JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL

JONAL DA IBIAPABA VERDADEIRAMENTE IMPARCIAL
DE SEGUNDA A SEXTA AO MEIO DIA NA 101.5 IBIAPABA FM SÃO BENEDITO CEARÁ COM JÚNIOR XIMENES EDINARDO PINTO E WILIAM LOPES

Destaques

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SECA: SITUAÇÃO CRÍTICA É REGISTRADA EM 65% DOS AÇUDES


O Ceará acumula neste mês uma média de 35,75% de água em 144 açudes monitorados em 12 bacias hidrográficas pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Do total, 94 reservatórios (65,2%) apresentam volume inferior a 30%. Em outubro de 2012, eram 43 açudes nesta situação. O quadro atual é considerado muito crítico e preocupante. O perfil mais grave é a Bacia dos Sertões de Crateús que está com um índice atual de 5,52%, considerado como muito crítico. Há um mês, a reserva hídrica do Estado era de 38,4%. A tendência para os próximos três meses é de perda do volume acumulado em decorrência do consumo e da evaporação, em torno de 3% ao mês. O monitoramento das bacias hidrográficas é acompanhado mensalmente por técnicos da Cogerh e avaliado pelo governo do Estado.
A redução do volume armazenado traz preocupação para as autoridades e para os moradores do Interior. O acesso à água potável torna-se cada vez mais difícil para milhares de famílias de cidades e de áreas rurais. Depois de anos seguidos de seca e de perda de volume de água nos açudes, os olhos do sertanejo estão voltados para o céu e o coração para Deus, em preces cada vez mais constantes para que em 2014 ocorra um bom inverno e recarga dos reservatórios com intensas chuvas.
FONTE: DN

VEJA ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A APLICAÇÃO DO ENEM 2013


1 - Quando será cada prova e qual sua duração?
No primeiro dia (26 de outubro), serão realizadas as provas de Ciências Humanase suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia (27 de outubro), serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

2 - Preciso levar o cartão de confirmação impresso no dia da prova do Enem?
É recomendável, mas não obrigatório.

3 - Preciso apresentar quais documentos na prova do Enem?
É necessário apresentar um documento original com foto, que pode ser: Cédula de identidade (RG); a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia.

4 - Posso levar certidão de nascimento ou cópia autenticada do RG?
Não serão aceitos em hipótese alguma Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.

5 - Perdi minha identidade/ RG. Posso fazer o Enem 2013?
Nessas situações, o participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas e seja feita a identificaçãoespecial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

6 - Posso usar calculadora na prova?
Não. O participante não pode, sob pena de eliminação, portar quaisquer dispositivos eletrônicos, o que inclui calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

7 - Posso levar comida para a prova do Enem?
Sim.

8 - Posso faltar ao trabalho para fazer o Enem?
Não ir ao trabalho para prestar exames de vestibular é considerado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) uma falta justificada, que não deve ser descontada do salário – desde que a pessoa apresente um comprovante ao setor de recursos humanos da empresa. O documento pode ser a ficha de inscrição do vestibulando carimbada ou assinada pelos fiscais de sala no dia da prova. Como o Enem tem sido usado como vestibular em muitas instituições, em tese ele se enquadraria nisso. De qualquer forma, não deixe de conversar com seu chefe antes.

9 - Que tipo de caneta pode ser usada no dia da prova?
Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
10 - Posso levar lápis e borracha?
Não. Caso o candidato leve, será pedido para que ele guarde os objetos dentro do saquinho que será entregue antes da prova, junto com outros pertences pessoais do candidato.

11 - Onde devo guardar meu celular ou qualquer outro eletrônico no dia da prova?
O participante receberá um porta–objetos com lacre para guardar aparelhos e outros materiais. Ele deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.

12 - Quando o participante poderá deixar o local do Exame?
Somente após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação.

13 - Em que momento o participante poderá levar o Caderno de Questões?
Somente nos últimos 30 minutos antes do término das provas, sob pena de eliminação.

14 - Posso fazer a prova do Enem em outra cidade?

O participante escolhe o município onde deseja realizar sua prova, no ato da inscrição. Depois que os locais são definidos, o edital não prevê alteração dos locais de prova.

15 - Posso fazer a redação do Enem com letra de forma?

Sim. O edital e o guia de redação não apresentam nenhuma restrição quando a isso.

16 - Posso usar qualquer roupa para fazer o Enem?
O edital só apresenta restrições quanto ao uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro e similares, que são todos proibidos.

17 - Como será a prova para quem guarda os sábados por motivos religiosos? 
A pessoa deverá ingressar no local de prova no mesmo horário de todos os participantes – entre 12 e 13h, horário de Brasília – e irá aguardar em uma sala o início de sua prova.
 

18 - Posso levar relógio para a prova do Enem?
Não, mesmo se for analógico. Se você levar um relógio, ele deverá ser recolhido pelo fiscal do exame e guardado em um porta-objetos.

Se você levar algum desses objetos, terá que depositá-los imediatamente em um porta-objetos oferecido pelo fiscal do exame. Para realizar as provas, é permitida apenas caneta preta esferográfica, feita de material transparente.

19 - Posso usar boné durante a prova do Enem?
Não. O exame não permite o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira e gorro durante a realização das provas.
20 - Posso levar o caderno de provas do Enem?
Sim. Mas para ficar com o caderno você deverá permanecer na sala até os últimos 30 minutos de prova. Só então você poderá leva-lo com você para casa.

21 - Qual será o tema da redação do Enem 2013?

Não dá para saber o tema antes da prova. Mas você pode ver quais foram os temas que já caíram em outras redações e se basear neles para treinar seu texto. Nesta reportagem você terá dicas de como elaborar uma boa redação para o Enem. A prova sempre cobra do participante uma postura crítica frente a questões de cunho social.
22 - Que horas começa a prova?
Depende do estado em que você mora. Fique atento com o horário de verão: os portões serão abertos às 12h e a prova começará às 13h, de acordo com o HORÁRIO DE BRASÍLIA.

Para ter acesso ao seu local de prova, clique aqui

BANDIDOS TROCAM TIROS COM RONDA


O acusado Wallefe Lima Pereira,18, foi detido com um revólver calibre 38 municiado FOTO: ALEX COSTA

Um homem foi preso e um adolescente apreendido depois de uma troca de tiros com os policiais do Ronda do Quarteirão. A dupla havia tentado roubar uma motocicleta e depois conseguiu tomar um Fox prata de assalto. A ação ocorreu no começo da tarde de ontem, no bairro Siqueira.

De acordo com informações do soldado do Ronda do Quarteirão, Daniel Monteiro, da patrulha 1010, populares informaram aos policiais que uma dupla tentava roubar uma motocicleta na Rua Padre Fialho. Os soldados permaneceram em contato com os moradores e chegaram ao local do roubo no momento da fuga.

Durante a perseguição, os bandidos roubaram o carro Fox prata e efetuaram disparos contra os policiais, que revidaram. A dupla abandonou o veículo e se escondeu em um galpão na Rua Mirasol, mas acabou detida.

Ainda de acordo com o soldado Monteiro, o acusado Wallefe Lima Pereira,18, foi detido com um revólver calibre 38. O adolescente de 17 anos foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente. A Polícia também apreendeu o veículo roubado e cinco munições, sendo uma deflagrada, duas picotadas "que bateram catolé" e duas intactas.

Segundo informações do capitão PM Solonildo Uchôa, do 5º BPM, as prisões e apreensões têm se intensificado na área do Siqueira devido ao policiamento e o grande número de operações. A denúncia da população foi essencial para a ação da PM.

AUTOR: DN

CHACINA DEIXA 7 MORTOS EM CASA NO RIO DE JANEIRO


Homens encapuzados invadiram uma casa em Realengo, na Zona Oeste do Rio, na quinta-feira (24), e assassinaram sete pessoas a tiros de fuzil e pistola. Segundo parentes e vizinhos das vítimas, o imóvel era usado como ponto para consumo de drogas. Agentes da Divisão de Homicídios assumiram a investigação do caso.

Como mostrou o Bom Dia Rio, parentes e amigos das vítimas estavam abalados e chegavam a todo momento para fazer o reconhecimento dos corpos.

Cinco homens e duas mulheres morreram na chacina. Luan Santos da Cunha e Cleiton Guimarães - que não tiveram as idades divulgadas, Leandro Marcos Pereira, de 24 anos, Alex Prudêncio de Amorim, de 28, Amanda Silva, de 27 anos e o casal Toni Anderson Damásio Alves, de 37 anos, e Renata Soares da Silva, de 30 anos, que eram os donos da casa.

Segundo testemunhas, o crime teria sido cometido por homens encapuzados que chegaram no local por volta das 21h desta quinta-feira (24). Eles teriam subido em uma van, que já estava estacionada na calçada, para pular o muro e entrar na casa.

O imóvel, segundo relato de vizinhos e parentes das vítimas, era usado como um ponto de consumo de drogas. Assim que soube do crime, o tio de Toni Anderson Damásio Alves correu para o local.

“O Toni é uma vítima. Não teve talvez o que é necessário para todos nós crescermos na nossa existência de vida. E ele se deixou levar. Mas independente disso não era uma pessoa violenta. Era uma pessoa calma e bem respeitadora. Era usuário de droga? O que se sabe é que sim. Ele era usuário”, contou Derval Antonio Gonçalves, tio de Toni.

De acordo com a polícia, as vítimas foram colocadas juntas na varanda da casa e executadas com tiros de fuzil e pistola.

“Nas primeiras 48 horas a gente não tem como descartar nenhuma linha de investigação. A possibilidade de cobrança de dívidas de traficantes é uma hipótese que vai ser investigada? É uma hipótese, mas as outras não estão descartadas”, afirmou o delegado Pablo Rodrigues.

AUTOR: G1/RJ

MULHER QUE PESAVA 24 Kg É LEVADA DE AMBULÂNCIA PARA HC, EM SÃO PAULO


Aline e a mãe, Teresa, na ambulância cedida pela prefeitura de Piratininga (Foto: Alan Schneider / G1)

Uma ambulância da prefeitura de Piratininga (SP) levou, na madrugada desta sexta-feira (25), Aline Alves da Silveira Souza, de 34 anos, para o Hospital das Clínicas de São Paulo. Ela estava há 16 dias internada na Santa Casa da cidade em tratamento de uma anorexia nervosa.

Antes de iniciar o acompanhamento médico, Aline pesava apenas 24 quilos distribuídos em 1,56 metro. Ela conseguiu uma vaga no centro de referência na capital e ficará sob cuidados médicos na ala especializada de anorexia. “Quero muito sair dessa. Minha recuperação é tudo pra mim. Agradeço demais a atenção dos funcionários da Santa Casa de Piratininga e, agora, espero continuar me curando”, disse Aline. 
Ela pediu chá e biscoito antes da viagem (Foto: Alan Schneider / G1)

A ex-gerente de restaurante foi acompanhada pela mãe, Teresa Alves. As duas arrumaram as malas e subiram na ambulância. “Fico muito feliz porque minha filha e eu conquistamos novas amigas na Santa Casa. Todos foram muito atenciosos. Agora é mais uma fase na caminhada de superação dessa doença”, contou Teresa.

Biscoito e chá foram os últimos pedidos de Aline na Santa Casa de Piratininga. “Estava com fome. Dormi um pouco antes do horário programado. Espero que tudo corra bem. Vou me recuperar para voltar a ter uma vida saudável. Quero colocar meus sapatos, roupas e tudo mais. Mas primeiro, rezar para que o tratamento me faça curar dessa doença." 
Aline tirou a sonda e disse que tem esperança e muita força de vontade (Foto: Alan Schneider / G1)

Entenda o caso
A primeira crise de anorexia em Aline ocorreu entre os 13 e 17 anos de idade. Ela disse que no tempo de escola, os alunos a chamavam de gorda. Apesar de mostrar os sintomas da anorexia, no fim da adolescência, a mulher se casou e pouco depois teve a filha. Natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Aline mora em Bauru há 13 anos.

A segunda crise dele foi mais grave. Há três anos, a demissão do emprego de gerente em um restaurante e a separação do marido fizeram agravar a sua saúde. A perda drástica de peso fez com que ela tivesse vergonha com a aparência e sequer deixava o apartamento onde mora. Antes da internação na Santa Casa de Piratininga, a alimentação dela era praticamente à base de água. 
Aline, de 34 anos, começou o tratamento com apenas 24 quilos (Foto: Alan Schneider / G1)

JUSTIÇA CHINESA CONFIRMA PRISÃO PERPÉTUA PARA BO XILAI

sexta-feira, 25 de outubro de 2013


 
Bo Xilai (C) ouve sua sentença dentro do tribunal em Jinan neste domingo (22) (Foto: Jinan Intermediate People's Court/Handout via Reuters)

A justiça chinesa confirmou nesta sexta-feira (25) a pena de prisão perpétua para Bo Xilai, ex-membro do Bureau Político do Partido Comunista da China (PCCh), condenado no mês passado por corrupção e abuso de poder, informou a agência oficial de notícias Xinhua.

"Na manhã de 25 de outubro, o Tribunal Popular Superior de Shandong (província onde Bo Xilai foi julgado) rejeitou o recurso e confirmou a pena de prisão perpétua para Bo Xilai por crimes de corrupção, malversação de fundos e abuso de poder", anunciou a agência em sua conta Weibo, o equivalente chinês do Twitter.

A confirmação da prisão perpétua para Bo Xilai - uma condenação decidida pela cúpula do Partido Comunista, que está submetida à justiça chinesa - sela o destino do principal dirigente chinês levado aos tribunais nos últimos anos, em meio a um escândalo político e jurídico que abalou o regime.

"Os fatos estabelecidos em primeira instância eram claros. As provas eram concretas e suficientes. Os procedimentos estavam de acordo com a lei", afirmou o tribunal.

"Os argumentos de Bo e seus advogados careciam de fundamento jurídico, não eram válidos".

"A sentença é definitiva", completou a corte, segundo o texto lido pelo vice-presidente do tribunal, Hou Jianjun.

Nas imagens exibidas pelo canal estatal CCTV, Bo Xilai, de 64 anos, aparecia algemado e ao lado de dois policiais.

Bo ouviu o veredicto e foi retirado do tribunal, diante de mais de 100 pessoas presentes na sala de audiências.

Bo Xilai foi condenado por corrupção, desvio de recursos e abuso de poder, em particular no caso do assassinato do executivo britânico Neil Heywood, cometido por sua esposa, Gu Kailai, e que Bo teria tentado acobertar, segundo a acusação.

Durante o processo, em agosto, foi considerado culpado de ter recebido mais de 2,6 milhões de euros (US$ 3,5 milhões) em subornos.

Ambicioso e carismático, encarado durante algum tempo como rival do atual presidente Xi Jinping, este ex-ministro de Comércio assumiu em 2007 o comando da imensa metrópole de Chongqing (sudoeste), que conseguiu transformar em um polo econômico de peso.

Ali se destacou com uma campanha de reabilitação dos valores maoístas mais conservadores e com uma violenta repressão sob o pretexto de lutar contra as máfias, que terminou com cerca de 5.000 prisões, muitas de empresários.

Sua queda no ano passado foi provocada pela deserção de seu braço direito, Wang Lijun, o chefe da polícia de Chongqing. Lijun pediu, em vão, asilo político no consulado dos Estados Unidos em Chengdu, capital de Sichuan.

Entre outras coisas, Wang revelou que o empresário britânico Heywood foi assassinado pela esposa de Bo Xilai, Gu Kailai. A brilhante advogada, que teria agido por motivos financeiros e para proteger o filho do casal, foi condenada no ano passado à prisão perpétua.

Ao aceitar julgar o recurso em apelação de Bo, o regime - que não passava por tamanho escândalo político e jurídico desde o fim da revolução cultural (1966-1976) - quis proteger-se das críticas sobre o caráter político do julgamento.

Bo Xilai confirmou o temperamento forte nos cinco dias de audiência em agosto, quando encarou juízes e testemunhas. Ele negou as acusações e chegou a chamar de "louca" e "mentirosa" a esposa - que teve um depoimento contra o marido exibido em vídeo.

Também chamou o Wang Lijun de "personagem vil".

Na penitenciária de Qinsheng, ao norte de Pequim, reservada à elite comunista, Bo receberá tratamento digno de um hotel de luxo, mas sob vigilância constante dos agentes do regime.

Bo Xilai é o principal dirigente chinês preso desde a condenação, em 1998, do ex-prefeito de Pequim Chen Xitong e do prefeito Xangaix Chen Liangyu, em 2008, ambos por corrupção.

AUTOR: FRANCE PRESSE

25/10 - DIA DA DEMOCRACIA

25/10 - DIA DA DEMOCRACIA

Dia da Democracia
Hoje, em muitas democracias, o direito de voto é garantido sem discriminação de raça, grupo ético, classe ou sexo; por isso, é facultativo. No entanto, o direito de voto ainda não é universal e, às vezes, é obrigatório, para que a democracia seja mantida.
É difícil precisar o número de democracia existentes no mundo, hoje, pois não há uma linha clara entre ditaduras e democracias. Muitos países afirmam que têm eleições livres, mas só o partido do governo vence; portanto, se são democracias de um só partido, são governos maquiados de democracias.

O regime da soberania popular ativa e o respeito integral aos direitos humanos são os fundamentos da democracia - direitos humanos não só de origem liberal, como os direitos individuais e as liberdades individuais, mas também direitos econômicos e direitos sociais. Essa nova definição de democracia rompe com aquela visão tradicional que limita a democracia à existência de direitos e liberdades individuais, além de eleições periódicas.

De acordo com o artigo 3o da nossa Constituição Federal, são objetivos fundamentais da Rapública Federativa do Brasil:
I) construir uma sociedade livre, justa e solidária;|
II) garantir o desenvolvimento nacional;|
III) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;|
IV) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras outras formas de discriminação.

Na democracia direta, os cidadãos decidem diretamente cada assunto por votação. Na democracia representativa, conhecida como República, os cidadãos elegem representantes em intervalos regulares, os quais depois votam os assuntos em favor dos primeiros. A democracia direta se tornou cada vez mais difícil e, por pura necessidade, se aproxima mais da democracia representativa, quando o número de cidadãos cresce. Hoje, em muitas democracias, o direito de voto é garantido sem discriminação de raça, grupo ético, classe ou sexo; por isso, é facultativo. No entanto, o direito de voto ainda não é universal e, às vezes, é obrigatório, para que a democracia seja mantida.

O direito de voto, normalmente, é negado a prisioneiros. Alguns países também negam esse direito aos condenados por crimes graves, mesmo depois de libertados.

O preâmbulo da Constituição Federal brasileira, de 1988, reflete o ideal democrático do povo brasileiro:
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a Assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

MENSAGEM DO DIA 25 DE OUTUBRO


25/10 O Deus que procuramos - Pe. Zezinho, scj



O Deus que procuramos é um Deus que pode ser encontrado, mas não do nosso jeito: tem que ser do jeito Dele. Toda vez que dissermos que achamos Deus e o encontramos do nosso jeito, corremos o risco de ter encontrado o sinal e confundido as coisas. Agarramos a placa que apontava para o destino pensando que ela era o destino. Fizemos como o bêbado que se agarrou à placa que dizia Belo Horizonte achando que tinha chegado... Há religiosos que se comportam como aquele bêbado.
Aquela língua de fogo na cabeça dos apóstolos não era o Espírito Santo: era um sinal que Ele dava. Aquela pomba que pairou sobre Jesus no dia do seu batismo, não era o Espírito Santo: era um sinal do Espírito Santo de Deus. Aquele vento forte que soprou no cenáculo não era o Espírito Santo: era sinal do Espírito Santo. As pessoas têm a tendência de confundir a imagem da pessoa com a pessoa. Os primitivos confundiam a foto da pessoa com a alma da pessoa. Muita gente, hoje, confunde as manifestações de Deus com o próprio Deus, mas são apenas manifestações. São sinais que Deus envia.
É claro que aqueles sinais nascem Dele, mas aqueles sinais não são Ele. Da mesma forma que eu não sou a palavra que pronuncio, nem a pintura que pinto, nem a canção que canto: eu sou mais do que tudo isso. As pessoas que não param para refletir são capazes de confundir alhos com bugalhos. Receberam um sinal de Deus e dizem que receberam Deus. Viram um sinal que não entenderam e que poderia ser de Deus e dizem que viram Deus. A sarça ardente que Moisés viu não era Deus. Era só sinal.
É por isso que no mundo existem muito mais visões do que aparições. Vê-se muito mais do que aquilo que realmente aconteceu. A mente humana é muito criativa. É capaz até de criar o que ela gostaria que existisse. Por isso pode criar uma Nossa Senhora que realmente não apareceu, um santo que realmente não lhe disse nada, ou o próprio Deus que realmente não se manifestou. Não confundamos os sinais que estamos procurando, com aquele que estamos vendo. Mas já é grande coisa sabermos distinguir os sinais. Eles, ao menos mostram que estamos no caminho certo. Se não nos comportarmos como bêbados, eles são úteis. O bêbado vai achar que chegou, só porque achou a placa ou a seta... Procuremos, mas procuremos direito...

www.padrezezinhoscj.com
Comentários para: online@paulinas.com.br

.SANTO DO DIA 25 OUTUBRO


Santo Antonio de Sant'Anna Galvão
Frei Galvão
1739-1822

25 de Outubro - Santo Antônio de Sant'Anna Galvão

O brasileiro Antônio de Sant'Anna Galvão nasceu em 1739, em Guaratinguetá, São Paulo. Seu pai era Antônio Galvão de França, capitão-mor da província e terciário franciscano. Sua mãe era Isabel Leite de Barros, filha de fazendeiros de Pindamonhangaba. O casal teve onze filhos. Eram cristãos caridosos, exemplares e transmitiram esse legado ao filho.

Quando tinha treze anos, Antônio foi enviado para estudar com os jesuítas, ao lado do irmão José, que já estava no Seminário de Belém, na Bahia. Desse modo, na sua alma estava plantada a semente da vocação religiosa. Aos vinte e um anos, Antônio decidiu ingressar na Ordem franciscana, no Rio de Janeiro. Sua educação no seminário tinha sido tão esmerada que, após um ano, recebeu as ordens sacerdotais, em 1762. Uma deferência especial do papa, porque ele ainda não tinha completado a idade exigida.

Em 1768, foi nomeado pregador e confessor do Convento das Recolhidas de Santa Teresa, ouvindo e aconselhando a todos. Entre suas penitentes encontrou irmã Helena Maria do Sacramento, figura que exerceu papel muito importante em sua obra posterior.

Irmã Helena era uma mulher de muita oração e de virtudes notáveis. Ela relatava suas visões ao frei Galvão. Nelas, Jesus lhe pedia que fundasse um novo Recolhimento para jovens religiosas, o que era uma tarefa difícil devido à proibição imposta pelo marquês de Pombal em sua perseguição à Ordem dos jesuítas. Apesar disso, contrariando essa lei, frei Galvão, auxiliado pela irmã Helena, fundou, em fevereiro de 1774, o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência.

No ano seguinte, morreu irmã Helena. E os problemas com a lei de Pombal não tardaram a aparecer. O convento foi fechado, mas frei Galvão manteve-se firme na decisão, mesmo desafiando a autoridade do marquês. Finalmente, devido à pressão popular, o convento foi reaberto e o frei ficou livre para continuar sua obra. Os seguintes quatorze anos foram dedicados à construção e ampliação do convento e também de sua igreja, inaugurada em 1802. Quase um século depois, essa obra tornar-se-ia um "patrimônio cultural da humanidade", por decisão da UNESCO.

Em 1811, a pedido do bispo de São Paulo, fundou o Recolhimento de Santa Clara, em Sorocaba. Lá, permaneceu onze meses para organizar a comunidade e dirigir os trabalhos da construção da Casa. Nesse meio tempo, ele recebeu diversas nomeações, até a de guardião do Convento de São Francisco, em São Paulo.

Com a saúde enfraquecida, recebeu autorização especial para residir no Recolhimento da Luz. Durante sua última enfermidade, frei Galvão foi morar num pequeno quarto, ajudado pelas religiosas que lhe prestavam algum alívio e conforto. Ele faleceu com fama de santidade em 23 de dezembro de 1822. Frei Galvão, a pedido das religiosas e do povo, foi sepultado na igreja do Recolhimento da Luz, que ele mesmo construíra.

Depois, o Recolhimento do frei Galvão tornou-se o conhecido Mosteiro da Luz, local de constantes peregrinações dos fiéis, que pedem e agradecem graças por sua intercessão. Frei Galvão foi beatificado pelo papa João Paulo II em 25 de outubro de 1998, e canonizado em 11 de maio de 2007 pelo papa Bento XVI, em São Paulo, Brasil.

DILMA: "LEI DE NOVOS MUNICÍPIOS VAI REDUZIR RECURSOS ÀS PREFEITURAS"

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A lei que prevê a criação de novos municípios no país, aprovada pelo Congresso Nacional na semana passada, tem como uma de suas consequências nova repartição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e, com isso, diluição proporcional das verbas repassadas, afirmou a presidente Dilma Rousseff (PT) na quinta-feira (24).

“Acho que é importante as pessoas saberem que quando um município é criado, os recursos são divididos por um grupo maior, não há acréscimo de recursos. Portanto, o FPM, cujo montante total é distribuído proporcionalmente, vai ficar constante e vai haver redução proporcional ao número de municípios criados”, disse a presidente, em entrevista a uma rádio mineira.

A presidente disse, entretanto, que a nova lei tem como aspecto positivo regulamentar uma emenda constitucional que congelou a criação de cidades até que fossem definidos critérios nacionais para o processo. Segundo ela, criação de município “não é nem um mal, nem um bem”, mas “tem que ser feita com critérios”.

Dilma prometeu considerar esses aspectos ao sancionar a lei, o que deve ocorrer até o próximo dia 12 de novembro, segundo informou a Casa Civil ao ser questionada sobre o prazo. “Tem de olhar com critério e cuidado”, disse a presidente.

Valor.

CORRENTE DO PT LANÇA CARTILHA PARA FISCALIZAR PETISTAS


Diante do acirramento que vem ocorrendo dentro do PT, a 17 dias da eleição que irá definir o novo presidente da legenda, integrantes da corrente petista "Mensagem ao Partido" publicaram uma cartilha que, dentre outras orientações, atenta para a necessidade de "fiscalizar" os próprios petistas neste Processo de Eleições Diretas (PED) 2013.
No próximo dia 10 de novembro, o atual presidente do PT, Rui Falcão, tentará ser reeleito para o comando do partido, numa disputa que também contará com outros cinco candidatos: Markus Sokol, Paulo Teixeira, Renato Simões, Serge Goulart e Valter Pomar. A briga interna levou integrantes da corrente Mensagem ao Partido, que tem como candidato o deputado federal Paulo Teixeira (SP), a convocar a militância para desempenhar as seguintes tarefas: "mobilização, fiscalização e apuração!" (De O Estado de S.Paulo)

EUNÍCIO DEFENDE CONVENÇÃO DO PMDB EM MARÇO PARA PRESSIONAR APOIO DE DILMA


O PMDB deflagrou a primeira ameaça efetiva ao apoio à reeleição de Dilma. Insatisfeitos com a morosidade petista em definir os palanques estaduais de 2014, seis estados começaram a pressionar o partido para realizar, já em março, uma pré-convenção nacional para fechar posicionamento em relação à união com o PT.
Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Paraná e Rio Grande do Sul puxam o “bloco dos descontentes” e não devem ser ignorados, uma vez que esses diretórios têm votos suficientes para impedir a aliança formal com o PT, se assim desejarem.
Apesar de o Ceará compor esse grupo, o líder do partido no estado e no Senado, Eunício Oliveira, pondera que sua vontade e sua aposta é pelo entendimento.
“Acho que vai ter um entendimento em relação à pré-convenção. Não é nada contra a Dilma, mas vamos antecipar porque precisamos ajustar os estados”, afirma o cearense, que espera que o PT apresente uma solução capaz de por em consenso os interesses do PT, do PMDB e do PROS, de Cid Gomes.
Com a convenção extraordinária, além de pressionarem o PT por uma decisão, caso haja rompimento, os peemedebistas ganhariam dois meses para costurar outras alianças. De acordo com a legislação eleitoral, as convenções oficiais dos partidos devem ser realizadas em junho do ano da eleição.
(Com informações do jornal O Globo)

OMAN PAVIMENTA CANDIDATURA RUMO A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


Comentários na festa de aniversário do pai do vereador Itamar Ribeiro (PROS) no Distrito Torto, na semana passada, a felicidade de alguns cabos eleitoral do vereador foi rever Oman Carneiro (PP) pré-candidato a deputado estadual que chegou na festa acompanhando o Governador Cid Gomes (PROS) . Na eleição passada, em 2010, para Dep. Federal o vereador Itamar (PROS) teve trabalho para convencer seu grupo a votar no Pe. Zé, a grande maioria de seus amigos tinham o Carneiro como preferência. 
(Na foto: Oman Carneiro ao lado de seu aliado do PP, vereador Zezão Ibiapina)

DILMA ALEGA INCERTEZA SOBRE A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A criação de novos municípios no País não é "necessariamente ruim nem boa", mas precisa ser feita com "critérios técnicos objetivos". A avaliação é da presidente Dilma Rousseff, que defendeu durante entrevista a uma rádio de Belo Horizonte na quinta (24) a regulamentação desse tipo de iniciativa, mas declarou não saber se sancionará ou vetará o projeto que permite a criação de novas cidades aprovado semana passada pelo Senado. Atualmente, existem 5.570 municípios no País e Dilma lembrou que o texto regulamenta uma emenda constitucional que vetou o surgimento de novas cidades. A presidente defendeu a regulamentação da questão porque, segundo ela, são necessários "critérios claros e objetivos". "Há situações em que ela (criação) é francamente negativa. Ela diminui a renda dos outros municípios, cria municípios inviáveis, permite um jogo político de criação. Mas tem outros em que é necessário. Há municípios no Brasil maiores que estados nacionais europeus, por exemplo", observou.

CID GOMES EM MASSAPÊ NA PRÓXIMA SEMANA

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O governador Cid Gomes (Pros) estará no próximo dia 31 de outubro(quarta-feira), com o deputado Zezinho Albuquerque e o Prefeito Antonio José Albuquerque no Distrito de Mumbaba (Massapê) para tratar sobre a promoção da campanha contra a febre aftosa. 
Esse evento em Massapê deve ser o primeiro do governo do Estado após a viagem internacional que está realizando Cid Gomes.

GUARACIABA DO NORTE: Prefeitura publica Nota Oficial sobre provável convênio com o IVA


Postado por Diassis Lira, em 25 de outubro de 2013


Nota oficial

Em virtude dos falsos rumores promovidos por pessoas que não querem o bem de nossa população, a Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte vem a público para esclarecer sobre o que está ocorrendo em relação ao Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú – IVA. Ressaltamos que este impasse não é da Prefeitura, mas sim entre o Instituto e o Locador do prédio. No entanto, nós estamos à inteira disposição para que o IVA não saia de nosso município, que já é considerado um grande polo universitário da região e consequentemente não venha a prejudicar os nossos acadêmicos.

Neste sentido foi encaminhando e aprovado pela Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza o IVA a utilizar os prédios públicos para o seu devido funcionamento em caso de necessidade, sendo necessária a publicação de um decreto regulamentando um possível convênio entre Prefeitura e o IVA.

Ao contrario do que foi veiculado em Redes Sociais, em caso do Instituto vir a funcionar em um dos nossos prédios públicos, a Prefeitura exigiu que não houvesse aumento nas mensalidades, pelo contrário, haverá um abatimento para os estudantes, além de toda comodidade de estudar no próprio município sem precisar se deslocar para outra região.  Acrescente-se o fato do IVA ficar obrigado a investir na melhoria das Escolas utilizadas gerando maior conforto para  toda comunidade.

Pedimos para que os nossos universitários não façam um juízo de valor e não se deixem levar por terceiros que só tem interesses particulares e financeiros. Desde já, ressaltamos que nenhuma posição será tomada sem ouvir a comunidade. Estamos à inteira disposição de todos para maiores esclarecimentos.



Guaraciaba do Norte, 25 de Outubro de 2013

Prefeito Regivaldo Melo Cavalcante

Fonte: Diassis Lira, com informações da Prefeitura de Guaraciaba do Norte