JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

domingo, 17 de novembro de 2013

Mensagem para quem está desempregado –


A realização pessoal, familiar e profissional é algo de fundamental importância para a vida de qualquer ser humano.

Quando uma pessoa fica sem emprego ela na verdade perde muito mais do que o seu trabalho, ela fica sem dinheiro, sem poder de compra, sem objetivo, sem motivação, sem identidade e conseqüentemente a margem da sociedade. Tudo isso por si só já são coisas muito graves. Para piorar, não é raro encontramos alguém que esteja passando pela provação do desemprego que esteja deprimido, sentindo-se incapaz e muito derrotado. Realmente é uma situação muito delicada. 

Tudo isso está muito ligado ao fato de vivermos numa sociedade extremamente competitiva, que, dia após dia, é mais, e mais alicerçada no dinheiro, nos bens materiais e no sucesso pessoal e profissional.

A pessoa que está desempregada precisa ter em mente que essa situação que ele ou ela está vivendo neste momento é algo muito normal na vida de qualquer pessoa. Alguns ficam desempregados algumas horas e outros chegam há passar dias, meses e há casos de pessoas que já chegaram há passar muitos anos sem arrumar um emprego formal.

Porque isso acontece?

Não sabemos. Ninguém sabe com certeza porque uma pessoa capacitada e experiente passa anos e anos sem arrumar um emprego formal. Quem sabe das coisas é somente o nosso Deus de amor, só Ele conhece os corações e as intenções dos homens e mulheres. Só Ele é quem verdadeiramente sabe das coisas. Jamais devemos nos esquecer disso: o nosso Deus é o mais puro e sublime amor. Ele nada tem a ver com o fato de você estar ou não desempregado. O nosso Deus tem sempre o melhor para cada um de nós. Você pode se perguntar:

Que negócio é esse? Se Deus tem o melhor para mim porque Ele não abre uma porta de emprego para que eu possa sair dessa situação desesperadora?

Eu não sei. Ninguém sabe o porquê disso. Só o nosso Deus é quem sabe de tudo. Converse com Ele. Fale para Ele das suas angústias e necessidades. Ele sempre está ai do seu lado. Eu só posso lhe dizer uma coisa: Confie em Deus que Ele vai fazer na sua vida algo muito mais maravilhoso daquilo que, hoje, você tem desejado ardentemente na sua mente e no seu no seu coração. Apenas creia nisso.

O que fazer para vencer o desemprego?

A primeira coisa, certamente é ter muita fé. E não é ter fé em qualquer coisa não, e muito menos em si mesmo. A nossa fé deve ser sempre colocada nos braços do nosso Deus, no Senhor Jesus Cristo e no Espírito Santo de Deus. Jamais podemos nos esquecer da Santíssima Trindade. O Senhor Jesus Cristo já nos ensinou isso quando Ele disse que sem Ele nada poderíamos fazer, e que o melhor investimento que poderíamos fazer nessa vida, era buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a justiça dEle que tudo o mais nos seria acrescentado.

É isso! Já vimos que ter uma fé inabalável em Deus, no Senhor Jesus Cristo e no Espírito Santo de Deus é a base para que possamos vencer qualquer adversidade ou situação difícil que venha a acontecer nas nossas vidas.

Legal! Eu tenho muita fé. É só isso? Então porque eu não consigo um emprego? Porque eu não consigo sucesso na minha vida profissional?

Ter fé em Deus é o primeiro passo para que possamos desenvolver uma caminhada integra, firme, segura e conseqüentemente de muito sucesso. Entretanto, existem outras etapas que já não dependem somente do nosso Deus. Elas dependem exclusivamente de cada um de nós. É a parte que devemos fazer.

A palavra de Deus nos ensina que a fé do homem e da mulher sem obras é uma fé vazia. O que isso quer dizer?

Quer dizer que se eu crer em Deus e não acordar cedo, se eu não pesquisar na internet o tipo de empresa que eu quero trabalhar para depois mandar um currículo, se eu não procurar a agência de empregos, se eu não estudar, se eu não procurar saber como devo me comportar durante uma entrevista de emprego, seu não prestar o concurso, se eu não falar com os meus amigos e conhecidos e tantas outras coisas, a minha fé de nada servirá, pois ela está sendo uma fé vazia e completamente improdutiva.

O nosso Deus é um Deus vivo forte e poderoso. Ele tem o Poder para fazer qualquer coisa nas nossas vidas, mas Ele, como um Pai verdadeiro e amoroso quer que, com a ajuda e supervisão dEle, nós aprendamos a viver e a superar as dificuldades e problemas da vida.

Sendo assim, é fundamental que façamos a nossa parte. E qual é a nossa parte?

A nossa parte é fazermos aquilo que ninguém pode fazer por nós que é: estudar, se preparar para fazer o próximo concurso. Se não passar, não desanimar e continuar a se preparar para o seguinte, comparecer às entrevistas... Alguém pode dizer: Eu não tenho dinheiro para pegar o ônibus. Eu não tenho dinheiro para pagar a inscrição do concurso. Eu não tenho dinheiro para fazer aquele curso. O que eu faço?

Se hoje você não tem condições financeiras e materiais para recomeçar, não tenha medo e nem vergonha: Peça! Abra a sua boca. Peça qualquer coisa, primeiramente a Deus, que no nome do Senhor Jesus Cristo prometeu suprir todas as nossas necessidades.

Se você estiver passando por carências procure uma ou mais pessoas que você sabe que são fiéis ao Senhor Jesus Cristo e peça o dinheiro a essas pessoas. Não tenha vergonha de pedir, pois o nosso Deus nos ensinou que, para aquele que bater a porta se abrirá.

Na necessidade, procure um irmão ou irmã da igreja. Peça a ele ou a ela o dinheiro para que você possa pagar as passagens, para a alimentação, para pagar um curso, para pagar a inscrição do concurso. Repito não tenha vergonha de pedir. O máximo que você poderá ganhar é um não, embora eu não acredite que algum servo verdadeiramente do Senhor vá lhe virar as costas. Por isso, seja humilde. Ser humilde não é humilhante. Isso não é motivo para que ninguém venha sentir vergonha. Vergonha é desistir, é roubar, é matar e destruir. Vergonha é parar e não lutar.

Todos nós estamos sujeitos a passar por tribulações e momentos de dificuldade na vida.
Quem nunca ficou desempregado?
Quem nunca passou por momentos de adversidade e necessidades?

Quem nunca viveu um deserto na sua vida? O deserto é por natureza um lugar de encontro com Deus. Não podemos nos esquecer que o povo de Deus, por não obedecer ao Senhor teve que rodar pelo deserto por mais de quarenta anos até chegar à terra prometida. Esse tempo não era o tempo que o Senhor tinha preparado para eles. Mas esse foi o tempo que eles receberam por causa dos seus pensamentos, sentimentos e atitudes. O que isso quer dizer para mim e para você?

Quer dizer que a nossa comunhão com o nosso Deus é fundamental. É ela quem vai determinar o tempo que levaremos para atravessar o deserto. A situação difícil pode durar quatro dias, quatro meses, quarenta meses, quatro anos... Enfim ninguém sabe.

Queridos! Se hoje alguém está vivendo o deserto do desemprego não se deixe abater. Isso também vai passar. Embora, hoje, você não veja por onde e nem como, amanhã tudo vai ser diferente. Confie sempre em Deus. Jamais duvide da presença ou do amor dEle por você. Ele está ao seu lado.  Ele acredita em você. Acredite: Ele já lhe preparou um lugar maravilhoso e muito abençoado. Tenha calma e confie nEle.

Persevere na caminhada com a Santíssima Trindade e faça o seu melhor para mudar essa fase árida do desemprego. Mude o seu jeito de pensar. Seja positivo. Seja otimista quanto a você e quanto ao seu futuro. Avalie as reais possibilidades de você, na sua região arrumar um emprego na área que você escolheu. Veja se há bastante oferta de emprego. Analise se você está com a capacitação que é exigida para essa área. Pense, avalie e veja se não existe a possibilidade de você mudar radicalmente de área  e ir para outra área que possua mais oferta de emprego, não só na sua cidade, como na região em que você mora. Procure na internet. Converse com os amigos. Hoje em dia existem muitos cursos profissionalizantes que são totalmente gratuitos.

Por outro lado, jamais descarte uma opção prá lá de possível que é a alternativa  de você ser o seu próprio patrão. Ore a Deus, clame a Deus e Pesquise algumas opções que lhe permitam que você trabalhe por conta própria. Pense nas suas habilidades e talentos. Veja e analise com carinho tudo o que você poderia fazer para que isso possa  ser uma realidade mais que possível na sua vida.

É como o Senhor Jesus nos ensinou quando disse que tudo é possível ao que crê. Eu tenho certeza que, se você entregar a sua vida nas mãos do Senhor Jesus Cristo tudo vai ser diferente, pois o Senhor Jesus é o Senhor da restauração é o Senhor da vida abundante. Eu vivo e presencio essas bênçãos do Senhor na minha vida todos os dias. Eu verdadeiramente vivo e acredito em tudo isso! E você?

 É isso aí!

Fique na paz do Senhor Jesus Cristo


Mensagem do Dia

Mensagem do Dia

17/11 Invisível, mas notável - Pe. Zezinho, scj

O Evangelho de João diz que ninguém jamais viu a Deus (Jo 1, 18). Nele se lê que João Batista afirmava poder testemunhar que vira Deus porque vira o Filho (Jo 1,34). Jesus deixa claro que se dissesse que não viu, mentiria (Jo 8,55). A Filipe, Ele afirma que quem O viu poderia ter uma idéia de quem era Deus, porque Ele e o Pai viviam a unidade total (Jo 14, 8-12).
Uma pessoa neste mundo viu Deus e provou que o viu. Foi Jesus, que veio Dele (Jo 5,23) Os demais que disseram que viram Deus, pelo seu comportamento, deixaram uma enorme dúvida. É possível alguém ver Deus e fazer o que fizeram? Moisés, mesmo não tendo visto, mas tendo ouvido Deus, desceu da Montanha e mandou matar 3.000 pessoas (Ex 32,28) - era Deus a lhe falar ou ele se confundiu? Se era Deus, então ele não entendeu. Deus disse que não mataria aquelas pessoas (Ex 32,11-14).
Salomão disse que viu duas vezes o Senhor. Era o Senhor ou não? A julgar pelo que fez aos adversários e a maneira como se afastou, o Deus que ele vira duas vezes é de se duvidar que tenha realmente visto. A Moisés Deus diz que o homem não tem condição de vê-lo e querer continuar vivendo neste mundo (Ex 33,20). Jesus deixa claro que um dia seus discípulos O verão no céu porque Ele vive e os seus discípulos viverão aquela experiência (Jo 14,19). Paulo diz aos seus leitores que o que vemos agora é um reflexo meio apagado, como espelho embaçado. Um dia veremos a verdade como ela realmente é (1 Cor 13,12).
Santo Thomas de Aquino diz que é mais fácil sabermos quem Deus não é do que quem Ele é (S.c.gent 1,30), quão pouco sabemos sobre Ele.
Nossa Igreja nos ensina a procurar Deus com a humildade de quem nunca vai vê-Lo como Ele é.Não neste mundo! Somos capazes de Deus, mas há muita coisa que jamais saberemos se Ele não nos socorrer (CIC 27-29;37).
Se uma pessoa for santa e sensata, a primeira coisa que deve fazer quando seus olhos ou ouvidos estiverem vendo ou ouvindo Deus é duvidar de si mesmo e daquela visão ou mensagem. Milhares acreditaram apressadamente e fizeram enorme mal com suas falsas revelações. Se Deus a quer, vai mostrar de maneira clara que se trata do Deus verdadeiro e não de falsos deuses, nem da vaidade do vidente que procura o dinheiro dos crédulos, notoriedade ou poder... Os verdadeiros profetas e os verdadeiros apóstolos nunca deixaram de prevenir contra quem os imitaria. Jesus faz o mesmo. Um dos produtos mais falsos da fé é o falso vidente. Vale a proposta de João e a da Igreja: Ninguém jamais viu a Deus porque Deus não é visível e habita uma luz inacessível (CIC 52; 1 Tm 6,16). Não haverá outra revelação (Cic 66).
Para mim, como católico, está claro. Não posso sair por aí anunciando que vi ou ouvi Deus. Para quem tais visões andam acontecendo, a melhor atitude é procurar ajuda. É experiência grandiosa demais para que alguém decida sozinho. A quase totalidade dos que decidiram enganou-se!

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

Santo do Dia 18 de novembro

Santo do Dia


Santo Frediano
Século VI

18 de Novembro - São Frediano

Frigianu ou Frigdianus, assim os registros antigos indicam seu nome, teria nascido na Irlanda, numa data desconhecida do século IV. Cristão e monge, teria saído de sua terra natal como peregrino e estudante, com destino a Roma. Mais tarde, existe a notícia de sua permanência na Itália, nos arredores da cidade de Luca, na Toscana, vivendo como ermitão.

A presença do monge foi notada pela população tipicamente rural, sempre castigada pelas enchentes do rio Serchio que ladeava a cidade. A sua vida austera, de trabalho, oração e penitência, somada à sabedoria e cultura, logo se fizeram evidentes. Também sobressaia sua energia e liderança.

O clero local e o povo decidiram que Frediano era o cidadão mais indicado para seu bispo. Possuía os dotes naturalmente sempre valorizados, e que, especialmente nesse período histórico tão tumultuado do país, eram essenciais. Foi eleito e consagrado bispo de Luca em 560. Certamente, um fato inusitado.

Utilizou toda a ciência que possuía sobre matemática, engenharia, agricultura e hidrografia, para ajudar a população. As suas ações logo ganhavam fama de prodígio. O mais divulgado, e que o celebrizou, foi o que cita o desvio do curso do rio Serchio e do conseqüente beneficio causado a toda a zona rural de Luca. Segundo a tradição, Frediano traçou com um restelo o novo curso do rio, no qual, por meio de um prodígio, as águas se canalizaram imediatamente. Conduziu o rebanho de sua diocese com muito zelo e caridade. Sempre cuidando dos pobres, era incansável, na busca de esmolas para construir asilos, creches, hospitais, igrejas e mosteiros. O bispo Frediano morreu no dia 18 de março de 588.

A partir de então, a fama de santidade de Frediano e o célebre episódio do rio Serchio expandiram-se e a sua devoção se fez ainda mais intensa. Foi até citada no livro "Diálogos", escrito pelo papa São Gregório Magno, seu contemporâneo. Também as congregações que se estabeleceram na sua basílica, em Luca, difundiram-lhe o culto.

Depois, o impulso veio do fato de, em pleno período medieval, para evitar saques por parte dos piratas e invasores, o corpo de são Frediano ter sido sepultado num lugar escondido no cemitério da igreja. E ele só foi localizado por acaso, muitos meses depois, durante o sepultamento de uma jovem, que quase foi colocada onde era o seu túmulo.

Tempos depois, sua obra floresceu na bem antiga e pequena comunidade monástica, os conhecidos "Cônegos de São Frediano", os quais o bispo Anselmo de Baggio, quando se tornou papa Alexandre II, indicou para dirigir o Mosteiro de São João de Luterano, em Roma.

A sua festa ocorre no dia 18 de novembro, data que recorda o traslado das suas relíquias, no século XI, para a atual Basílica de São Frediano, em Luca.

Miruna Genoino: “Peço que a sociedade se informe sobre meu pai”

Miruna Genoino: “Peço que a sociedade se informe sobre meu pai”




No começo da tarde de domingo, fui procurado por amigos da família de José Genoino. Pediram-me ajuda para divulgar um drama humanitário que vai se formando por ação da prisão intempestiva dos réus do julgamento do mensalão.
A família do ex-presidente do PT teme por sua vida e, conforme matéria do jornalista Paulo Henrique Amorim em seu blog, um laudo médico apoia tal temor.
De posse dos telefones de Rioko e Miruna – respectivamente, esposa e filha de Genoino – escolho a filha, julgando que estaria, talvez, menos abalada do que a mãe. Ledo engano. Estava muito abalada, mas, assim mesmo, falou sobre a saúde do pai e mandou um recado à sociedade.
Miruna conversou comigo aos prantos, arrastando-me para o seu estado de espírito, o que me fez terminar a entrevista igualmente abalado. Mas falou muito bem. A professora paulista de 32 anos é uma moça de mente ágil e, apesar da emoção, conseguiu exprimir com clareza do que seu pai, sua família e seus amigos mais precisam neste momento.
Segue, abaixo, a transcrição da entrevista com Miruna Genoino.
—–
Blog da CidadaniaA imprensa está repercutindo o estado de saúde do seu pai, de que seria delicado e ele não estaria sendo mantido em boas condições, o que poderia gerar risco para a saúde dele. O que você pode dizer sobre isso?
Miruna Genoino – No dia 24 de julho, meu pai contraiu a doença mais grave da cardiologia, uma dissecção da aorta, e teve que sofrer uma cirurgia de 8 horas, da qual tinha 10% de chance de sobreviver, mas ele sobreviveu porque é um guerreiro. Em seguida, porém, ele sofreu um micro AVC.
Meu pai está tomando cinco medicamentos diferentes em dois horários do dia. Até então, ele não tinha entrado em nenhum avião. O voo o fez passar mal, talvez a pressão da cabine.  A médica que o acompanha nos informou que alguém que passou por tudo isso não poderia estar sendo submetido a tal pressão. Meu pai deveria ser hospitalizado.
Ele viajou ontem de manhã a Brasília e às duas horas da manhã deste domingo ainda não estava acomodado.
Estamos com uma grande preocupação com a saúde dele; é a nossa maior preocupação, agora. A nossa luta é para provar a inocência do meu pai, mas, neste momento, a grande preocupação é com a saúde dele.
Blog da CidadaniaComo está o emocional da sua família?
Miruna Genoino – A gente está num momento muito, muito difícil. O meu pai, antes de sair de casa para ser preso, nos disse que já tinha ficado confinado muito tempo em cela forte [durante a ditadura] e que estava preparado para isso.
Ele tem dois netos, os meus filhos, e eles estão muito assustados…
Blog da CidadaniaAs crianças estão com vocês aí em Brasília?
Miruna Genoino – Eles ficaram em São Paulo.
Mas ele ter sido transferido para Brasília ainda nos causa um transtorno emocional ainda maior, porque a gente tem que ficar longe das crianças…
[Miruna chora]
É muito complicado o nosso estado emocional…
Blog da CidadaniaMiruna, você está abalada com tudo isso e, assim, não gostaria de prolongar esta entrevista. Mas como sabemos que você, com suas declarações, está ajudando a que as pessoas entendam que há seres humanos por trás de toda essa história, concluo perguntando o que a família de José Genoino tem a dizer à sociedade.
Miruna Genoino – Pedimos que a sociedade se informe. Qualquer pessoa que se informar de verdade, que não assumir o discurso da Rede Globo, do jornal Folha de São Paulo, da revista Veja, de todos os grandes meios, ela vai saber que a única coisa que meu pai fez nesta vida foi colocar acima de tudo o ideal dele por justiça social…
[Miruna volta a chorar]
Ele saiu do sertão do Ceará para tentar melhorar a vida das pessoas. E a vida inteira ele se sacrificou em todos os sentidos porque essa sempre foi a única luta dele. Então, se as pessoas se informarem todo mundo vai saber o homem que ele é…
[Chora de novo]
Eu só peço isso….
[O pranto aumenta]
Que não assumam…  O discurso… Dessa mídia… Que procurem saber a verdade, ouvir o outro lado, o que meu pai tem a dizer…
(…)
—–
Percebi, nesse ponto da conversa, que só me cabia deixar a família com sua dor e, em vez de continuar chorando do lado de cá enquanto essa menina da idade da minha filha maior chorava do lado de lá, vir escrever o clamor emocionado dessa família, que pode perder aquele que tanto ama.
Concluo, pois, exortando as autoridades judiciárias a que respeitem o direito, apenas o direito de Genoino. Não pedimos, os parentes, amigos e até os admiradores dele que tenha regalias que ultrapassem os limites da lei, mas que não seja retaliado. Ele tem direito de receber cuidados médicos como qualquer cidadão privado de liberdade.
Genoino deveria estar num hospital. Levem-no para lá. Quem lhe nega esse direito a um tratamento digno responderá pelo que vier a lhe acontecer. Essa é a promessa de muitos que não se deixaram enganar pelos inimigos dele e que estarão muito atentos a cada minuto da vida desse homem, a partir de agora.