teriam atirado.

Diante do apurado, o corregedor decidiu pela expulsão dos dois militares e no arquivamento do processo em relação ao soldado Lincoln por "insuficiência de provas".

Os PMs expulsos, porém, poderão recorrer da decisão da Controladoria através de ação judicial. Liberato foi um dos líderes da greve da PM em 2012.

FERNANDO RIBEIRO

EDITOR DE POLÍCIA 
Fonte: Diário do Nordeste

SEMANA DA CONCILIAÇÃO: Tribunal agenda 13 mil audiências para acordos





Trabalhos iniciaram-se ontem e seguem atéa próxima sexta-feira em diferentes pontos da Capital e Interior

Solucionar conflitos de forma consensual e disseminar uma cultura de paz e diálogo. Com esta premissa, o Judiciário cearense espera reduzir o número de 13.134 audiências pendentes, que foram agendadas para acontecer durante a Semana da Conciliação, iniciada oficialmente ontem, após cerimônia oficial de abertura no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.

A maior parte dos casos a serem atendidos durante a Semana da Conciliação envolverão direitos do consumidor e litígios familiaresFOTO: LUCAS DE MENEZES

Os trabalhos seguem até a próxima sexta-feira (6), com a missão de "mudar a cultura de resolução tradicional dos processos", conforme explicou o presidente do Tribunal de Justiçado Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

A Semana da Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais de todo o País. Para a coordenadora da Semana Nacional de Conciliação e supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, a semana visa ampliar a cultura de conciliação como forma de resolução de conflitos. "Propicia às partes que estão em litígio abreviarem o desenrolar do processo. Os processos que foram agendados serão trabalhados com as partes litigantes, que terão oportunidade de abreviar sua causa. A meta é diminuir a quantidade de processos", disse.

O corregedor geral da Justiça, desembargador Francisco Sales Neto, chama a iniciativa de "semana da paz". "A conciliação é uma forma de direito tão significante quanto a aplicação da Lei", ressaltou. A defensora pública geral do Estado, Andréa Coelho, destacou a relevância de um espírito conciliatório nesta época.

Soluções

As audiências de conciliação acontecem nas Varas Cíveis e de Família, Juizados Especiais e Turmas Recursais de Fortaleza. O Nupemec, o Centro Judiciário de solução de conflitos, o Tribunal de Justiça e as Comarcas do Interior também participam.

"As próprias partes podem resolver os conflitos de maneira mais rápida para desafogar o Judiciário e trazer a paz às pessoas, pois nem sempre uma sentença resolve o problemacomo uma decisão delas próprias conciliadas", diz a juíza da 25ª Vara Cível, Lira Ramos de Oliveira.

O autônomo Ramon Luiz foi um dos que procurou resolver pendências judiciais logo no primeiro dia da semana da conciliação. Há três anos incomodado com a não quitação de um veículo, atendeu ao chamado para a conciliação junto ao banco. "É bom para ambas as partes. Evita tempo de trabalho do Poder Judiciário", afirmou.

De acordo com informações do coordenador do Núcleo de Mediações e Conciliação do Tribunal de Justiça do Ceará, Carlos Henrique Oliveira, a maior parte dos casos atendidos durante a Semana da Conciliação envolverão direitos do consumidor e litígios familiar
Fonte: Diário do Nordeste

RONDA PRENDE ACUSADO DE INSTALAR “CHUPA CABRA” NO CAIXA ELETRÔNICO DO BANCO DO BRASIL DE TIANGUÁ



  Terça feira, dia 26/11/, por volta das 22H30min, no Banco do Brasil de Tianguá, foi preso o suspeito: FRANCISCO OLAVO CARDOSO VERAS, nascido em 15/07/1982, natural de Crateús/CE, residente a Travessa Eduardo Albuquerque n° 98, Bairro Venâncio, em Crateús/CE.
Segundo o vigilante da agência bancária, o suspeito instalou um dispositivo conhecido como “ chupa cabra”, de imediato ligou para o 190, que acionou a RD 2772 ao comando do Sd Lino Alves e Sd Kildere que chegando ao localabordaram o suspeito que se identificou como Diego de Sousa Silva, sendo descorberto que a CNH era falsa e que seu verdadeiro nome era Francisco Olavo Cardoso Veras, tendo contra ele um mandado de prisão em aberto na Comarca de Crateús, que também confessou ter instalado o dispositivo “chupa cabra” em um caixa eletrônico do Banco do Brasil.

Com o suspeito foram apreendidos: 10 cartões de várias agências bancárias, uma CNH com sua foto e no nome de Diego de Sousa Silva e o dispositivo eletrônico “ chupa cabra”. O acusado foi autuado nos Art. 304 e 154 do CP, ficando a disposição da Justiça.
COLABOROU: CAP. PM GERARDO/CMT. DA 4ª CIA/ 4º BPCOM 
FONTE:: TIANGUÁ AGORA

ATAFVT SOLICITA AO DNIT REDUTORES ELETRÔNICOS DE VELOCIDADE PARA A BR 222 NO PERIMETRO URBANO DE TIANGUÁ


ATAFVT SOLICITA ATRAVÉS DE OFICIO AO DENIT REDUTORES ELETRÔNICO DE VELOCIDADE PARA BR 222 PERÍMETRO URBANO DE TIANGUÁ-CE.

Oficio 01-11/2013:
ATT: SR JOSE LUIS VIANNA FERREIRA (ZECA)
Superintendente DENIT - CEARÁ
Assunto: PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO A BR222.

A Associação Tianguaense de Apoio a Familiares de Vítimas de Trânsito – ATAFVT. Vem através deste solicitar a Vsia providências em relação a BR 222, mais precisamente no trecho que compreendem os km 309 ao km 313, mas precisamente do posto da PRF ao POSTO CATATAU, perímetro urbano de TIANGUÁ.

No sentido de que sejam colocados REDUTORES ELETRONICO DE VELOCIDADE em um numero de 03 no mínimo 02.

Justificativa:

Diante de inúmeras mortes e atropelamentos ocorridos neste perímetro, torna-se insuportável a convivência com essa situação sendo que nenhuma providencia vem sendo tomada, pelo contrario com a obra de duplicação da BR a tempos paradaa situação ficou mais critica.

Agora diante da conclusão das melhorias (necessárias) neste trecho torna-se extremamente necessária a colocação de redutores de velocidade num numero de 03 no mínimo 02 nos trecho que compreendem os km 309 ao km 313, mas precisamente do posto da PRF ao POSTO CATATAU.

Tais providências se justificam alem dos fatos citados, o fato de varias ruas de nossa cidade cruzarem a referida BR. O que coloca constantemente em risco as vidas principalmente de nossos pedestres.

A ATAFTV apoia toda manifestação desde que seja de maneira ordeira e que não prejudique a terceiro e não tenha nenhum cunho oportunista. Diante disso estaremos realizando abaixo assinado que em breve chegará as suas mãos com a solicitação acima citada.

Certo de poder contar com o seu apoio desde já agradecemos.

MELHORIAS NO TRANSITO,
NOSSA LUTA, CONQUISTA DE TODOS.


Tianguá (CE), 27 de Novembro de 2013.

____________________________________________
EDIVALDO FERREIRA DE ARAÚJO - PRESIDENTE

RERIUTABA: Dupla armada assalta a agência dos correios e foge em uma moto broz



Foto Ilustrativa.

Postado por Diassis Lira, em 03 de dezembro de 2013

O fato ocorreu na tarde desta segunda (02/12/13), por volta das 14h30, no centro de Reriutaba. O alvo foi agência dos Correios do município. Dois elementos usando capacetes chegaram e anunciaram o assalto, levando um quantia em dinheiro da agência e de clientes. Em seguida eles fugiram em umamoto Honda Broz, de cor vermelha, segundo informações de populares, em direção à Guaraciaba do Norte.
Polícia Militar de Reriutaba, ao tomar conhecimento, de imediato iniciou as diligências e acionou a PM das cidades vizinhas, que também estão na operação, na tentativa de identificar e prender os assaltantes.

Quem tiver alguma informação para repassar, ligar para a PM de Reriutaba: 190 / 3639 1190 / 9637 0410.
Novas informações, a qualquer momento, de primeira mão aqui no Roberto Lira Notícias.

Fonte: Roberto Lira Notícias